Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Transformação Digital – Esse Jogo é Pra Mim?

Redação de Redação
10 de janeiro de 2017
no Artigos, Destaque do dia, E-commerce, Varejo digital
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Acredito que desde o nascimento do comércio eletrônico no Brasil, muitas ondas surgiram e com elas surgiam também suas promessas milagrosas de bons resultados em aumento de vendas, aumento de base de clientes entre outros indicadores. Promessas essas que eram (em sua esmagadora maioria) pasteurizadas e aplicáveis a qualquer tipo de loja virtual. Não precisa mencionar que com a mesma velocidade que essas promessas tinham um prazo de validade curtíssimo ou provaram que se feitas de formas isoladas, tinham pouca efetividade. Eu vivi algumas delas: a primeira era a promessa das ofertas personalizadas por e-mail marketing, depois a promessa era para os anúncios em portais de conteúdo, depois vieram os buscadores e comparadores de preço e, depois, as campanhas de member get member. Mais recentemente vieram as promessas dos marketplaces, Analytics e Big Data, aplicativos de tudo, Digital Signage etc. Com a crescente maturidade de mercado, fomos vendo que não existia nenhuma promessa milagrosa, tudo é fruto da boa estratégia digital aliada a um apetite de fazer acontecer e a grandes ferramentas.

[the_ad id="138406"]

Claramente isso aconteceu com uma velocidade relativamente rápida, pois estávamos envolvendo apenas parte de um negócio, mas a coisa está mudando e nada será tão simples assim, do tipo que é só comprar e pagar como foi feito até agora. O jogo está ficando bruto e nem todo mundo vai conseguir jogar.

Novos termos vêm sendo exaustivamente trabalhados pelo mercado e hoje já são bem conhecidos: falo sobre Transformação dos Negócios Através do Ambiente Digital. Sim, agora ser digital não é ter mais de um canal, um site de vendas com logística que entregue um produto que eu comprei pela internet. Agora chegamos à fase em que é necessário MUITO mais do que dinheiro para poder seguir em frente. Não é difícil ver por aí algumas empresas se mexendo em acelerar seu processo, porém, a grande maioria limita-se a poucas iniciativas na ponta, o que deixa tudo muito raso e sem grande expressão.

É necessário uma criar um forte alicerce dentro da companhia para que se possa realizar essa transformação, tornando-a relevante, efetiva e gerando valor para seus clientes e seus acionistas.

Essa transformação não acontece da noite para o dia, não pode ser feita de forma superficial é necessário concluir uma etapa para que possa dar inicio a próxima. É como a hierarquia de Maslow (onde é preciso escalar as etapas para poder chegar até a autorealização). O processo de Transformação Digital exige um grande esforço que deverá ser feito passo a passo. Exatamente como uma escada, onde cada degrau é parte de um todo e que cada etapa vencida é uma evolução. Claro que você pode subir pular os degraus e ir ao topo mais rápido, mas isso pode não ser tão seguro, você pode perder o equilíbrio e ter que voltar alguns degraus para recuperar o apoio ou, até mesmo, cair.

Em se tratando de Transformação Digital, até que possamos ter iniciativas relevantes precisamos fazer alguns exercícios interno e verificar se realmente estamos prontos para sermos companhias digitais. São eles:

Cultura: o principal alicerce de toda a transformação, a primeira etapa do processo, o mais difícil de fazer e nem todas as empresas vão conseguir. Quantas empresas você conhece que já arriscaram e desistiram de ter seus negócios digitais ou que simplesmente não conseguem implementar suas iniciativas digitais? Não existe Transformação Digital sem Cultura Digital;

Estratégia: toda estratégia da empresa deve ser adaptada a essa nova realidade, com base nessa nova cultura. Muitas barreiras serão derrubadas e muitos assuntos delicados serão mexidos a partir dessa definição, como Governança, Hierarquia, Bonificação etc;

Processos: uma vez redefinida a estratégia, as redefinições dos processos acontecerão por osmose e em real time, caso contrario a chance de sucesso torna-se cada vez mais remota;

Tecnologia: sim, você irá precisar rever sua arquitetura de sistemas. Otimizar e integrar são palavras de ordem daqui pra frente. Ainda bem que temos muitas soluções tecnológicas prontas para trazer resultados, mas que serão pouco eficazes se as etapas anteriores não estiverem bem-feitas;

Iniciativas: agora o céu é o limite, com um alicerce forte, bem definido, bem estruturado, com ferramentas, a escala que terá em criar iniciativas e experiências será enorme.

 

Escada para a Transformação Digital

imagem1

 A transformação dos negócios é sim inevitável, mas exige empenho, rompimento de paradigmas, esquecer antigas verdades e estar preparado para repetir tudo isso o tempo todo.

 

Transformação Digital – Esse Jogo é Pra Você?

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Franquias crescem 10% em São Carlos e superam a média nacional

Próxima Postagem

Foi dada a largada para a NRF – Retail Big Show 2017

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Foi dada a largada para a NRF - Retail Big Show 2017

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.