Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Lamentar ou inovar? Como as redes internacionais Outback e Daiso prosperam no Brasil

Marcos Hirai de Marcos Hirai
8 de junho de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 4 minutos

Dando continuidade ao tema do meu artigo anterior, onde expus o grande dilema dos varejistas brasileiros diante da instabilidade econômica e política que assolam este país, quando um novo ciclo de crescimento estava por vir e surge a hecatombe do escândalo político. E aí, qual caminho percorrer a partir de agora? Lamentar e chorar? Para seguir adiante, buscar inspirações positivas com outros varejistas pode ser alentador.

No texto anterior, selecionei duas redes nacionais que de forma genuína se destacam no atual ambiente econômico e político brasileiro: Renner e Reserva. Leia aqui.

Agora, quero apresentar dois cases de redes internacionais que incrivelmente conseguem se destacar em nosso mercado, expandindo mesmo nos momentos de crise.

outback

Outback

A rede americana de casual dining Outback é um sucesso contínuo de público no Brasil. A marca já contabiliza 20 anos por aqui, expandindo organicamente nos últimos 12 anos em 20% o número de novos restaurantes todos os anos.

Atualmente possui 83 unidades e é uma verdadeira paixão nacional. É aqui no Brasil que fica o restaurante com a maior receita e o maior número de clientes da rede, no Shopping Center Norte, em São Paulo.

Dos 10 maiores restaurantes da marca no mundo, em número de clientes, nove estão no Brasil. Em 2016, com crise econômica e tudo mais, as vendas comparáveis cresceram 6,1% e a empresa obteve por aqui seu melhor resultado global.

O Outback é um líder inconteste do chamado “casual dining”, que se propõe a ser uma alternativa intermediária às lanchonetes fast food e à alta gastronomia.

Esse nicho de mercado aspiracional é o que mais cresce no Brasil. As pessoas querem sair com a família, se reunir com amigos e ter acesso a algo que não machuque o bolso.

Uma das fórmulas do seu sucesso, além do ambiente descolado que foca a experiência do consumidor e do cardápio com porções fartas – mas pouco saudáveis –, que fazem sucesso entre os jovens e famílias, é o fato da rede atuar com o conceito de restaurantes próprios, tocados por sócios-proprietários. Cada unidade é gerenciada por um desses sócios-proprietários, que são selecionados, na maioria das vezes, entre seus próprios funcionários, àqueles que, sobretudo, apresentam forte perfil empreendedor.

O Outback pertence ao grupo Bloomin‘ Brands e conta com cerca de 1,5 mil restaurantes em 20 países. A companhia também é detentora da rede com inspiração italiana Abbraccio (Carrabba’s), Fleming’s Prime Steakhouse & Wine Bar e Bonefish Grill.

daiso

Daiso

A rede japonesa Daiso ainda tem presença restrita ao estado de São Paulo, mas praticamente dobra de tamanho desde que chegou ao país, em 2012. Com 4,2 mil lojas no mundo, presente em 28 países é a maior rede de lojas de “preço único” do mundo.

São produtos exclusivos com qualidade, variedade e singularidade e inclui praticamente tudo, desde artigos de papelaria até cosméticos, produtos pet, pesca, utensílios de cozinha, ferramentas, alimentos… são mais de 70 mil itens, renovados semanalmente, vindos diretamente do Japão e outros países asiáticos, num complexo sistema logístico.

Para manter a qualidade dos produtos, grande parte é desenvolvida e fabricada por eles. Em 2007, a empresa construiu na Tailândia a maior fábrica de produtos plásticos do mundo. Todo mês, a Daiso desenvolve mais de 500 produtos diferentes que são despachados para sua imensa rede de lojas no mundo.  

Aqui no Brasil, a variedade de produtos é menor, os valores giram em torno de R$ 7,99, e possuem um apelo irresistível de preços baixos, fazendo com que mesmo em época de vacas magras as vendas continuem crescendo.

Já são 25 lojas abertas e até o final do ano serão 35. Mas pretendem chegar a 85 lojas em cinco anos com filiais em todo o Brasil. O faturamento de R$ 100 milhões do ano passado deverá dobrar este ano, colocando o Brasil entre os cinco maiores mercados da empresa.

Assim como Renner e Reserva, Outback e Daiso também resolveram buscar eficiência e inovação atendendo os anseios dos seus clientes e não se abatendo com as inúmeras crises econômicas e políticas que assolam o país. Resolveram trabalhar muito, respeitando suas aptidões, seu DNA, antenados com as transformações do consumidor e das inovações do varejo.

 

Postagem anterior

Café Santa Monica lança Drip Coffee, o café de bolso

Próxima Postagem

Aplicativo ajuda na gestão de despesas de viagens pessoais e corporativas

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Aplicativo ajuda na gestão de despesas de viagens pessoais e corporativas

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.