Neste décimo episódio da série “gamificação funciona e traz resultados”, vamos falar sobre como transformar engajamento em resultado, trazendo ações gamificadas que refletem diretamente em resultados financeiros.
Existe um grande desafio nas empresas envolvendo treinamento, que é o nosso conhecido engajamento. Treinar por treinar não traz resultado, e vira custo. Sabemos que, por meio do engajamento, conseguimos elevar a performance do time. Mas como conseguimos esse feito?
São tantos investimentos em plataformas que não trazem resultado, campanhas que demandam horas para criação e investimentos altos para implementá-las, workshops e outras tantas ações e, para completar, na maioria da vezes, não conseguimos medir o impacto real nos resultados financeiros. Isso leva muitas empresas a reduzirem o orçamento para treinamentos, pois o tema está na pasta dos importantes, mas sem reflexos comprovados em números.
É aí que a gamificação corporativa se destaca: ela alia estratégia, neurociência e tecnologia para mudar comportamentos e entregar resultados mensuráveis.
Relembrando que gamificação é a aplicação de elementos de jogos, como pontuação, ranking, missões, storytelling e recompensas, sempre trazendo o desafio versus recompensa como base. O objetivo é engajar pessoas, direcionar comportamentos e acelerar aprendizados.
É importante desmistificar a ideia de joguinho, que remete para o lúdico com viés de divertimento. Não se trata de um jogo com caráter recreativo, mas sim de uma jornada gamificada desenhada com foco nos objetivos do negócio, como melhorar vendas, reduzir falhas operacionais, acelerar onboarding, reforçar cultura, entre outros.
Podemos, sim, dizer que a gamificação impacta o negócio e o financeiro também.
Abaixo, veja como ações gamificadas se conectam diretamente com indicadores financeiros:
Em outro artigo, eu trouxe o case do Grupo Boticário, que, desde 2020, utiliza a plataforma Benkyou Play para o programa Connect para capacitar colaboradores das equipes de operações por meio da gamificação. O Grupo Boticário capacitou mais de 10 mil colaboradores com o Connect, com excelentes resultados: 89% de adesão, média de 87% nas avaliações, NPS de 92 e entrega de um conteúdo alinhado à cultura, com storytelling engajador, simulações e premiações.
A gamificação é um investimento e, por isso, podemos e devemos calcular o seu retorno. Por exemplo, se investirmos em uma jornada gamificada que reduza o turnover em 15%, já conseguimos calcular a economia que teremos em 1 ano, além de ganhos indiretos, como a retenção de talentos, aumento da produtividade e manutenção do clima organizacional.
A gamificação é uma estratégia a ser adotada pela empresa e, pela sua versatilidade, pode ser utilizada em vários setores de acordo com os objetivos a serem atingidos.
Convido vocês a olharem a gamificação como uma ferramenta que vai engajar de verdade, ser medida com precisão e vai transformar o aprendizado em performance e resultado para o negócio.
Encontro vocês no nosso próximo episódio.
Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Envato