Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

THINKers e Doers

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
8 de abril de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

Se preferirem, pensadores e fazedores. Parece que temos uma nova polarização acontecendo no mundo que, cada vez mais, se divide entre os que muito pensam e os que fazem acontecer.

Em mais uma viagem à China, observamos impactados como as coisas andam mais rápido por aqui. Se você esteve na China há três anos, vai ficar surpreso com o que encontra por lá.

Em pleno domingo empregados em obras, em limpeza pública e manutenção de forma geral, estão ativos em trabalho frenético fazendo as coisas acontecerem. Reuniões e encontros de negócios no domingo também são habituais.

Para além do 9-9-6, concepção usual na China, que significa das 9 às 9, seis dias por semana, estão avançando para o domingo para que tudo aconteça mais rápido. Os empregados públicos têm um dia de descanso semanal, mas o senso de urgência que impera faz com que as obras não parem sete dias por semana. Para isso, existem turnos de trabalho permitindo conciliar obras todos os dias com empregados revezando-se.

Como faz falta esse senso de urgência no Brasil nesse momento! Mind the Gap!!!
E o impacto é ainda maior, pois vindo de quatro dias de trabalho, em Milão, uma cidade vibrante em termos culturais, artísticos, de moda, gastronomia e muito mais, a distância atitudinal percebida é ainda mais marcante.

Uma Itália com problemas de déficits fiscais e previdenciários similares ao do Brasil, com redução e dramático envelhecimento da população, com dificuldades políticas ainda mais sérias que as nossas, se é que é possível, uma perspectiva de crescimento econômico extremamente limitada, tudo isso, na comparação direta com a realidade chinesa, lembra a fábula da cigarra e da formiga.

Na Itália, e em boa parte da Europa ocidental, de riquíssima tradição e padrão cultural, artístico e social, vive-se muito mais do passado do que do futuro. Pensa-se e discute-se muito de tudo o tempo todo. E o tempo destinado a diagnósticos, estudos e valorização de alternativas consome a maior e a melhor parte do tempo.

E existe menos dedicação para fazer acontecer.

Talvez a Alemanha seja a exceção nesse bloco, um lugar onde se quer esquecer o passado e construir o futuro. E para boa parte dos países da Europa Oriental, como Romênia, Polônia e outros, também está incorporada a mesmo postura.

Na China, de impressionante história, e que já foi o país mais desenvolvido do mundo, parece haver um senso de urgência absolutamente único. O que permitiu que num prazo relativamente curto, não mais que vinte anos, tivesse um salto quântico em termos de crescimento e desenvolvimento. Com impactos sociais incríveis.

Tornou-se a maior economia do mundo no critério PPP – Paridade do Poder de Compra e tem ano certo, e próximo, para ser o maior do mundo em qualquer critério.

Na China, o foco principal é fazer a partir de um direcionamento geral, pensado e articulado com foco e rapidez, e é na execução que está a diferenciação.

O que fez com que nesses vinte e poucos anos, negócios antes desconhecidos, se tornassem líderes globais, com Alibaba, Tencent, JD, Fossun, Didi e outros. E continuem a crescer de forma exponencial, menos do que no passado recente, razão pela qual, agora também buscam opções fora da China.

Em recente conference call com Mark Greeven, co-autor do livro Business Ecosystems in China, e que estará palestrando no LATAM Retail Show, em agosto, em São Paulo, tivemos oportunidade de conversarmos exatamente sobre esse tema.

O quanto esse modelo de negócio, dos ecossistemas, até agora vencedor por larga margem no cenário global, foca na execução para ser muito mais rápido na ocupação de espaços no mercado.

E não podemos esquecer as plataformas exponenciais, como Google, Amazon, Facebook e outras que são as versões ocidentais do modelo da nova organização empresarial emergente do cenário digital.

E todas trilham pela mesma direção do fazer mais e mais rápido e, se for para cometer erros, que sejam cometidos e corrigidos rapidamente.

Mark, naquela oportunidade mencionou que Jack Ma, o incensado fundador do Alibaba, hoje só se envolvia em temas onde o eventual erro não teria retorno possível. Tudo isso parece fazer muito sentido.

No passado, o futuro podia ser previsto, avaliado, medido e, de alguma forma planejado. Hoje, não mais.

O futuro é incerto, volátil e muda sua configuração a cada momento pela mão da tecnologia e da transformação digital, impactando absolutamente tudo ao nosso redor.

Isso parece determinar essa polarização que assistimos no mercado, nas empresas, nos países e na Sociedade de forma geral.

Entre os que muito pensam e discutem e os que fazem acontecer, o pêndulo parece pender positivamente para os que agem para transformar antes de serem transformados.

Como tudo na vida, é uma questão de peso relativo, o que significa que não se deve desprezar o planejamento, organização e alinhamento mas, que isso não gere um excessivo tempo e perda de foco, a ponto de comprometer a capacidade de realização.

E isso aparenta ser o novo paradigma sobre o qual vale a reflexão: como deve ser a cultura dominante nas organizações, nos negócios, nas empresas e nos setores que serão vencedores dentro da nova realidade? A dos pensadores ou os que fazem acontecer?

E mais importante, como obter um ponto de equilíbrio saudável e mais rentável entre ambos como uma nova cultura empresarial?
Vale refletir.

NOTA: Marc Greeven estará participando no LATAM Retail Show, em agosto, em São Paulo, em um painel especialmente focado nas transformações que os Ecossistemas de Negócios na China estão precipitando no mundo, na sociedade e no varejo.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Primark cresce com grandes lojas e produtos baratos

Próxima Postagem

Vans Inaugura “Shoebox” no Parque Cândido Portinari

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Vans Inaugura “Shoebox” no Parque Cândido Portinari

Vans Inaugura "Shoebox" no Parque Cândido Portinari

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.