Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como fazer Unified Commerce de verdade

M&C Media Labs de M&C Media Labs
8 de outubro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Como fazer Unified Commerce de verdade

Vivenciando o mercado de tecnologia há algumas décadas, percebi que existe um ciclo de buzzwords que nascem, crescem, eventualmente “pegam” e ganham vida própria (ou vão parar no esquecimento). Por isso, sempre que começo a ouvir novas palavras, meu foco está muito mais na transformação que pode vir desse novo conceito do que em sair incorporando ao vocabulário. Foi assim com CRM, multicanal, omnichannel, metaverso, mais recentemente com o headless commerce e tantas outras. E está sendo agora com Unified Commerce.

A ideia do Unified Commerce começou a pular por aí há uns dois anos, mais ou menos quando a IA Generativa entrou no radar de 12 em cada 10 profissionais do nosso mercado. E, como acontece com todo conceito novo, abriu inúmeras oportunidades para ser mal compreendido – e para ser adotado sem substância nenhuma.

Então vamos ao conceito. Unified Commerce é oferecer uma experiência omnichannel consistente e perfeita em todos os canais, fundindo os meios de contato com o cliente para criar experiências personalizadas em larga escala. Uma ideia maravilhosa – e um conceito imensamente complexo em um mundo de ampliação de canais de relacionamento com o consumidor.

E a complicação é exponencial. Uma coisa é acertar em um relacionamento que passa por loja física, internet e aplicativo. Outra coisa é acrescentar modelos de relacionamento automático, lojas sem caixa, integração de dados, facilidade para o vendedor – e fazer tudo isso funcionar como uma orquestra, sem ninguém desafinar.

Mais que isso, com o Unified Commerce, a empresa passa a atuar como um único negócio em todos os seus aspectos, do marketing à gestão dos estoques em cada loja, centro de distribuição e canais digitais, passando pela orquestração dos pedidos e de toda a comunicação. É a união do varejo omnichannel com uma experiência integrada em toda a jornada de consumo, do primeiro contato ao pós-vendas. E é aqui que mora o perigo.

Um estudo realizado pela consultoria Bain & Company no final de 2023 mostra que quase 100% dos executivos de varejo concordam que é importante ter uma visão única dos clientes em todos os canais, mas somente 50% acreditam ter a estratégia de investimentos correta para chegar lá.

Um sinal claro de dois pontos:
● Para o varejo, Unified Commerce é uma buzzword tão forte quanto IA: todo mundo diz que é essencial ter;
● Existe um otimismo exacerbado: tenho sérias dúvidas se 50% dos varejistas sabem o que precisam fazer para desenvolver Unified Commerce, quanto mais alocar os recursos necessários para isso.

Unified Commerce é essencial, de fato. O grande problema é querer entrar nessa jornada achando que é só ter um bom e-commerce e um sistema OMS. Então deixe-me dizer com todas as letras: Unified Commerce é muito mais que isso, é integrar toda a jornada do cliente, dentro e fora do e-commerce.

É por isso que quase ninguém no mundo fornece soluções de Real Unified Commerce – embora muita gente diga que faça.

Trabalhamos desde a criação da Wake para desenvolver nossa solução de Unified Commerce, que lançamos recentemente no nosso Wake Summit. A ferramenta que faltava era o Wake U, o app da Wake que mostra que um OMS pode, sim, integrar vários sistemas em uma única solução, conectando vendas e operações em tempo real, e reforça que a Wake é a única empresa no mercado que o realiza, na prática, o Real Unified Commerce.

Wake Summit 2024
Wake Summit 2024

O Wake U executa o máximo da prateleira infinita, potencializa vendas, integra estoque, pagamentos, pedidos online e físicos, com uma visão única do cliente em um CRM integrado. O Wake U é um aplicativo que une nossas plataformas de Commerce e Experience, e coloca, também na mão do varejista, o Real Unified Commerce.

Dentro do app, basicamente, unimos a solução Wake Commerce, que traz o core da plataforma de e-commerce, o OMS e a gestão omnicanal, enquanto com a Wake Experience centralizamos os dados dos clientes em uma CDP (Customer Data Platform) e exploramos o poder da análise dos dados e de nossa inteligência comportamental (a BeMax) para gerar insights. Com o Wake U é possível saber quem é o seu cliente, oferecer os produtos mais relevantes e ter o conhecimento de verdade na palma da mão. É um app completo, uma plataforma robusta. CRM com IA e conhecimento do time de varejo.

Quando esse conjunto de soluções atua de forma integrada, o resultado é poderoso. Cada ponto de contato com o cliente contribui para uma experiência cada vez melhor, mais personalizada, eficiente, produtiva e rentável. Os custos de marketing, comunicação, logística e vendas caem, melhorando a margem do negócio. E a recorrência do cliente aumenta, pois ele percebe que é visto como indivíduo – e não como um número.

Essa é a diferença que o Real Unified Commerce pode trazer para o seu negócio!

Alessandro Gil é VP da Wake.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock e Gustavo Grohmann

Postagem anterior

Sete em cada 10 empresas não têm indicadores claros para avaliar inclusão geracional

Próxima Postagem

Estudo da DHL aponta que 65% das PMEs dos EUA esperam vender mais na Black Friday 2024

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Estudo da DHL aponta que 65% das PMEs dos EUA esperam vender mais na Black Friday 2024

Estudo da DHL aponta que 65% das PMEs dos EUA esperam vender mais na Black Friday 2024

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.