Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O setor financeiro vai às compras no varejo

Momentum nº 1.036

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
9 de outubro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
O setor financeiro vai às compras no varejo

“Temos vivenciado uma transformação estrutural relevante no varejo brasileiro pelo crescimento do número de empresas do setor que passaram a ser controladas ou com participação relevante de fundos ou empresas do setor financeiro, com tudo o que precipita de mudanças na gestão, organização, cultura, aceleração do crescimento e consolidação.”

Apesar de desafios estruturais que marcaram o varejo nos períodos recentes, é crescente o interesse que o setor desperta em fundos e outras empresas do setor financeiro, trazendo investimentos diretos com compra de controle, investimentos diretos para expansão e participação em IPOs.

É quase natural que num país com a população que tem o Brasil e uma participação no crédito às famílias de apenas 36% do PIB, o setor de consumo e varejo despertem o interesse crescente de empresas do segmento financeiro.

Essa descoberta do potencial do setor ocorreu de forma mais forte no período 2003-2013, quando bancos foram às compras das financeiras do varejo e ajudaram a impulsionar o consumo através do crédito às famílias.

Com algumas exceções, pagaram um preço caro medido pelo crescimento da inadimplência naquele período. Mas se aproximaram ainda mais do setor, descobriram o potencial de negócios e ajustaram o foco nas possibilidades.

IPOs mostram crescimento do interesse

A evolução dos IPOs envolvendo empresas do varejo reflete o interesse recente demonstrado e esse processo com maior participação do setor financeiro.

Da Americanas em 1940, depois Guararapes-Riachuelo em 1970, o processo se acelerou no período de forte crescimento a reboque da expansão do setor entre 2003 e 2013.

IPOs da Renner em 2005, Magalu e Arezzo em 2011 e Via 2013 marcaram esse período. Depois, no período 2016 a 2019, o setor também viveu forte crescimento e os IPOs se multiplicaram. Carrefour em 2017; C&A, Vivara e Centauro em 2019; Petz e Soma em 2020. A pandemia e suas consequências travaram a tendência. No varejo e outros setores.

Mas o avanço se deu também com investimentos diretos de fundos, alguns antecipando movimentos futuros de IPOs e estiveram e estão muitos ativos em diferentes empresas do setor, como Ri Happy, Tok&Stok, Magalu, Dudalina, Big, Carrefour, Walmart, Cobasi e Petz. Vários deles, como Advent, Pátria, Warburg Pincus, Península, Carlyle e HS, atuam muito próximos do setor.

Esses fundos podem ser globais, locais, ligados a outras instituições financeiras, Family Offices, formados por investidores individuais ou outras diferentes opções.

Essa participação direta em alguns negócios de varejo se torna mais ampla, pois passam a atuar também nas cadeias de valor que envolvem o varejo nas áreas de logística, real estate, shopping centers, meios de pagamentos, crédito, treinamento e muito mais.

E com movimentos estratégicos marcantes como o avanço do Pátria consolidando redes regionais do setor de alimentação, como anunciado com a aquisição da rede baiana Atakarejo na semana passada, sua quinta aquisição nessa escalada. Ou a venda da C&C do setor de material de construção para a Arcos, que já havia feito movimentos similares com Leader e Casa & Video.

Como resultado, o setor acelera uma transformação estrutural decisiva para além daquela precipitada pelos elementos de mercado e que envolve mudanças culturais, de modelo de gestão, práticas, governança, ESG, desenvolvimento organizacional e tecnologia, e gera novas demandas em termos dos profissionais e perfis para serem incorporados nos negócios.

O varejo que está emergindo é significativa e estruturalmente diferente.

Existem menos empresários atuantes comandando os negócios e na defesa do setor e mais executivos de carreira, muitos egressos do próprio setor financeiro, à frente das empresas e entidades que representam o setor.

O lado altamente positivo é a aceleração ainda maior do profissionalismo, da maturidade empresarial, da adoção das melhores práticas, da maior conexão com o mercado global, da consciência com a temática sustentabilidade de forma mais abrangente e de relações mais estratégicas entre indústria, varejo e serviços financeiros.

É uma realidade positivamente diferente e estar conectado a esse ciclo estrutural de transformação, antecipando e incorporando o que seja necessário, se torna uma das prioridades estratégicas maiores de quem atua no setor.
Se a empresa não tem um parceiro financeiro estratégico para chamar de seu, em breve terá.

Vale refletir.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Corello retoma expansão com retrofit de pontos físicos

Próxima Postagem

Estrela, Lego e Mattel são as marcas mais lembradas para o Dia das Crianças

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Estrela, Lego e Mattel são as marcas mais lembradas para o Dia das Crianças

Estrela, Lego e Mattel são as marcas mais lembradas para o Dia das Crianças

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.