Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Viva o varejo regional!!

Marcos Hirai de Marcos Hirai
10 de maio de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Lojas Americanas, Casas Bahia, Boticário, Hering e Chilli Beans são algumas redes de varejo e de franquias que estão quase onipresentes, com lojas em praticamente todos os estados brasileiros. Mas não chegam a 60 o número de redes que têm presença nas 5 regiões oficiais da federação. Somadas as cerca de 15 redes internacionais como o Mc Donalds, Subway, Burger King, temos um número que não chega a 100 de redes que têm presença nacional.  E mesmo estas, acabam concentrando suas operações nas capitais, tornando o interior ainda carente das grandes marcas nacionais. Mas por que existem tão poucas redes espalhadas por este país? Talvez o principal motivo seja o fato de que existe uma grande concentração geográfica e demográfica no potencial de consumo. Há 5.570 municípios no Brasil, mas os 40 maiores respondem por 40% do potencial de consumo; 89 municípios geram 50% do consumo nacional e 366 alcançam 70%. Já no extremo oposto, há 2.462 municípios que respondem por apenas 10% do consumo. Em termos demográficos, a classe A responde por cerca de 20% do consumo, a B1 por 26% e a classe C por 50%. A região sudeste sozinha concentra 55,4% do PIB.  Somada com a região Sul, este número chega a 71,1%, restando para as demais 28,9%. Por conta disto, a grande maioria das redes prefere concentrar sua atuação neste eixo. Para as redes de franquias, consequentemente, acaba sendo mais fácil conseguir franqueados nesta faixa do país.

[the_ad id="138406"]

O cenário descrito cria um ambiente no qual, de um lado, torna-se economicamente inviável ter uma rede com cobertura nacional, pois, à medida que a densidade dos municípios diminui, o potencial torna-se muito limitado. De outro lado, para construir negócios de grande escala no mercado brasileiro é preciso atingir o mercado de massa. Sendo assim, a lógica das redes é de expandir por raios. Crescem a uma distância definida da base e assim buscam força dentro desta área restrita.

Um shopping center médio precisa de cerca de 200 lojas para completar seu mix. E, com a crise econômica recente, metade destas redes encolheram suas expansões. Portanto, um shopping center não consegue hoje depender apenas de marcas nacionais. É aí que o mix se completa com as marcas regionais. Mais do que nunca, elas se tornaram essenciais para atender as populações das cidades do interior e das capitais menores. No grande formato, temos alguns exemplos de sucesso de redes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, como o Armazém Paraíba de Teresina, Piauí, que conta com 300 lojas e tem atuação em 10 estados da federação, focados no Norte e Nordeste. A rede Novo Mundo, de Goiânia, tem 150 lojas e atuação em 10 estados. As lojas Avenida, de Cuiabá, é a maior rede de moda da região Centro-Norte e uma das 10 maiores do Brasil, com mais de 100 lojas espalhadas por 13 estados brasileiros. Ou a Gazin, um gigante que, apesar de ter sua sede em Douradina, no interior do Paraná, tem quase todas as suas 250 lojas nos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. De Manaus, a Bemol, uma rede de lojas de departamentos, atua nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima com 20 lojas físicas.

[the_ad id="99067"]

São também inúmeras as redes do eixo Sul e Sudeste. As Lojas Cem, de Salto, interior de São Paulo, atua na área de eletrodomésticos e tem atualmente 246 lojas. As Lojas Pompéia/Gang de Camaquã, no Rio Grande do Sul, vende moda em 70 filiais, em 65 cidades; o Madero de Curitiba, de hambúrgueres, que já conta com 120 lojas e está se espalhando com sucesso por todo o Brasil. Na área de franquias, são inúmeros os exemplos, impossíveis de serem todos citados, mas a rede de restaurantes e fast foods Bonaparte de Recife; a rede de loja de variedades Le Biscuit de Salvador; a 1 a 99 com 50 lojas e sede em Socorro, interior de São Paulo; as redes de cosméticos – Mundo do Cabeleireiro e Bel Salvador; o Grupo Zaffari do Rio Grande do Sul e inúmeras outras. São todas redes fortes, profissionais, com ampla aceitação do mercado local e que muitas vezes não são conhecidas no eixo Rio e São Paulo, mas que são excelentes varejistas. E muitas vezes oferecem serviços, atendimento, tecnologias e formatos de lojas à frente dos varejistas nacionais, mas com um toque local.

*Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Shopping Granja Vianna e ONG Amor em Mechas realizam ação de caridade

Próxima Postagem

Tyco Retail Solutions apresenta modelo de supermercado no APAS Show 2018

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Tyco Retail Solutions apresenta modelo de supermercado no APAS Show 2018

Tyco Retail Solutions apresenta modelo de supermercado no APAS Show 2018

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.