Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Chegou o momento do fim das lojas físicas!

Luiz Guilherme Baldacci de Luiz Guilherme Baldacci
8 de abril de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

Há anos que escutamos que as lojas físicas iriam acabar, que o e-commerce “mataria” os PDVs de tijolos. Com a chegada da pandemia, o fim das lojas físicas é questão de tempo… de pouco tempo! A transformação digital foi acelerada e, além do e-commerce, os marketplaces, o voice commerce e centenas de soluções digitais de atendimento aos clientes estão dando um fim nas lojas físicas!

Calma! Isso não significa que não teremos mais estruturas físicas, com produtos e serviços, com equipes de atendimento, com gerente de vendas, com vitrine, com ofertas, com água e café para o cliente. Tudo isso existirá em uma loja phygital. Se morrem as lojas físicas, nascem as lojas phygitais, pontos de atendimento ao cliente com dois pilares estruturais essenciais: a conexão digital entre equipes e clientes, por meio soluções digitais; e equipes de profissionais de atendimento 5.0, formadas por pessoas com competências transversais na prestação de serviços.

O primeiro pilar não é novidade. Antes mesmo da pandemia, já encontrávamos as primeiras plataformas digitais de atendimento que, integrando tecnologia e pessoas físicas, ampliavam a qualidade do atendimento e davam ao cliente uma experiência mais segura no momento de compra. Dentro de uma loja do Magazine Luiza, já vivíamos a experiência de sermos atendidos por pessoas, com seus celulares nas mãos, apresentando ofertas e produtos com as informações do aplicativo da empresa. “Compre no site e receba na loja.” “Compre na loja e receba em casa”. Vários exemplos de integração entre tecnologia e ponto físico, entre digital e pessoas.

A Arezzo, rede de lojas de calçados, é um exemplo de que a transformação digital foi acelerada com a pandemia. Dois anos antes de a pandemia atacar as economias do Mundo, a empresa já havia enxergado a incorporação do digital como oportunidade de transformação do negócio. Hoje, o aplicativo da Arezzo, desenvolvido com o impulsionamento das restrições sanitárias da pandemia fechando portas de loja, transformou a capacidade de atendimento dos clientes pelos profissionais de lojas físicas e turbinou as vendas digitais. O crescimento de vendas do site é superior a três dígitos.

Um outro exemplo de integração entre pessoas e canais digitais, visto na última edição presencial da NRF, em janeiro de 2020, é o site da Color&Co, empresa da L’Oréal especializada em tinturas para cabelo. Percebendo a insegurança de clientes no momento de escolher a melhor solução para colorir os cabelos no site de compras, desenvolveu um serviço de consultoria online dentro do site. Clientes, com apenas um clique, solicitam o atendimento de um(a) especialista em coloração de cabelos por vídeo chamada. Após análise do tipo de cabelo e do “sonho” de cada cliente, uma solução específica é oferecida. O resultado é confiança na marca e segurança de sucesso na coloração do cabelo.

Vimos que o ponto que une ponto comercial físico e canal de venda digital são as pessoas. É aí que está o maior desafio! Será que temos profissionais com as competências necessárias para dar um atendimento “modelo 5.0”? Não basta ter uma plataforma de atendimento com as tecnologias mais modernas do mercado. Temos de ter pessoas qualificadas e com competências de atendimento cruzadas. Tem que ter:

  • Competências tradicionais de atendimento dentro da loja, para servir àqueles que vierem até a loja phygital.
  • Competências de vendedor externo, que vai até o cliente para servi-lo (mesmo que seja ir até o cliente virtualmente).
  • Competências de vendedor digital, com ótima comunicação escrita e verbal para servir com emoção para se diferenciar dos sites de vendas.
  • Competência de especialista naquilo que oferece aos clientes. Não existirá espaço para quem não é especialista.
  • Competência de relacionamento interpessoal. Essa sempre foi e será a maior promotora de lealdade dos clientes com a loja.

Recente artigo publicado pelo meu amigo-irmão Caio Camargo, no portal Mercado& Consumo, “A segunda onda das vendas por WhatsApp e redes sociais”, mostra que as lojas phygitais também poderão utilizar soluções digitas que estão nas mãos de todos nós. WhatsApp, Facebook e Instagram já vêm sendo utilizadas com maior maturidade após um ano de pandemia, exigindo que as equipes de loja saiam do PDV, virtualmente, para servir os clientes e buscar vendas. Mais uma vez, vimos que as lojas físicas terão cada vez menos espaço no mercado e se transformarão em lojas phygitais. Mas cuidado com a “pegadinha”. Enquanto muitos focam os investimentos na incorporação de tecnologias para transformação de seu negócio, o foco deve estar na transformação da cultura e do modelo de atendimento. Como está o investimento na transformação e qualificação das pessoas de sua empresa para esse novo cenário?

A sociedade 5.0 não fará mais compras nas lojas! Fará compras “pelas” lojas… phygitais!

Luiz Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman.
Imagem: Envato/Arte;Mercado&Consumo

Postagem anterior

Vivências marcantes, aprendizado singular: viagens de incentivo e conhecimento transformadoras

Próxima Postagem

Marilan assume a distribuição nacional dos produtos da Casa Suíça

Luiz Guilherme Baldacci

Luiz Guilherme Baldacci

Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento. Baldacci possui mais de 25 anos de carreira focada no varejo e ampla vivência em gestão de operações em empresas de franchising e consultoria.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Rodrigo Garla, presidente do conselho de administração, e Sérgio Tavares, presidente da Marilan

Marilan assume a distribuição nacional dos produtos da Casa Suíça

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.