Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Você usa a gamificação na sua empresa?

Episódio 1: Conhecendo o que é gamificação e seus principais benefícios

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
10 de abril de 2024
no Artigos, Artigos Mercado&Tech, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Você usa a gamificação na sua empresa?

Neste artigo vou iniciar uma nova série que vai explorar o tema “Benefícios da gamificação no ambiente corporativo”. Nos próximos artigos vou explorar todo esse universo da gamificação, com foco no aprendizado, na colaboração, na interatividade e no engajamento.

O que é gamificação? Como o próprio nome sugere, a gamificação vem do termo “game”, e é uma prática que utiliza os princípios, a lógica e as mecânicas dos jogos para estimular e engajar os colaboradores para diversos propósitos.

Ela traz no seu DNA o foco nas pessoas, seja na otimização do desenvolvimento de talentos, ou nas jornadas de capacitação pessoal e profissional, sempre com o objetivo de dar dinamismo, promover o aprendizado, motivar para as ações a serem desenvolvidas e engajar. E como estamos falando em game, na gamificação também temos um sistema de pontuação, geração de ranking, desafios, missões e recompensas pelo atingimento.

Podemos por exemplo facilitar o aprendizado e a retenção de conteúdos complexos em conteúdos mais fáceis de serem compreendidos. E o melhor: tudo isso vai gerar maior satisfação no processo de aprendizagem e mais engajamento do que em outros métodos. E nos bastidores da gamificação temos a geração de dados, que é fundamental nesse processo de mensuração para que efetivamente a empresa possa estabelecer métricas para medir os resultados e evoluir.

A gamificação cresce cada vez mais nos ambientes corporativos porque ela atua na linha de frente com os colaboradores, traz diversos benefícios como os citados neste artigo, gera dados gerenciais e, como consequência, retem talentos pela sua eficiência, atratividade e recompensas.

Podemos aplicar a gamificação em qualquer segmento ou setor. Que elementos temos que ter? Pessoas, colaboração, processos, treinamentos, campanhas, atividades e o foco no bem-estar e no crescimento pessoal e profissional dos colaboradores.

A gamificação complementa outros métodos. Experimente colocar os seus colaboradores para “jogar” e veja os resultados que você vai alcançar. Começando por pessoas felizes.

Encontro vocês no nosso próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Mais da metade dos brasileiros ainda não confiam no uso de IA nos mais diversos setores

Próxima Postagem

Personalização e experiência: não dá mais para deixar esse tema “para amanhã”

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Personalização e experiência: não dá mais para deixar esse tema “para amanhã”

Personalização e experiência: não dá mais para deixar esse tema “para amanhã”

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.