Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Supermercados – o varejo preferido dos brasileiros

Marcos Hirai de Marcos Hirai
9 de maio de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos

A capital paulista recebeu nesta semana a 35ª edição da APAS Show, evento que já é considerado o maior do segmento no mundo. Nesta edição pela primeira vez foram utilizados os cinco pavilhões da EXPO Center Norte ocupados por estandes de 847 expositores, sendo 200 internacionais, de 19 países. Os dados deste ano ainda não são conhecidos, mas na edição passada, o evento contou com 71.931 inscritos na expo e 4.073 congressistas.

Os números deste setor impressionam:

R$ 356 bilhões em faturamento anual, que representam 5,21% do PIB. Empregam cerca de 1,8 milhão de empregos diretos com 89.600 lojas abertas. Este ano, projetam investir R$ 9,1 bi entre novas lojas, reformas, tecnologia entre outros. Outro dado relevante, indicando a importância do setro, é que do total das 350 maiores redes de varejo do Brasil, 53% delas pertencem ao segmento de Super e Hipermercados. Nenhum outro segmento do varejo apresentam números assim.

Segundo pesquisa realizada para a Associação Paulista de Supermercados (Apas) para conhecer as grandes tendências do setor, 86% dos consumidores desejam o autoatendimento no supermercado como a principal característica das novas lojas. Entre os mais exigentes e informados, querem mais do que somente bons preços. Eles desejam uma combinação de preço, qualidade de produtos e localização.

Na ordem de importância das principais demandas do consumidor, a pesquisa, que ouviu mais de 2 mil pessoas, revela que o autoatendimento está à frente até mesmo da maior oferta de produtos orgânicos (82%), da entrega das compras (82%), de programas de fidelidade (77%).

Vejam mais detalhes da pesquisa:
Quando o assunto são compras do dia a dia, os supermercados e hipermercados concentram a preferência dos consumidores, independente da classe social, idade ou sexo, com 59% em média. A escolha dos supermercados para as compras cotidianas, segundo a pesquisa, está relacionada ao preço, à qualidade e à variedade de produtos.

  • Os mercadinhos de bairro e vizinhança são a primeira opção de dia a dia para 22% dos entrevistados, maioria mulheres (23%), jovens de até 24 anos (26%) e classes C2, D e E. que privilegiam a localização (87%).
  • Os atacados e atacarejos, por sua vez, aparecem em seguida, com 12% de preferência, com maior interesse por homens (14%) e jovens (16%) das classes C1, C2, D e E (13%) que buscam apenas o quesito preço (90%).

Muitos brasileiros já compram pelo delivery, que em 2018 já representou 12% das vendas, com forte viés de alta, mas a grande maioria ainda gosta mesmo de visitar pessoalmente um supermercado. Dentro das classes A e B, esta é uma atividade onde 28% vão com os filhos e 57% são acompanhados pelo cônjuge durante as compras. Esse percentual aumenta para 61% entre os integrantes da classe C, sendo ainda maior entre os casais na faixa entre 35 e 44 anos – 66% deles vão ao supermercado ao lado dos parceiros.

Mas um fenômeno vem chamando muita atenção do mercado nos últimos anos – o crescimento vertiginoso dos atacarejos em detrimento do formato Hipermercado. Em 2018, o setor viu diminuir em 6,4% a quantidade de mercadorias vendidas em lojas no formato hipermercado. Em compensação, os atacarejos cresceram 12,8%. Tanto é que no Grupo GPA, mais de 20 lojas do EXTRA já foram convertidas em lojas do Assaí. No balanço do faturamento do Carrefour no Brasil, o Atacadão já responde pela fatia de 68% de tudo que se vende. É muita coisa.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Amazon Go abre primeira unidade em Nova York

Próxima Postagem

Pastificio Lucio Garofalo apresenta a nova linha Filippo Menna

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Pastificio Lucio Garofalo apresenta a nova linha Filippo Menna

Pastificio Lucio Garofalo apresenta a nova linha Filippo Menna

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile