Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Metaparcerias para além da imaginação

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
8 de julho de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Se buscássemos um conceito que pudesse ser autoexplicativo do que possa significar metaparcerias, o lançamento da criptomoeda Libra do Facebook não poderia ser mais oportuno para nos ajudar.

Ao criar um arco global de alianças para além da base de 2,6 bilhões de usuários do Facebook e com 27 empresas nas áreas de investimentos, social media, blockchain, telecomunicações, e-commerce, transporte compartilhado, música, viagens, pagamentos e até organizações sem fins lucrativos e reunindo negócios como Mastercard, Visa, Uber, Spotify, PayPal, Mercado Livre, eBay, Vodafone e outras, temos a mais exata configuração do que possa ser uma metaparceria.

Na sua essência, é uma proposta que reúne parceiros, apoiadores, prestadores de serviços, integradores e até, de certa forma, concorrentes para gerar algo único e que possa transformar a realidade estrutural se impondo de uma maneira tal que até mesmo obrigue legisladores e autoridades a repensarem conceitos, práticas e a própria legislação, em última análise, tal a força potencial da nova realidade criada.

E a motivação não poderia ser mais explícita do que a que foi criada na China, com os super aplicativos de pagamentos, serviços e redes sociais We Chat e Alipay que subverteram a ordem de mercado ao colocar tanto poder nas mãos dos omniconsumidores, mas, principalmente, colocarem um poder muito maior nas mãos dos Ecossistemas de Negócios Alibaba e Tencent, seus criadores, permitindo que esses conglomerados alcançassem valor de mercado entre US$ 436 e US$ 454 bilhões em apenas vinte anos.

Mas não tinham ido tão longe criando uma moeda. Uma criptomoeda. O que agora o Facebook propõe.

Para efeito de comparação, o maior varejista do mundo, Walmart, com mais de 2,2 milhões de funcionários, 11.400 lojas globalmente e 57 anos de existência tem valor de mercado atual de US$ 320 bilhões, assim como quase todos os maiores varejistas do mundo ainda não têm um superaplicativo próprio de pagamentos. Poucos se deram conta e conseguiram viabilizar um aplicativo que se torne relevante em seus negócios.

O efeito leapfrogg desta vez veio com uma Plataforma Exponencial, como Facebook, ao saltar por cima do conceito de super apps de pagamentos, de tecnologia disponível, para lançar a própria moeda com transação potencial global que possa ser embarcada em qualquer super apps.

E para fazê-lo relevante e protagonista no momento zero, aliou-se numa metaparceria com empresas relevantes em seus segmentos, com amplas bases de consumidores, para tornar o fato caso que irreversível e potencialmente dominante. E que os legisladores e controladores do mercado financeiro encontrem agora alternativas para enquadrar o que está proposto. A metaparceria já está aí.

A reflexão precipitada
Se até o Facebook com 2,6 bilhões de usuários no mundo e valor de mercado de US$ 500 bilhões foi se compor para lançar algo realmente disruptivo, porque outros negócios, empresas, propostas, conceitos não deveriam se abrir para buscar compor para se tornarem relevantes antes de serem ultrapassados?

Parece não haver muita dúvida que o cenário global atual e futuro pressupõe uma profunda transformação nas formas mais tradicionais e ortodoxas de pensar, estimulando a heterodoxia das combinações até mesmo improváveis das metaparcerias em busca de um espaço relevante e mais perene no mercado.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Uber emprega idosos na entrega de refeições no Japão

Próxima Postagem

Quantidade de e-commerces no Brasil cresce 37,5%

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Quantidade de e-commerces no Brasil cresce 37,5%

Quantidade de e-commerces no Brasil cresce 37,5%

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile