Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Tendências de trabalho para 2024: adaptação e inovação necessárias

Fabio Aloi de Fabio Aloi
8 de fevereiro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Tendências de trabalho para 2024: adaptação e inovação necessárias

O cenário profissional está passando por transformações significativas, e 2024 promete ser um ano marcante para líderes e organizações.

Diante dos desafios impostos por eventos como a pandemia global e a ascensão da Inteligência Artificial generativa (GenAI), é crucial compreender as tendências que moldarão o futuro do trabalho.

Recentemente, em artigo da Harvard Business Review, especialistas em comportamentos e tendências exploraram o que nos espera em 2024. Daí surgiram nove tendências identificadas pela Gartner que demandarão adaptação e inovação por parte das empresas e principalmente pelos líderes:

  1. Benefícios criativos para lidar com os custos do trabalho

Com a mudança para o home office, tornou-se evidente que os custos associados ao deslocamento para o escritório superam muitas vezes os benefícios. As organizações, reconhecendo essa realidade, estão adotando abordagens inovadoras. Subsídios habitacionais, benefícios para cuidadores e programas de bem-estar financeiro emergem como estratégias eficazes para atrair e reter talentos valiosos.

  1. IA criará, e não diminuirá oportunidades na força de trabalho

Apesar das preocupações sobre a substituição de empregos pela Inteligência Artificial, a pesquisa da Gartner destaca que a GenAI remodelará funções, proporcionando novas oportunidades. Até 2025, estima-se que 70% das tarefas textuais e de dados envolverão interações com ferramentas de GenAI. Isso sugere que a integração eficaz da Inteligência Artificial pode resultar em uma força de trabalho mais eficiente e dinâmica.

Em visita ao CD da Amazon em NY, vimos muitos robôs, mas também mão de obra humana em trabalhos que exigem coordenação motora.

  1. Semana de trabalho de 4 dias se tornará comum

A ideia de uma semana de trabalho reduzida, anteriormente considerada radical, está ganhando aceitação generalizada. A pesquisa revela que 63% dos candidatos veem a “semana de quatro dias pelo mesmo salário” como um benefício atraente.

As organizações estão adotando essa prática não apenas para promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mas também para melhorar o engajamento dos funcionários e ganhar vantagem competitiva. Ainda um desafio por aqui, mas uma tendência que ganha cada vez mais corpo.

  1. Resolução de conflitos será uma habilidade essencial para gerentes

Diante das crises geopolíticas, greves e mudanças climáticas, a habilidade de resolver conflitos torna-se crucial. A pesquisa destaca que 57% dos gestores consideram-se responsáveis por gerenciar conflitos. As organizações serão desafiadas a capacitar os gestores nessa habilidade essencial, reconhecendo e recompensando a resolução eficaz de conflitos como uma competência valiosa.

Se pararmos para pensar, estamos iniciando conflitos para acabar com antigos conflitos.

  1. Experimentos com GenAI terão desafios e custos dolorosos

Apesar da empolgação com a GenAI, é vital abordar suas implementações com cautela. A Gartner alerta sobre a trough of disillusionment, indicando desafios e custos dolorosos associados a implementações apressadas.

As organizações são aconselhadas a investir em treinamento para os funcionários para discernir a validade das informações geradas pela GenAI, evitando assim expectativas exageradas. Aprecie com moderação.

  1. Requisitos de habilidades superarão requisitos de diplomas

Uma tendência notável é a crescente importância das habilidades em relação aos diplomas acadêmicos. Grandes empresas como Google, Target, Walmart já eliminaram requisitos de diploma em suas vagas, possibilitando acesso a um pool mais amplo de talentos. Este movimento destaca a necessidade de as organizações focarem em requisitos de habilidades específicas, proporcionando oportunidades igualitárias e atraindo indivíduos talentosos com diversas origens educacionais.

  1. Proteção contra mudanças climáticas como benefício do empregado

Eventos climáticos extremos elevaram a conscientização sobre a necessidade de proteção contra mudanças climáticas. Empresas estão destacando medidas como compromissos para a segurança física dos funcionários, compensações para aqueles impactados e suporte à saúde mental como benefícios essenciais. Esta abordagem não só beneficia os funcionários, mas também posiciona as organizações como defensoras responsáveis.

  1. DEI se integrará ao modo de trabalhar

Após um intenso foco em iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) em 2020, a pesquisa destaca a necessidade de integrar o DEI em todos os aspectos da organização.

O DEI não será mais uma iniciativa isolada, mas uma parte fundamental da cultura e dos objetivos de negócios. E a integração total resultará em ambientes de trabalho mais inclusivos e inovadores.

  1. Estereótipos tradicionais de carreira desaparecerão

Caminhos de carreira convencionais estão sendo substituídos por trajetórias mais flexíveis. As organizações devem se adaptar, facilitando a permanência de talentos, aproveitando a expertise, independentemente da antiguidade e preparando-se para a aposentadoria iminente de profissionais experientes. A abertura a caminhos de carreira não lineares torna-se essencial para reter e motivar os colaboradores.

Essas tendências delineiam um cenário desafiador e dinâmico para as organizações em 2024. Líderes são instados a priorizar estrategicamente e agir sobre as tendências que terão um impacto significativo em suas operações, talento e metas estratégicas.

Aqueles que não o fizerem arriscam-se a ficar para trás na atração e retenção de talentos, bem como na consecução de seus objetivos estratégicos.

Fabio Aloi é sócio-diretor da ONE Friedman.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagens: Shutterstock

 

 

Referências:

Harvard Business School

 

Postagem anterior

Carrefour Property fecha parceria para avançar com plano de expansão no conceito multiuso

Próxima Postagem

Criação de espaços de conveniência atrai consumidor a lojas pop-up

Fabio Aloi

Fabio Aloi

Sócio-diretor da One Friedman. Executivo com mais de 20 anos de carreira atuando nas áreas de Expansão de Negócios, Planejamento e Estratégias de Mercado.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Criação de espaços de conveniência atrai consumidor a lojas pop-up

Criação de espaços de conveniência atrai consumidor a lojas pop-up

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.