Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

A loja física em check! Possíveis alternativas

Redação de Redação
9 de junho de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Inovação, Malls, Shopping centers, Varejo digital
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Por Jean Paul Rebetez *

[the_ad id="138406"]

Nas últimas duas edições do evento NRF Retail’s Big Show (EUA) a palavra de ordem foi “Brick is the New Black”, traduzindo: a loja física voltou com tudo!

Segundo eles, a loja física ficou um período relevada ao segundo plano em termos de investimentos e atenção, logo em seguida, entenderam que on e offline não têm divisões e as fronteiras sumiram e recentemente elevaram o varejo físico ao ponto máximo de conexão junto ao consumidor.

[the_ad id="99067"]

Mas, essa realidade vista lá fora se reflete no combalido cenário brasileiro?

Difícil crer quando acumulamos quedas nas receitas das lojas físicas na ordem de 10,9% comparando-se o mesmo período do ano anterior que já vinha em plena deterioração (dados do IDV).

Ao mesmo tempo que as vendas estão sofrendo no varejo físico, como anda o varejo online?

Bem, obrigado! Muito ainda por fazer para buscar resultados, mas crescendo acima dos dois dígitos em 2016.

Praticamente a maioria das grandes marcas do varejo já tem sua loja online e não poderia ser diferente, na última linha o todo gera algum resultado.

Claro que neste sentido o varejo físico enfrenta inclusive mais esse desafio para competir, levando chumbo desse “fogo amigo” inclusive!  As livrarias são prova disso!

Diferentemente do que apresentado nas edições do NRF, vimos em meio a crise brasileira o varejo físico se sustentando no limiar de suas forças, não dando conta de arcar com despesas cada vez mais pesadas como locação, mão de obra, estoque, custo de oportunidade e falta de crédito.

As lojas físicas estão em check?

Acredito que sim, pelo menos neste cenário a mínguas.

Alguns procedimentos são emergenciais para tirar as lojas do coma ao mesmo tempo que um novo papel deverá ser pensado para o canal.

Então quais são as alternativas?

Listo algumas nas quais podem ajudar nesse momento incerto:

  • Cuidar do sortimento. Não carregue estoque que seja pouco relevante para seu consumidor – o sortimento não pode falhar, rupturas dos itens que mais vendem não são aceitáveis. Livre-se do que gira pouco;
  • Baixar o nível dos estoques o suficiente para não perder vendas, mesmo que algumas sejam perdidas! Estoque custa e muito, dinheiro parado é igual a juros no banco;
  • Renegociar com os fornecedores preços e prazos;
  • Baixar as taxas de ocupação, preferencialmente devem ser negociadas a participação sobre o faturamento e não mensalidades fixas que corroem ganhos e inviabilizam o estabelecimento tanto em lojas de rua assim como nos shoppings;
  • Priorizar o digital inclusive como ferramenta de marketing. É mais barato do que as ações off-line e são mensuráveis;
  • Cuidar do seu “Head Count”. Não tenha gente em excesso e muito menos mal capacitada – mão de obra é um dos vilões das empresas atualmente. Remunerações variáveis aliviam muito este peso.

Acredito ainda que para viabilizar o varejo físico a indústria deverá ter um papel primordial nesse sentido, as lojas não se sustentam sendo apenas “showrooming” da indústria. É necessário investimento no varejo. Assim como o apartheid contábil entre as unidades on e offline deixam de ser relevantes para enxergarmos um só resultado, o da operação.

Quer saber mais, entre em contato conosco: jean.rebetez@gsagr.com.br

*Jean Paul Rebetez (jean.rebetez@agrconsultores.com.br) é head de Entrega de Projetos da GS&AGR Consultores

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

CEO de marca de cereais personalizados compartilha seu case no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Diretor-presidente da Hering estará no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Diretor-presidente da Hering estará no LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.