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Home Artigos

A gamificação faz sentido para a sua equipe?

Episódio 6: Vamos conhecer a versatilidade da gamificação para engajar e desenvolver equipes

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
9 de abril de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
A gamificação faz sentido para a sua equipe?

Neste sexto episódio da série “gamificação funciona e traz resultados”, vou continuar explorando a grande relevância da gamificação como uma ferramenta muito versátil, devido à ampla gama de aplicações que temos.

Consigo engajar líderes com a gamificação? Consigo engajar times de desenvolvimento com a gamificação? Consigo engajar qualquer perfil da equipe, desde que eu conheça a fundo os seus objetivos, perfis e a dimensão dos desafios.

Por que preciso conhecer os desafios para implementar uma gamificação? Porque a gamificação precisa fazer sentido. Para que atinja seus objetivos, ela tem que ser verdadeira e estar entrelaçada com as dores dos times, garantindo relevância, tanto no seu desenvolvimento quanto na importância dos feedbacks — e, ao final dessa jornada, nos benefícios que proporcionará.

A gamificação incorpora muitos comportamentos da equipe, sempre com foco na aquisição de novas competências, estimulando a proatividade nas mudanças e gerando um ambiente colaborativo, dinâmico e engajador.

Para implementar a gamificação, visando transformar o desempenho e o engajamento da sua equipe, é preciso debruçar-se sobre alguns pontos fundamentais:

  • Estabeleça metas claras, tangíveis e recompensas que façam sentido;
  • Crie sistemas de pontuação e de feedback imediato para manter a transparência e a motivação das equipes;
  • Estimule competições saudáveis que promovam bons comportamentos e minimizem conflitos;
  • Incentive a colaboração entre equipes para promover a cooperação e a união;
  • Escolha ferramentas digitais que ofereçam experiências inovadoras e atrativas;
  • Estruture a gamificação para que ela esteja alinhada com os objetivos da empresa.

O segredo do sucesso da gamificação está em conhecer para quem vamos aplicá-la, quais são os desafios,  os objetivos, as entregas esperadas e qual ferramenta vamos utilizar.

A versatilidade da gamificação nos oportuniza usá-la para os mais variados públicos, com os mais variados objetivos. Se ela fizer sentido para o time, com certeza ela entregará grandes resultados e fará a diferença no desenvolvimento e no bem-estar da sua equipe.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

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