Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Caminhos para o crescimento do setor de materiais de construção

Ricardo Contrera de Ricardo Contrera
8 de setembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A primeira edição da pesquisa Matcon Track, pesquisa nacional com 3.000 entrevistas com a população brasileira, que mapeou o envolvimento e os interesses relacionados com o setor de materiais de construção, realizada pela Mosaiclab, em agosto, trouxe uma série de aprendizados sobre o grande crescimento vivido pelo setor de materiais de construção nos anos da pandemia, quando mais de 60% das pessoas fizeram algum tipo de obra, reforma ou reparo nos seus lares, motivadas pelo confinamento e contato intenso e forçado com os ambientes.

Aqueles problemas da casa, antes ignorados pelas pessoas, aquela porta quebrada, a parede manchada, o sofá velho, o azulejo rachado no banheiro foram totalmente ou parcialmente sanados durante esse período.

A impossibilidade das pessoas gastarem com outras categorias neste período potencializou a categoria, que atingiu níveis altíssimos de crescimento e rentabilidade nestes anos. O que o estudo indica, porém, é que os anos de bonança do setor parecem ter ficado para trás, já que aponta para uma estagnação no desejo futuro em construir, reparar ou reformar, estacionado na casa dos 40%.

Há percepção de aumento de preços generalizada e isso impacta na decisão de realizar obras futuras. Pouco mais de 80% das pessoas consideram que recentemente aumentaram os custos dos materiais de construção e da mão de obra. Tudo isso, aliado à pesada carga tributária brasileira, o crédito caro e escasso e a concorrência desleal dos produtos vindos do exterior, em condições muito diferentes das vividas por fabricantes e varejistas nacionais.

O consumo do setor também sofre por conta da concorrência de outras categorias que foram represadas no período pandêmico. O dinheiro antes direcionado para o lar agora está indo para viagens, lazer e vestuário, esta última a categoria com maior desejo futuro de consumo. As pessoas voltaram às ruas, aos escritórios, aos bares, restaurantes, à praia e precisam de roupas e acessórios para se mostrarem novamente ao mundo. Fica difícil competir com a vaidade das pessoas.

É exatamente aí que entram alguns insights e oportunidades da pesquisa. Entre os cômodos, a cozinha, a sala e o lavabo estão entre os top 5 que os brasileiros mais desejam realizar alguma obra, reforma ou reparo nos próximos 12 meses. São locais de convívio social e que precisam estar bonitos para serem mostrados. Estes locais são mais associados com o uso dos melhores acabamentos, onde colocariam mais recursos em uma eventual melhoria. As tintas foram os materiais mais comprados nos últimos 30 dias, dentre as diversas categorias testadas, o que também sinaliza para o aspecto estético e emocional da obra para os consumidores.

 

É muito importante que as empresas do setor, sejam fabricantes ou varejistas, reflitam sobre a importância de posicionarem suas marcas para explorarem o lado emocional do consumidor e tragam para suas embalagens, comunicações e composições de ambientes nos pontos de venda o espírito gregário e social que o resultado final de uma obra ou reforma propicia às pessoas. O sentimento associado ao final de uma obra é majoritariamente positivo, apesar de eventuais problemas na jornada.

É importante ressaltar que o papel das marcas e varejistas é apenas um lado da moeda que irá ajudar o setor a retomar o protagonismo. O governo precisa agir para fomentar o setor, seja garantindo uma reforma tributária que realmente beneficie e simplifique a vida do consumidor, com um olhar vigilante no controle da inflação, que permita uma queda mais acentuada dos juros, seja com a volta de estímulos ao crédito que foram tão importantes no passado, como o Construcard, por exemplo, ou com estudos para medir o impacto do comércio cross border e seus riscos atuais para o emprego nas indústrias e varejistas brasileiros.

Somente essa conjunção de fatores, com esforços conjuntos da sociedade civil e os governos, indo ao encontro dos anseios e desejos dos consumidores é que fará com que o setor de materiais de construção volte ao protagonismo dos últimos anos. Espero que nas próximas ondas do Matcon Track, nós já tenhamos um cenário diferente, apontando para um crescimento na intenção futura de consumo do setor.

Ricardo Contrera é sócio-diretor da Mosaiclab.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagens: Shutterstock e Reprodução

Postagem anterior

Coca-Cola e KitKat se unem à Braskem visando economia circular no The Town 2023

Próxima Postagem

Havan aposta em live commerce com sorteio interativo em aplicativo

Ricardo Contrera

Ricardo Contrera

Ricardo Contrera é sócio-diretor da Mosaiclab, área de inteligência da Gouvêa com a chancela “powered by”. É especialista em prospecção, análise e emprego estratégico de dados do mercado de consumo no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Havan

Havan aposta em live commerce com sorteio interativo em aplicativo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.