Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Melhorar resultados e potencializar performances

Redação de Redação
10 de abril de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Inovação
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Por Ana Paula Tozzi*

[the_ad id="138406"]

Eu sei que parece óbvio o que eu vou falar, mas nossas organizações são formadas por pessoas e delas é que dependem grande parte dos resultados. Então por que sempre deixamos esse assunto para depois? No meu artigo de hoje quero explorar como podemos melhorar os resultados assumindo tarefas não tão prazerosas mas, potencializando a performance de nossas equipes.

Papel do Líder

Quando entendemos as responsabilidades inerentes ao cargos dos líderes nas organizações podemos destacar: entregar a estratégia, atingir resultados e desenvolver equipes de alta performance.

A estratégia traduzida em missão, visão e valores foi complementada nos últimos anos com métricas objetivas e passiveis de comparação com o mercado. Os painéis fixados no hall de entrada expressavam sonhos através de frases que, no geral, não diziam nada: “Ser a empresa mais admirada pelos consumidores…”. Como traduzir admiração? Que consumidores? A objetividade trouxe para a estratégia frases que efetivamente possam ser entendidas por todos os colaboradores, fornecedores e clientes: “Ser a maior cervejaria do mundo com custos competitivos e produtos lideres em seus segmentos”. Ou seja, ficou muito mais fácil para o líder traduzir essa estratégia em métricas táticas e operacionais.

Atingir resultados financeiros e operacionais, traduzidos em indicadores de performance que fazem parte de um painel de controle são métricas objetivas e apuráveis. Margem de contribuição, OTIF, turnover, são calculáveis e podem ser mostrados com uma gestão à vista e transparente. O desafio para os líderes passa a ser então alinhar o potencial da sua equipe aos processos e tecnologia de forma a entregar sua metas e, consequentemente, receber sua premiação (qualquer que seja ela). Portanto, formar uma equipe de alta performance.

O que seria então formar uma equipe de alta performance – EAP?

Uma equipe de alta performance é aquela que produz resultados diferenciados em qualidade, em tempo de realização e, principalmente, na entrega de valor. Para isso, tem elevada competência e atípico grau de comprometimento. É um grupo realmente alinhado, com valores, visão, objetivos e comprometimento comuns. As características comuns nestas equipes é a abundância e a diversidade de conhecimentos, capacidades, história profissional, opiniões e ideias.
O primeiro passo para formar uma EAP é simples: ter um líder que tenha foco na melhoria continua e que inspire a equipe no autodesenvolvimento. Ou seja, é muito além de oferecer treinamento e promover happy hour. É superar a dificuldade de dar feedbacks considerados negativo, é realizar ajustes na equipe sempre que necessário e com velocidade, é estar constantemente revendo as metas para cima e instigando a equipe a ultrapassar limites. Ou seja, não é um desafio simples.

O segundo passo é selecionar os candidatos corretos. Aqui entra a outra habilidade que deve ser um destaque deste líder: ter bem definido o perfil e o papel de cada um dos participantes do time, de forma que quando for realizado um processo seletivo, não seja escolhido um excelente candidato que não é o necessário naquele momento ou que seja excluído um candidato por alguma antipatia mas que é exatamente um perfil complementar. De certo, sabemos que uma equipe homogenia não entrega alta performance.

Para finalizar essa discussão destaco o óbvio novamente: os lideres são os responsáveis pela gestão do capital humano de suas equipes. Cabe a ele definir o papel de cada um da sua equipe, contratar, demitir, dar feedbacks positivos e negativos e promover o conhecimento. Cabe as áreas de Recursos Humanos apoiar as lideranças, mas não realizá-las, como vemos muitas vezes. Sei que culturalmente, nós brasileiros temos muitas dificuldades em separar o profissional do pessoal (a demissão é um sofrimento!) mas esse é o desafio de transformação cultural do líder da equipe de alta performance.
*Ana Paula Tozzi (ana.tozzi@agrconsultores.com.br) é sócia da GS&AGR Consultores.

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

LATAM Retail Show confirma renomada editora de revista de design dos EUA

Próxima Postagem

Os mistérios do varejo da Índia – Parte 2

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Os mistérios do varejo da Índia - Parte 2

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.