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Home Artigos

Além da marca: construindo sucesso em rede através do relacionamento entre franqueados

Caroline Bittencourt de Caroline Bittencourt
9 de fevereiro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Além da marca: construindo sucesso em rede através do relacionamento entre franqueados

O franchising é uma jornada única, em que a essência não está apenas na marca ou no produto, mas profundamente enraizada nos relacionamentos de valor. Uma das maiores vantagens de fazer parte de uma rede de franquias é a oportunidade de compartilhar experiências, conhecimento e boas práticas que impactam a performance das unidades.

Em um ambiente em que cada franqueado opera como uma empresa independente, mas sob a mesma marca, o compartilhamento de insights e práticas de sucesso é fundamental. É neste contexto que os grupos colaborativos de aprendizagem, conhecidos como grupos de desempenho ou de performance, surgem como um pilar crucial. Eles são o cerne onde o compartilhamento de conhecimento e experiências se traduz em crescimento e inovação contínuos para cada membro da rede.

Quando a rede cresce, a marca se torna mais valorizada e as unidades com melhor desempenho. Mais do que apenas um encontro de franqueados para um bate-papo, eles representam uma cultura de apoio mútuo e aprendizado colaborativo. Neles, os membros podem tanto oferecer quanto receber orientações valiosas, impulsionando o sucesso coletivo e individual.

Os grupos funcionam em um ambiente de alta confiança e mostraram ser mais do que simples reuniões; eles são incubadoras de sucesso e inovação. Na prática, têm sido fundamentais na melhoria da lucratividade, otimização de operações e implementação de estratégias de marketing mais eficazes.

Franqueados que participam ativamente desses grupos frequentemente relatam um aumento significativo na satisfação do cliente e na retenção, graças à troca de ideias sobre melhores práticas e soluções criativas para desafios comuns.

Além disso, o compartilhamento de experiências e a colaboração contínua incentivam uma cultura de aprendizado constante, que se traduz em crescimento sustentável e vantagem competitiva no mercado. Os grupos de performance representam uma ferramenta vital para a evolução e o fortalecimento da rede de franquias, demonstrando que o sucesso coletivo é, de fato, alcançado através da colaboração e do compartilhamento de conhecimento.

Não dá para ignorar uma inquietação comum das franqueadoras que é o receio de que o fortalecimento da união entre franqueados possa, em algum momento, gerar um grupo de “oposição”. Este receio, embora compreensível, destaca a necessidade crítica de fomentar relações baseadas na transparência e na prestação de contas.

A franqueadora deve participar de forma ativa, sendo a promotora do compartilhamento, da colaboração. Como conhecedora de cada unidade e de cada ação que promoveu o crescimento das unidades, ela deve mediar essas trocas e compartilhamentos.

A transparência não apenas constrói uma base sólida de confiança, mas também promove um ambiente em que tanto franqueados quanto franqueadores se sentem confortáveis para compartilhar sucessos e desafios, trabalhando juntos em busca de soluções. Além disso, a prestação de contas de ambas as partes fortalece a relação, garantindo que ambos se mantenham alinhados aos objetivos e valores da marca. Assim, em vez de temer a união dos franqueados, franqueadoras proativas podem vê-la como uma oportunidade para fortalecer a rede, promovendo uma cultura de colaboração e suporte mútuo.

E a sua rede? Como você tem estimulado a colaboração em um ambiente de alta confiança?

Caroline Bittencourt é sócia-diretora de Relacionamento e Experiência do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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Caroline Bittencourt

Diretora de relacionamento e experiência do Grupo Bittencourt, Caroline tem mais de 15 anos de atuação em marketing, pesquisa e conteúdo. É especiasta em criação de conteúdo - inbound marketing, papers, artigos e relações com a imprensa -, análise de dados estratégicos, avaliação e construção de cenários macro e microeconômicos, análise de tendências e comportamento de consumo. Atua, ainda, em pesquisa de mercado, preparação, aplicação e análise de resultados.

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