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Home Artigos

Engajamento não é só sobre clientes

Caroline Bittencourt de Caroline Bittencourt
9 de abril de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Para alguns pode soar estranho, mas algumas redes de franquia têm evoluído a visão de promover engajamento para o público externo e também passaram a investir de forma massiva no engajamento das equipes. E não estou falando de produtividade e adesão à cultura. Estou falando de Marketing e de resultados.

No mercado americano, algumas marcas têm buscado formas estruturadas de simplificar a amplificação de sua mensagem, da marca e seus produtos e serviços pelas equipes. E, claro, também de expandir, conquistando novos candidatos à franquia.

Employee advocacy é como eles têm chamado essa estratégia, que se mostra como uma forma poderosa de usar as redes sociais para estender o alcance orgânico do negócio por meio de sua força de trabalho.

Parece simples, mas não é. Quem trabalha com Marketing e busca crescer sua base de “embaixadores” sabe o quão lento pode ser esse processo. E, quando se fala dos colaboradores, isso não é diferente.

O engajamento dos funcionários para promover a empresa pode acontecer de várias formas, seja online, seja offline. Eles podem, por exemplo, compartilhar informações sobre os produtos, conteúdo proprietário da empresa ou mesmo contar sobre a cultura. Isso ajuda a fomentar a reputação da marca e com maior consistência, afinal, o compartilhamento vem de quem a conhece por dentro.

Utilizar as redes sociais para esse processo pode ser o caminho mais simples. Mas como engajar? A maioria das empresas tem utilizado a gameficação e a bonificação como forma de atrair o interesse das pessoas em contribuir com a estratégia. E para esse processo algumas etapas são necessárias, como criar os indicadores que serão medidos e estabelecer metas – geração de tráfego, cliques, comentários e compartilhamentos de posts podem ser o início. Outro ponto importante é estabelecer a forma como o conteúdo pode ser compartilhando de maneira que se preserve a identidade e a consistência da marca e, ainda, não limite ou restrinja a ação das pessoas.

Os benefícios também convergem para a marca na forma um maior entendimento das equipes sobre o negócio. Afinal, ao compartilhar, eles se informam sobre ele. Para uma equipe comercial, esse processo tende a ser mais natural e acaba por resultar em maior eficiência nas vendas – haja vista todo o poder do social selling durante a pandemia. Isso também vale para as equipes de expansão – compartilhar boas histórias e a cultura atrai os olhares dos investidores.

Para os colaboradores, além da bonificação pelo engajamento social, há um benefício adicional. Eles passam a ser vistos pelo mercado como especialistas, uma reputação que se cria ao compartilhar conteúdo relevante.

Algumas empresas podem estar simplesmente negligenciando a força dessa estratégia por desconhecer o perfil “social” dos funcionários. Não é raro encontrar micro influenciadores na equipe, que podem simplesmente conseguir multiplicar a mensagem da empresa para centenas e até milhares de pessoas.

Como disse, não é tarefa fácil, mas tem se mostrado altamente eficaz. Que tal começar?

Caroline Bittencourt é diretora de relacionamento e experiência do Grupo Bittencourt.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

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Caroline Bittencourt

Caroline Bittencourt

Diretora de relacionamento e experiência do Grupo Bittencourt, Caroline tem mais de 15 anos de atuação em marketing, pesquisa e conteúdo. É especiasta em criação de conteúdo - inbound marketing, papers, artigos e relações com a imprensa -, análise de dados estratégicos, avaliação e construção de cenários macro e microeconômicos, análise de tendências e comportamento de consumo. Atua, ainda, em pesquisa de mercado, preparação, aplicação e análise de resultados.

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