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Home Artigos

NRF 2023: As lições sobre o uso de dados no varejo

Fernanda Dalben de Fernanda Dalben
10 de fevereiro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
NRF 2023: As lições sobre o uso de dados no varejo
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A NRF Retail’s Big Show, a maior e mais influente feira de negócios mundial voltada ao varejo, que acontece anualmente na cidade de Nova York, dita tendências e compartilha boas práticas para diversos segmentos. A sua 113ª edição trouxe como foco a retomada e o avanço do varejo, por meio de muitos insights importantes para ajudar a compreender o papel do setor em um mundo impactado por uma onda de mudanças sem precedentes.

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Estamos falando da “Era das Policrises”, na qual até 2025 especialistas apontam que ocorrerão diversos eventos regionalizados que vão impactar o varejo, tais como adaptação aos efeitos da pandemia, insegurança econômica, juros altos, polarização, inflação, desigualdade, mudanças climáticas extremas e catástrofes naturais, digitalização, mudanças no comportamento do consumidor, transição energética, avanço da Inteligência Artificial e muitas outras forças que, se combinadas, podem transformar em diferentes graus a realidade varejista.

Diante de todos esses acontecimentos, a NRF 2023 trouxe como prioridade geral e absoluta a necessidade de o varejo adaptar, repensar e reinventar as operações, principalmente quando falamos na preservação da saúde do caixa das empresas.

E, para isso, em um cenário de instabilidade e mudanças rápidas, a tomada de decisão precisa ser cada vez mais assertiva e, portanto, é necessário adotar todas as tecnologias e processos possíveis para aprimorar a eficiência operacional. Nesse aspecto, o uso de dados consolidados e confiáveis trazem ao varejo a munição crucial para entender as tendências e preferências de consumo, impactos sazonais e outros fatores que tornam o varejo tão dinâmico e, ao mesmo tempo, um ambiente com tantas oportunidades.

Em sua palestra durante o evento, Paige Thomas, presidente e CEO da Saks OFF 5TH (outlet omnicanal da rede varejista de lojas de departamento de luxo), enfatizou por exemplo, o quanto a empresa teve que se adaptar rapidamente às mudanças provocadas pela pandemia e discorreu sobre a digitalização forçada que a empresa sofreu em 2020, já que até esse período a Saks não tinha sequer um APP de relacionamento com o consumidor, uma importante ferramenta para geração de dados de clientes.

Paige reforçou que agora a companhia tem foco absoluto no estudo de dados para compreender melhor o comportamento do seu consumidor, cada vez mais frugal e muito conhecedor de tecnologia. Ele usa essas informações para monitorar o estoque e sortimento de acordo com os hábitos e preferências de compra, ou seja, os dados passam a ser obrigatoriamente essenciais para prever o que deve ser ofertado para ir de encontro às expectativas dos consumidores.

O CEO ainda destacou que a personalização é a chave do engajamento com o consumidor dentro da estratégia orientada à experiência omnicanal, eliminando todos os pontos de fricção possíveis existentes na jornada do cliente. Paige defende que as empresas varejistas, no fim do dia, precisam buscar recorrência e frequência do consumidor e fazer o possível para que ele veja motivos para voltar à loja, em qualquer versão de canal.

Sendo assim, esses insights da NRF 2023 reforçam os estudos e conceitos publicados recentemente pela Harvard Business Review (HBR): empresas que tomam decisões baseadas em dados têm maior chance de sucesso. À frente das tendências, a análise de dados de clientes no varejo tem a capacidade de antecipar futuras demandas do consumidor, preferências de canal, estratégias de relacionamento, personalização e também precificação.

No âmbito operacional, por exemplo, para melhorar o desempenho em todos os canais, a análise de dados pode ajudar varejistas e fornecedores a monitorar a demanda no nível da loja em tempo real, assim, é possível garantir que os itens mais vendidos permaneçam em estoque.

A visibilidade do desempenho promocional pode ajudar as empresas a adaptar suas táticas de marketing, previsão e reposição e identificar tendências sazonais, itens populares e oportunidades de venda para aumentar sua receita.

Além disso, os dados ajudam sua empresa a entender melhor a demanda e gerar uma experiência mais positiva dos seus clientes. Essa análise torna as compras mais relevantes, personalizadas e convenientes, o que aumenta a lealdade do seu consumidor.

Para obter uma visão abrangente dos resultados de negócios, incluindo tendências do consumidor e estratégias de crescimento, uma empresa precisa unificar e integrar todos os seus dados. Normalmente, as empresas de varejo funcionam em silos organizacionais, sempre trabalhando de forma isolada, não se comunicando ou cooperando para o sucesso do trabalho de outras equipes e da empresa em geral.

Portanto, os dados são fragmentados, obtidos em diferentes setores da organização, o que pode acarretar uma visão pulverizada de estratégias. A unificação de todas as informações pode ajudar a tomar melhores e mais rápidas decisões, usando uma fonte única e confiável de informações sobre seus produtos e clientes.

De fato, um plano que oriente a marca em relação aos dados e garanta que eles produzam maiores lucros para os negócios é cada vez mais importante.

Fernanda Dalben é diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben.
Imagem: Shutterstock

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Fernanda Dalben

Fernanda Dalben

Administradora de empresas com especialização em Marketing, pós-graduada em Gestão de Projetos; pós-graduada em Neurociência do Consumidor, com mais de 18 anos de experiência no varejo de supermercados, é diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben e Diretora da SMKT – Soluções de Marketing para Varejo.

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