Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

É pouco ou quer mais?

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
9 de dezembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A bolsa acima dos 110 mil pontos, inflação sob absoluto controle e em patamares baixos equivalentes a economias mais avançadas, desemprego ainda alto, mas em progressiva redução, recordes na produção e exportação agrícola, a menor taxa Selic da história do país, retomada do setor de construção civil, taxas de juros para crédito ao consumo ainda altas, apesar da menor taxa Selic, obrigando a intervenção do Banco Central nas taxas dos cheques especiais.

O melhor Black Friday da história em volume de vendas, o melhor Cyber Monday desde o lançamento da data no Brasil e, por fim, a perspectiva do melhor Natal para o consumo e o varejo dos últimos seis anos.

É pouco ou quer mais para se animar e reconhecer que estamos vivendo, final e tardiamente, uma nova realidade?

Mas não podemos nos conformar. Estamos muito distantes de um cenário estratégico benigno. Por isso queremos mais.

Sem que isso signifique endosso irrestrito ao quadro macro da política e da economia, é real a transformação estrutural que o Brasil está vivendo. E tem contribuído muito para que assim seja o fato de estarmos experimentando um período de distensão nas relações entre poderes que têm uma responsabilidade importante na geração de um clima positivo e emulador da confiança empresarial e dos consumidores.

O resultado está refletido nos números, no aumento da disposição para investir, na contratação da expansão de negócios e no aumento do interesse externo pelo mercado brasileiro. Tudo com muitos reflexos positivos no curto e médio prazo e algum benefício no longo prazo.

Devemos sim comemorar de forma intensa a reversão de expectativas que estamos experimentando. Mas não a ponto de esquecermos o tamanho do fosso que nos separa de um país maduro, mais igual, livre da corrupção e preparado para a transformação social que a tecnologia e o digital trazem consigo.

O mundo vive um período conturbado marcado pela redução do protagonismo econômico norte-americano e europeu ocidental, pelo nacionalismo e instabilidade social e política que isso precipita e pela crescente importância das transformações que são geradas na Ásia, alterando estrutural e estrategicamente a geopolítica global.

Esse cenário é, em muitos aspectos, favorável ao Brasil. Mas não podemos nos conformar em sermos sujeitos passivos desse processo. Como já fomos muitas vezes no passado.

Se no plano tático e de curto e médio prazo dissipam-se as nuvens pesadas que estavam sobre nós, tem muito por subirmos ainda para termos direito a um céu azul mais permanente.

Precisamos reconhecer que como país não temos um projeto estratégico de longo prazo que contemple essas profundas e estruturais transformações Geopolíticas e Econômicas Globais.

Que contemple a integração econômica que se desenha na Ásia sob a hegemonia que se constrói a partir da China.

Que considere nossas reais e sustentáveis vocações econômicas no longo prazo, privilegiando setores onde temos real vantagem competitiva e que abra mais nossa economia à oferta e competição globais.

Que invista decisivamente na educação como elemento de transformação plena da sociedade.

Que tenha o poder de reter os talentos que temos perdido para os países mais estáveis e desenvolvidos.

Que contribua para o desenvolvimento econômico sustentável e integrado com a redução da desigualdade social.

Por tudo isso, vamos viver intensamente este momento sinalizador da transformação que se materializa, mas não vamos esquecer que queremos, e podemos, muito mais.

Isto nos separa de fato de outra realidade.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Lego abre primeira loja certificada no Brasil

Próxima Postagem

Vendas dos shopping centers aumentam 19,7% nesta Black Friday

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Vendas dos shopping centers aumentam 19,7% nesta Black Friday

Vendas dos shopping centers aumentam 19,7% nesta Black Friday

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile