Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Em busca do elo perdido

Momentum nº 963

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
9 de maio de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Em busca do elo perdido Brasil setor crise inflação renda

É um momento difícil e complexo para o Brasil.

As complicadas questões globais afetam a economia e a geopolítica, internalizando problemas que impactam a cadeia de abastecimento, os custos e impactam a inflação interna com sérias consequências nos preços, no consumo e no varejo.

A conjugação perniciosa de elevado desemprego e inflação, alto custo do crédito e inadimplência, escassez de recursos, redução real da massa de salários e baixa confiança, por questões externas e internas, cria uma perspectiva sombria e perigosa para o cenário à frente.

No plano interno, a polarização na política tem levado a decisões em quase todas as esferas que focam o curto prazo e comprometem em parte o futuro. Sem falar nos conflitos entre poderes que geram insegurança e sobressaltos com evidentes impactos na economia, pelas oscilações constantes, derrubam a confiança e inibem consumo e investimentos.

Para muitos, quando pior, melhor. Para outros, um clima de insegurança constante. E, para a maioria, um quadro de incerteza e desconfiança que afeta o comportamento do mercado em todos os segmentos, com especial ênfase nas classes mais baixas.

Aquelas que definem a eleição.

O quadro para todo o ano de 2022 já está contratado. Será mais do mesmo do que temos visto agora.
Mais uma vez, uma outra cisão no País fica clara. A dos setores público e privado.

Enquanto o setor público em boa parte deixa-se envolver e contaminar pelas questões políticas de curto prazo, o setor privado teima em buscar soluções para transformar o Brasil no longo prazo, potencializando os recursos e condições que nos trouxeram até aqui, mas que poderiam ter nos levado muito adiante.

Enquanto se discutem os grandes temas nacionais de curto, médio e longo prazo, as classes mais baixas, os segmento C,D e E do potencial de consumo, estão pressionadas pela corrosão de sua renda pela inflação elevada e muitos sobrevivendo de atividades informais para equilibrar a situação. E até isso é de alguma maneira alimentado pela conjugação do auxílio desemprego e da renda extra dos programas assistenciais, o que só induz ao caminho do aumento dessa informalidade no emprego e no empreendedorismo individual.

É um quadro desanimador, para dizer o mínimo, quando se observa o quanto poderia ser feito com os inegáveis pontos positivos que existem na realidade brasileira e o desperdício de tempo, recursos, talento, competência, visão e capacidade de mobilização e atuação do setor empresarial privado.

E que é obrigado a conviver com o desperdício contumaz de recursos, tempo e competência requeridos para atuar num país com suas complexidades habituais e mais aquelas que são impostas por normas, regulamentos, burocracia e descontrole de impostos em boa parte pelo setor público. Sempre reconhecendo a existência de ilhas de excelência na atividade pública do Brasil em várias esferas e nos três poderes.

Mas é mais do que claro que a componente política de curto prazo contamina e distorce a realidade e nos faz ficar reféns do acaso, como no momento presente.

Tudo isso justifica a necessária mobilização do setor privado para criar caminhos estruturais, institucionais e permanentes para ser um ator mais presente e protagonista na discussão dos grandes temas nacionais estratégicos.

Deveríamos ser inspirados por experiências internacionais, como do Keidanren no Japão, entidade privada maior que reúne entidades setoriais naquele país e participa ativa e estruturalmente na discussão dos temas nacionais, evitando que o curto-prazismo contamine a visão estratégica que deve sempre ser predominante na discussão desses temas mais relevantes.

A conjugação dos enormes desafios internos e externos nesse momento, comprometendo tantos negócios e iniciativas e gerando temor e descrença em toda a sociedade, deveria ser o elemento de ignição de uma outra atitude das lideranças empresariais em busca da convergência possível na criação e implantação de um projeto de representação supra setorial e regional que tenha real condição de mudar o cenário atual e próximo futuro.

Só assim estaríamos nos superando e criando algo maior e mais relevante para enfrentar os desafios que aí estão e permanecerão se perdermos a capacidade de mobilização.

Quem sabe faz a hora.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Special Dog Company retoma estratégia de visitas às fábricas para aproximação com lojistas

Próxima Postagem

Shopping centers investem em tecnologia para atrair consumidor híbrido

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Shopping centers investem em tecnologia para atrair consumidor híbrido

Shopping centers investem em tecnologia para atrair consumidor híbrido

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile