Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O desafio da gestão financeira das PMEs online

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
9 de julho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
O desafio da gestão financeira das PMEs online

A digitalização do varejo, além de ser uma tendência já consolidada, está cada vez mais acessível aos brasileiros, graças ao avanço das tecnologias voltadas para impulsionar e incentivar o empreendedorismo. Porém, não deixa de ser um desafio. De acordo com o estudo NuvemCommerce 2024, realizado pela Nuvemshop, o maior problema enfrentado por 44% dos pequenos e médios empreendedores online é a falta de capital de giro para reinvestir no negócio. Mas a escassez de recursos para investimento é apenas a ponta do iceberg, causada, na maioria das vezes, por problemas mais profundos na gestão financeira. Afinal, o planejamento financeiro é um dos pilares de sucesso do empreendimento.

Para auxiliar nessa caminhada o empreendedor precisa ter em mente que o controle do fluxo de caixa é a base da saúde econômica do negócio. Ter uma visão detalhada do que entra e sai é essencial para dar continuidade ao crescimento sustentável da empresa. Uma sugestão é fazer o controle diário de todo fluxo de entradas e saídas de dinheiro, que pode ser desde uma planilha para quem está começando, até uma ferramenta mais robusta para um negócio maior. Com um bom controle de caixa, é possível obter projeções e se preparar para momentos de baixa no mercado em que seu negócio está inserido.

Além disso, compreender todas as despesas que o negócio gera para reduzir custos desnecessários pode aumentar significativamente o lucro gerado. Analisar os fornecedores com o melhor custo-benefício, coletar dados de todos os setores da empresa para eliminar gastos supérfluos e otimizar os processos administrativos internos são passos que trazem um respiro maior ao negócio e permitem que o dinheiro seja reinvestido em áreas estratégicas, como marketing, melhoria no produto e inovação.

Outro pivô da boa gestão financeira é entender o mercado no qual seu negócio está inserido e praticar preços que sejam coerentes mediante os gastos de produção e operação e a concorrência. Para auxiliar na precificação, um método utilizado é o Markup, um cálculo que considera as despesas variáveis, fixas e a margem de lucro desejada, sempre através da análise do mercado-alvo e dos concorrentes. O valor percebido pelo cliente deve ser condizente à realidade do produto para que vendas aconteçam e gerem o lucro esperado. Essa análise é uma etapa imprescindível ao empreendedor, visto que, ao precificar de forma errada, vendas não são geradas como o esperado, o que pode desmotivar ou até mesmo causar a quebra do negócio.

Por fim, em relação ao inventário, os empreendedores enfrentam grande desafio em manter o equilíbrio entre o excesso e a falta de estoque de produtos, o que gera dificuldade em maximizar os lucros possíveis. Obsolescência, perda de vendas e insatisfação do cliente são alguns dos problemas enfrentados pela má administração do inventário. Para contornar isso, as melhores estratégias, principalmente para os micros e pequenos empreendedores, são a análise ABC, que define as prioridades dos produtos, e as técnicas de armazenamento Just-in-Time, focadas na redução de desperdício. Com essas técnicas é possível focar na venda dos produtos disponíveis, com alto padrão de qualidade, em vez de se dedicar à criação de um largo estoque.

No geral, todo detalhe é relevante para se destacar no mercado do varejo digital. O diferencial das PMEs online que desempenham uma boa gestão financeira é visível desde o momento da compra até a entrega do produto ao consumidor. Uma melhor organização possibilita que mais tempo e dinheiro sejam gastos em outras áreas, para aprimorar o serviço oferecido. O e-commerce é um mercado volátil e necessita de adaptação constante por parte dos empreendedores e um bom controle do seu caixa, atrelado às demais estratégias, prepara seu negócio para o sucesso.

Renato Burin é diretor de Fintech da Nuvemshop.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da MERCADO&CONSUMO.
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Menu Poke inova com novo modelo de negócio no mercado de franquias

Próxima Postagem

A vitrine infinita do foodservice

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
A vitrine infinita do foodservice

A vitrine infinita do foodservice

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.