Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Nunca os líderes foram tão desafiados!

Claudia Bittencourt de Claudia Bittencourt
9 de novembro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 2 minutos

As exigências impostas pela nova sociedade demandam mudanças na cultura organizacional das empresas e na forma de pensar e agir dos líderes, a grande questão é como passar por estas transformações preservando a essência e os valores da marca.

A necessidade de migrar de organização moderna para pós-moderna, ou organização exponencial  é o grande desafio para os empresários e franqueadores, o que  significa uma ruptura  com o tradicional e a preservação do passado.

Segundo Jorge Forbes, no mundo pós-moderno o ambiente empresarial para ter êxito deve incorporar um conjunto de atributos envolvendo o trabalho, as relações e o mundo digital, e que o principal vetor dessa mudança é a liderança, porém, afirma o psicanalista, que a maioria dos líderes formados em padrões da modernidade enfrenta dificuldades para mudar.

Além da dificuldade para a mudança, um outro fator que considero crítico nesse processo é que muitos executivos, líderes nas mais diversas  organizações,  não  estão  percebendo  a necessidade dessa mudança na velocidade que deveria acontecer.

Os líderes da nova sociedade (pós-moderna), horizontalizada, em rede e sem padrão, devem dar mais autonomia a suas equipes e um espaço maior para a criatividade, o que  invariavelmente vai gerar  nas  pessoas  um senso de maior responsabilidade. Para os líderes do franchising  isso se  torna um  desafio ainda maior, cada vez mais teremos franqueados mais criativos e menos disciplinados e que estão na ponta atuando diretamente com os clientes da marca.

Para gerar uma reflexão maior sobre esses desafios e onde atuar para uma eventual mudança, abaixo algumas características que diferenciam o líder da era moderna do líder da era pós-moderna, segundo o psicanalista Jorge Forbes:

Líder moderno                                         Líder pós-moderno
Estimula a eficiência                                 Estimula a criação da diversidade
Atribui notas                                            Atribui responsabilidade
É moralista                                              É ético
Comunica                                                Envolve
Projeta o futuro                                        Inventa o futuro
Avisa os perigos, é precavido                     Incentiva a inovação responsável
Controla e dirige                                       Inspira e entusiasma
Busca o lucro no mundo                            Associa o lucro com a construção                                                                                    do mundo

Boa reflexão!

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Grupo Sforza investirá 1,6 bi em suas empresas nos próximos cinco anos

Próxima Postagem

Número de pedidos realizados no iFood cresce 109%

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Número de pedidos realizados no iFood cresce 109%

Número de pedidos realizados no iFood cresce 109%

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.