Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Diversidade e inclusão genuína no ambiente de trabalho

Karen Cavalcanti de Karen Cavalcanti
8 de janeiro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Mais de 30 estatais assinam pacto para cumprimento de metas para diversidade e inclusão em seus quadros

Recentemente, diversas polêmicas foram geradas após o Magazine Luiza e a Bayer anunciarem seus programas de trainee com foco para jovens negros. Movimentos como esse são importantes para aumentar a diversidade e combater o racismo estrutural que existe nas empresas brasileiras.

Recentemente, a Mosaiclab realizou o estudo “Consumidor do Amanhã”, em que foi mapeada a percepção da sociedade sobre tendências, movimentações sociais e culturais de diversas temáticas, inclusive abordando temas como discriminação, intolerância, racismo e bullying.

Os brasileiros se consideram respeitosos com os demais: 64% declaram que esse é um traço forte da sua personalidade, mas, no dia a dia, há preconceitos velados e abertos que são muito preocupantes.

Pensando no futuro, nos próximos 5 a 10 anos, 93% acreditam que discriminação, preconceito e intolerância ainda serão problemas na nossa sociedade. Um terço das pessoas (27%) acredita que bullying no ambiente de trabalho ainda incomodará os funcionários.

Entre os principais problemas relacionados a intolerâncias e discriminação que os brasileiros consideram que ainda serão preocupantes no futuro, temos os relacionadas a:

  • 56% cor da pele (racismo);
  • 48% orientação sexual;
  • 47% gênero;
  • 46% xenofobia contra imigrantes, refugiados;
  • 46% opção religiosa;
  • 41% nível econômico (status social);
  • 41% aparência (gordofobia, estereótipos, etc.);
  • 40% mais velhos, idosos;
  • 27% portadores de necessidades especiais.

Há um desejo de mudança latente pela sociedade, a tendência de INCLUSÃO GENUÍNA, retratada no estudo: vontade que se rompam preconceitos, busca por aceitação e respeito verdadeiro no dia a dia e no ambiente de trabalho.

Nesse mesmo estudo, constatamos que a população visualiza as empresas como vetores positivos de mudança social, que elas contribuem efetivamente para avanços, incluindo o tema discriminação.

Confirmando esta tendência, 64% consideram que teremos mudanças positivas no mercado de trabalho nos próximos 5 a 10 anos, com maior inclusão e diversidade:

  • Maior inclusão, oportunidades e aceitação para diversidade de forma geral (étnica, gênero, cultural, etc.);
  • Maior inclusão, oportunidades e aceitação para portadores de necessidades especiais (física e mental);
  • Maior inclusão, oportunidades e aceitação para pessoas mais velhas e idosos.

Além disso, 51% das pessoas consideram que as empresas promoverão mais mudanças relacionadas a igualdade de gênero:

  • Equiparação salarial entre homens e mulheres;
  • Equiparação de direitos mulheres e homens quando tiverem filhos (tempo de licença, horários flexíveis, etc.).

Conversar e tomar ações assertivas com relação a esses temas nas empresas são atitudes mais que esperadas pela população e pelos funcionários. Empresas que desejam sucesso futuro, crescimento constante, funcionários satisfeitos precisam estar atentas a essas movimentações e incorporar verdadeiramente planos de ação nas suas políticas de Recursos Humanos.

Karen Cavalcanti é sócia-diretora da Mosaiclab, área de inteligência de mercado do Gouvêa Ecosystem.

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Rede Mr. Cheney vai abrir 6 novas unidades em shopping centers até fevereiro

Próxima Postagem

NRF emite declaração sobre os ataques ao Congresso em Washington

Karen Cavalcanti

Karen Cavalcanti

Karen Cavalcanti é sócia-diretora da Mosaiclab, área de inteligência da Gouvêa com a chancela “powered by”. É especialista em prospecção, análise e emprego estratégico de dados do mercado de consumo no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
NRF emite declaração sobre os ataques ao Congresso em Washington

NRF emite declaração sobre os ataques ao Congresso em Washington

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.