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Home Artigos

Como implementar um onboarding gamificado?

Episódio 9: Conhecendo as etapas para construção de um onboarding de sucesso

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
9 de outubro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Como implementar um onboarding gamificado?

Neste nono episódio da série sobre os benefícios da gamificação no ambiente corporativo, vou trazer as etapas para construção de um onboarding gamificado, que envolvem a estrutura e etapas para atingir plenamente os objetivos.

O conceito do onboarding gamificado ainda é novo para boa parte dos profissionais do mercado. Por este motivo, o nosso primeiro passo é desmistificar os pontos desconhecidos, compartilhando informações sobre os ganhos que os novos colaboradores terão e os problemas que ele resolve.

Então, vamos a alguns detalhes que são fundamentais para a implementação de um onboarding gamificado:

  • Passo 1: apresentar claramente as vantagens para a empresa e para os novos colaboradores;
  • Passo 2: trazer cases de sucesso de outras empresas para validar o método, demonstrando os resultados para respaldar a nossa escolha;
  • Passo 3: explicar os elementos dos jogos, como desafios, recompensas, pontos, moedas, personagens e mecânicas;
  • Passo 4: configurar os objetivos do onboarding no formato de jogo;
  • Passo 5: garantir que o time “comprou a ideia”, que está motivado e engajado com a dinâmica e os ganhos de bem-estar e, é claro, com as recompensas.

Vistos os passos da implementação, agora vamos em frente com os desdobramentos e cuidados que temos que ter:

  • Para utilizar um game, temos que partir do princípio de que dominamos nossos objetivos e desafios, que vão desde a cultura da empresa até o conhecimento profundo do perfil dos novos colaboradores e de suas metas, para que possamos direcionar corretamente o game.
  • De acordo com o perfil dos participantes, vamos desenvolver jogos que estimulem seu desenvolvimento pessoal e profissional. Precisamos conhecer as competências, habilidades técnicas e necessidades para escolher os mecanismos e nível dos desafios de acordo com perfis.
  • Como terceiro ponto, vamos entrar no campo dos comportamentos. Já sabemos os objetivos da empresa e conhecemos profundamente o perfil dos participantes do game. Agora vamos preparar um roteiro que será o storytelling do game, com a jornada de aprendizagem que queremos proporcionar ao novo colaborador, para que ele se sinta engajado e envolvido nessa atmosfera e possa conhecer a cultura da empresa, suas tarefas e missões.
  • Cumpridas as etapas acima, estamos com todas as informações para construir o game. Agora vamos estruturar as regras, que envolverão o modo de jogo, desafios e recompensas. Vamos priorizar a experiência do jogador que é o nosso novo colaborador, para que após a jornada concluída ele esteja pronto para embarcar na sua nova função e para atingir as suas metas.

O onboarding gamificado tem a missão de encantar por meio do game, engajar pelo desejo de conhecer mais sobre a cultura da empresa, seus direitos e obrigações de forma clara, seguindo um design instrucional que proporcione a retenção dos conteúdos adquiridos e que, por fim, desperte no novo colaborador o sentimento de pertencimento.

Sinta-se embarcado para a sua nova jornada. Convido vocês a embarcarem os seus times com jornadas de aprendizagem envolventes, eficazes e inclusivas.

Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

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