Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Black Friday 2021: 3 lições que o varejista pode levar para 2022

Caio Camargo de Caio Camargo
8 de dezembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Cinco ferramentas e estratégias para alavancar pequenas e médias empresas no digital

Diferentemente do que muitos esperavam, a Black Friday deste ano não marcou a “volta do varejo físico”, ainda que o setor indicasse um reaquecimento neste canal de compra. Por consequência, vimos um e-commerce mais forte que em 2020 – possivelmente potencializado pela aceleração digital provocada pela pandemia -, o que por si só já surpreende, haja vista que, no período da sexta-feira de descontos do ano passado, enfrentávamos um lockdown. Para entender melhor do que estamos falando, basta olhar o crescimento de 115% no consumo via marketplaces em relação ao ano passado, segundo o levantamento feito com a base de clientes omnicanais da Linx.

Por outro lado, a predominância do e-commerce não anula o varejo físico; na verdade, os dois modelos precisam caminhar juntos. E foi o que observamos nesta Black Friday, segundo o mesmo levantamento, com o crescimento de 139% na modalidade “pick up in store”, na qual o cliente faz o pedido online e retira presencialmente na loja. Além disso, durante o dia 26, nós acompanhamos em tempo real a movimentação dos lojistas e já nas primeiras horas foi possível perceber um crescimento de 5% a 6% em relação a 2020. Ou seja, com os varejistas atentos aos modelos de consumo e alinhados aos avanços digitais, o consumidor pôde aproveitar a data da forma como quisesse, no digital, no físico, ou em ambos. Dito isso, quais foram, então, as três grandes lições desta Black Friday?

1. O perfil de compra do consumidor mudou

Contrário às compras por impulso, sobretudo aos eletrônicos, o perfil do cliente foi direcionado às compras de necessidade, como alimentos, higiene e limpeza. O recuo na renda familiar, aliado à alta da inflação, fez com que muitos consumidores aproveitassem a data para encher a despensa de casa. Vimos um reflexo disso até mesmo nos aplicativos de supermercado. Segundo dados da Linx, reunidos a partir de informações da vertical Mercadapp, especialista em e-commerce para supermercados, os pedidos no final de semana da Black Friday cresceram 38,5%, em relação ao mesmo período em 2020, um aumento de R$ 1,2 milhão em vendas.

2. Os novos protagonistas do varejo

Ainda que para alguns o resultado possa ter sido abaixo do esperado, não há como não destacar a importância dos meios de pagamento, com soluções como o Pix e o cashback, junto aos consumidores. Além da forte presença deles, outro aspecto que fez a diferença foram as lives, aliadas às operações de live commerce (seja via plataforma, seja via compra por telefones e QR Code’s), que trouxeram mais dinâmica às marcas, principalmente para as que têm uma presença digital bem edificada.

3. A aposta do omnichannel

Em meio ao momento que ainda vivemos, de uma incrível aceleração do mundo digital e da necessidade de um protagonismo maior da experiência para se manter relevante como opção e marca no varejo físico, as empresas que buscaram se transformar nos últimos anos conseguiram conquistar os melhores resultados. O “segredo” foi oferecer uma experiência mais híbrida entre seus canais, o tal do varejo “figital” (junção do físico com o digital), com foco em produtividade e velocidade de processos. Vimos o reflexo disso no crescimento do “pick up in store”, como já citei, mas também na modalidade em que consumidor compra online e recebe o produto a partir da loja mais próxima, o “ship from store”, que avançou 44% em relação ao ano passado. Ou seja, se o consumidor tinha dúvidas sobre qual seria o melhor canal de compras, saiu na frente o varejista que esteve presente em ambos.

Por fim, essas três lições, junto aos resultados dessa Black Friday, mostram que o setor precisa estar atento ao consumidor, para que, até o final do ano, as vendas de Natal recuperem o que não foi possível nesta Black Friday. Aliás, podemos e devemos apostar algumas fichas no final de ano sim, porém há desafios ainda maiores para as marcas que não estão se preparando para esse novo tipo de consumidor: multicanal, com bolso mais apertado e de olho em ofertas que, de fato, sejam oportunidades.

Caio Camargo é diretor comercial da Linx.
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Em parceria com o Snapchat, Renner leva Realidade Aumentada ao varejo de moda

Próxima Postagem

Vem comigo conhecer o metaverso!

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Nova York NRF

Vem comigo conhecer o metaverso!

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.