Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

IA, de onde vem, do que se alimenta e o que entrega?

Episódio 1: Entendendo como a Inteligência Artificial pode ser útil no seu negócio

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
8 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
IA, de onde vem, do que se alimenta e o que entrega?

Com este artigo, iniciamos a série sobre Inteligência Artificial aplicada aos negócios! Meu objetivo é ajudar você a aterrissar tantos conceitos que estamos escutando e conseguir materializar como a IA pode ser útil no seu negócio!

Mas afinal, de onde vem a IA? Ela teve o seu conceito definido em 1950, na Universidade de Carnegie Mellon, pelos cientistas Herbert Simon e Allen Newell, que criaram o primeiro laboratório dedicado a IA dentro de um ambiente acadêmico.

E por que criaram? A IA é uma ciência que, associada à engenharia, tem como função simular o pensamento humano através de máquinas inteligentes que possam aprender, raciocinar, interpretar e tomar decisões de formas semelhante aos seres humanos com a finalidade de reduzir erros, propor soluções e facilitar rotinas.

E para os negócios, qual o pulo do gato? A IA está presente em todo e qualquer processo dentro de uma empresa. Ela veio com a missão de fazer a diferença no dia a dia das empresas, começando pelas inúmeras melhorias na otimização de processos, facilitando a captação e a fidelização de clientes, reduzindo os custos operacionais e, com isso, aumentando a competitividade e trazendo ganhos consideráveis nos resultados.

E do que ela se alimenta? De onde vem a base para que ela possa dar todos esses resultados? Dados. Isso mesmo, os dados da empresa são a base da IA.  A empresa precisa inicialmente ter uma cultura data-driven, ou seja, os dados serão o principal ingrediente para as tomadas de decisão e para os planejamentos estratégicos. Tudo vai acontecer a partir dos dados. O sucesso de um projeto de IA depende totalmente dos dados, desde a coleta, processamento e análise dos dados gerados pela própria empresa.

Quais as principais entregas da IA para os negócios? O investimento em IA pode projetar exponencialmente o desempenho do seu negócio, trazendo insights através das análises dos dados que são capazes de mudar completamente o caminho a ser percorrido e os resultados que serão alcançados.

Resumindo o que falamos acima, alguns resultados que um projeto de IA pode trazer para o seu negócio:

  • otimização de processos,
  • aumento de produtividade,
  • facilitação para captação e fidelização de consumidores com um suporte eficiente,
  • atendimentos personalizados,
  • redução de custos operacionais,
  • cruzamento de informações,
  • melhora da competitividade e aumento de vendas,
  • melhora na comunicação interna com colaboradores, fornecedores e clientes,
  • análises preditivas e decisões mais assertivas,
  • proteção contra ameaças virtuais, como fraudes e ataques cibernéticos.

O que vimos nesse primeiro episódio é que os dados são o início, meio e fim de um projeto de IA bem-sucedido. A confiabilidade dos dados é a chave de acesso para que a IA possa fazer o seu trabalho. As empresas que querem ter a IA como sua principal aliada para o progresso precisam começar “adubando” a terra para colher os melhores dados.

A implantação de um projeto de IA precisa de métricas bem definidas para nortear a geração de dados e o desenho de um projeto único, que será o da sua empresa.

As empresas, dos mais variados segmentos, precisam ter um projeto de IA para chamar de seu. Esse é um caminho sem volta para manutenção e crescimento do seu negócio.

Vejo vocês no próximo episódio com mais sobre IA aplicada aos negócios.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Dia do Consumidor: como estratégia de dados pode alavancar os resultados do varejo

Próxima Postagem

Adidas e Nike são as marcas preferidas do público infanto-juvenil no Brasil

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Adidas e Nike são as marcas preferidas do público infanto-juvenil no Brasil

Adidas e Nike são as marcas preferidas do público infanto-juvenil no Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.