Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como a Inteligência Artificial vai impactar até o seu planejamento de Marketing

A primeira edição do Web Summit no Brasil e fora da Europa concentrou temáticas importantes sobre a Inteligência Artificial, sem deixar de lado a preocupação com o futuro

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
9 de maio de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
IA

Participar de grandes eventos é a oportunidade perfeita para conhecermos novas pessoas, fazer um bom networking, analisar a movimentação de empresas, surgimento de startups e, claro, absorver conteúdo de qualidade. Creio que tenha conseguido um pouco de tudo na minha primeira experiência com o Web Summit Rio.

O evento no Rio de Janeiro movimentou cerca de 22 mil pessoas, 91 países, quase 1 mil startups e mais de 500 investidores buscando o “novo unicórnio”. Se existe uma palavra para definir o Web Summit Rio é “intensidade”. Até por isso que o FOMO (Fear of Mission Out) chega com força em um evento dessa magnitude. Foi muito conteúdo para ver, aprender, consultar e analisar.

Mas, se eu puder definir o evento em uma palavra, arrisco-me a trazer um tema (pelo menos o mais falado): Inteligência Artificial. O ChatGPT, por exemplo, dominou as redes sociais e os debates nos últimos meses, por isso entendo que não poderia ser diferente. As empresas e os profissionais precisam extrair ao máximo todas as possibilidades que a IA pode oferecer, ainda mais porque ela é bem mais tangível que o metaverso – assunto que surgiu com muita força no último ano. Nesta edição, por exemplo, vi pouco sobre metaverso, e imagino que o tema seja deixado de lado nos próximos meses até surgir algo que, realmente, movimente o público. Mas, aqui fica um adendo: a próxima geração, a Z, é pautada e criada no metaverso, então, não vamos deixar tão de lado assim.

Falando um pouco mais sobre o conteúdo que vi e pelo qual me interessei no Web Summit Rio, faço uma menção ao Fernando Machado (profissional que admiro desde sua passagem pelo Burger King), CMO da NotCo. Ele participou de dois debates que me surpreenderam muito, ainda mais por conseguir imergir na pauta de Marketing com tantas possibilidades. Para quem ainda não conhece, a NotCo é uma empresa de alimentos que tem Inteligência Artificial no core do negócio, usada para criar opções de receitas sem carne animal. Durante as suas falas, Machado comentou sobre as possibilidades que o uso de IA pode trazer para o segmento de alimentação, mas ressaltou que toda nova tecnologia traz um desafio. Por isso, precisamos pensar em conjunto para que o uso seja feito de maneira positiva.

Na minha visão, a principal mensagem que fica, seja das palestras do Fernando, seja das outras que eu acompanhei, é que a Inteligência Artificial não é uma concorrente, e sim uma aliada. O executivo demonstrou isso com a campanha publicitária que a NotCo lançou recentemente, que se baseou no uso de ferramentas como Midjourney e ChatGPT. Daniela Braga, CEO da Defined.ai que dividia o palco com Fernando na discussão, trouxe alguns questionamentos importantes, como “onde essa IA pode chegar?” ou “será que há a possibilidade de as máquinas nos dominarem?”. Essa é uma fase conhecida por ASI – Artificial Super Intelligence, em que as máquinas teriam poderes sobre-humanos e se tornariam uma ameaça à Humanidade. De cara, pode parecer algo surreal, mas é importante trazer isso à tona.

Voltando ao ponto de vista trazido pelo CMO da NotCo, ele ainda se mostrou mais otimista (confesso que eu também estou pendendo para este lado), pois acredita que a tecnologia pode – e deve – ajudar em questões complexas, muito mais do que responder perguntas em um site. Já pensou em uma IA que consegue melhorar o acesso à saúde, tomar melhores decisões macroeconômicas e lidar com questões sociais e ambientais, como mudanças climáticas? Não acho que estejamos tão longe dessas possibilidades. Fernando disse, aliás, que a IA da NotCo, chamada Giusepe, consegue analisar moléculas dos alimentos e criar opções de receitas sem carne animal. Mas a empresa quer chegar no momento em que a tecnologia possa ajudar a criar alimentos e sabores que antes julgávamos impensáveis.

Também não poderia deixar de mencionar a palestra de Cassie Kozyrkov, Chief Decision Scientist do Google. Cassie trouxe um contraponto do hype da IA: ela existe muito antes do que a gente imagina. Cassie mostrou no palco principal o conceito das fases da Inteligência Artificial, que começa restrita apenas aos Pesquisadores. Depois, existe a fase dos Construtores, trazendo as teorias para serem resolvidas para os negócios. Só que, agora, chegou o momento de colocar a IA nas mãos dos Usuários Finais. Com todo esse contexto, essa revolução foi mais na experiência do usuário do que na tecnologia em si. Por fim, Cassie falou algo que me chamou bastante atenção: a desigualdade que a IA e as novas tecnologias podem causar, afinal, o abismo entre quem tem acesso e quem não tem pode ficar ainda maior.

O bom desses eventos é o quanto a sua cabeça sai fervendo de ideias e de possibilidades. Por estar diretamente ligado às várias frentes do Marketing, já imagino um mundo de novas tecnologias que devem surgir nos próximos anos e como, com as tecnologias atuais, conseguiremos mudar o nosso dia a dia.

Espero estar no Web Summit Rio 2024, já confirmado, para fazer um comparativo de quanto conseguiremos evoluir em um ano!

Jorge Kanashiro é gerente de Marketing da ClearSale.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Preço médio do etanol sobe 6,68% no País em comparação mensal

Próxima Postagem

Inteligência Artificial e o avanço da área jurídica no mercado

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Inteligência Artificial e o avanço da área jurídica no mercado

Inteligência Artificial e o avanço da área jurídica no mercado

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.