Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A importância da profissionalização do trademarketing no varejo

Fernanda Dalben de Fernanda Dalben
9 de fevereiro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

O trademarketig pode ser definido como um conjunto de estratégias B2B (business to business) que busca desenvolver e melhorar a relação com os canais de vendas. Dentre os principais objetivos dessa prática, podemos destacar a otimização da presença e a visibilidade dos produtos nos pontos de venda físico e digital, impulsionando as vendas e criando de uma experiência de compra memorável para os clientes, bem como o fortalecimento das relações entre fabricantes e varejistas, o que se transforma em uma peça-chave na dinâmica comercial contemporânea.

Ao contrário da indústria, cujos concorrentes estão sempre a uma prateleira de distância, o varejo demorou a sentir a necessidade de investir no trademarketing. Enquanto para a indústria a busca por diferenciação e atenção do shopper é uma questão de sobrevivência, o varejo, em meio a um cenário cada vez mais competitivo, viu a emergência do trade como uma necessidade vital para sua evolução.

Embora o trade tenha conquistado espaço nas redes varejistas, muitos ainda não reconhecem plenamente sua capacidade como ferramenta estratégica de crescimento em colaboração com os  fornecedores.

O tradicional enfoque transacional do varejo, em busca das melhores condições de compra e venda, historicamente via a verba de trademarketing como mero instrumento para equilibrar resultados. Recentemente, entretanto, os varejistas perceberam que um trade bem elaborado, fundamentado em ações estratégicas planejadas com os fornecedores, não apenas compensa resultados, mas também impulsiona as vendas de forma significativa.

Dessa maneira, este artigo explora a evolução do trademarketing no varejo para um enfoque mais estratégico, em que a profissionalização é impulsionada pela análise de dados, gestão eficiente, personalização e pela transparência na interação com a indústria.

Profissionalização do trademarketing no varejo

Não é novidade que o trademarketing está passando por constante evolução no universo varejista, principalmente nas empresas modernas. A profissionalização desse campo implica em uma equipe dedicada e qualificada, softwares eficientes de gestão, além de uma mudança de abordagem, priorizando estratégias estudadas e orientadas por processos e mapeamento das oportunidades, bem como o uso de dados em detrimento de práticas operacionais.

Mapeamento das oportunidades

Antes de mais nada, é necessário analisar e precificar as oportunidades do varejo, pois isso proporciona controle sobre o inventário dos ativos de trade, ou seja, a quantidade de pontos comercializáveis dentro do PDV e no digital da empresa. Após essa etapa de apuração, é fundamental construir um calendário de ações de trademarketing anuais com as principais datas sazonais do varejo.

Personalização das ações de trade

O próximo passo é conectar os ativos de trade, o calendário sazonal, os dados do comportamento do consumidor e as tendências do mercado com os fornecedores corretos. Após encontrar os parceiros ideais é importante apresentar um plano estratégico personalizado, considerando também os principais lançamentos de produtos e oportunidades da indústria.

Dessa maneira, a construção do JBP (Joint Business Plan ou Plano de Negócios em Conjunto) é uma prática que auxilia tanto o varejo como a indústria a desenvolver táticas compartilhadas que impulsionam o desempenho mútuo de vendas.

Transparência na relação com a indústria

Nesse sentido, a transparência do varejo é peça-chave para estabelecer relações sólidas com a indústria. Empresas que compartilham informações sobre suas práticas e objetivos tornam-se parceiras mais confiáveis. Além disso, o envio de evidências de execuções do que foi negociado é fundamental para sustentar a parceria, além de tornar o ambiente cada vez mais colaborativo.

O uso de tecnologia é fundamental

O uso da tecnologia para uma relação mais transparente se torna indispensável. Contar com o suporte de softwares que auxiliam a tomada de decisão é essencial.

É muito comum, por exemplo, que os varejistas não tenham uma visão global da quantidade de pontos promocionais e áreas que podem ser negociadas com a indústria. Ou muitos acabam fazendo a gestão em planilhas que não permitem um controle automatizado, que não comprovam a execução ao fornecedor e, ainda, causam overbooking.

Fernanda Dalben é diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Marcas invadem Carnaval com ativações, descontos e produtos temáticos

Próxima Postagem

Além da marca: construindo sucesso em rede através do relacionamento entre franqueados

Fernanda Dalben

Fernanda Dalben

Administradora de empresas com especialização em Marketing, pós-graduada em Gestão de Projetos; pós-graduada em Neurociência do Consumidor, com mais de 18 anos de experiência no varejo de supermercados, é diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben e Diretora da SMKT – Soluções de Marketing para Varejo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Além da marca: construindo sucesso em rede através do relacionamento entre franqueados

Além da marca: construindo sucesso em rede através do relacionamento entre franqueados

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.