Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Não é só futebol: a transformação digital da Copa do Mundo

Carlos Carvalho de Carlos Carvalho
7 de dezembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Não é só futebol: a transformação digital da Copa do Mundo

Todos já estão cansados de saber que a transformação digital é essencial para manter qualquer negócio em pé. Independentemente da área de atuação, investir em inovações tecnológicas é o que faz com que uma empresa se mantenha bem posicionada na concorrência. Não é diferente com o futebol. De qualquer forma, a aceleração digital chegou à Copa do Mundo de 2022, conhecida como a mais tecnológica de todas.

O Catar, local escolhido para sediar a Copa deste ano, é um dos países mais ricos do mundo. Em 2021, seu PIB chegou a US$ 179 bilhões, de acordo com o Banco Mundial. Por consequência, já era esperado que a Copa do Mundo de 2022 seria diferenciada, sem contar com o fato de ser a primeira realizada no Oriente Médio e no final do ano. Mas não se sabia que as tecnologias teriam um papel de protagonismo nos jogos, desde as roupas dos jogadores até a arquibancada onde ficam os torcedores.

Em 2018, se nos mostrassem a imagem de uma bola sendo carregada na tomada e falassem que assim seria a próxima Copa, seria difícil de acreditar. Mas essa é a realidade. Uma imagem das bolas oficiais da Copa sendo carregadas viralizou nas redes sociais e chamou a atenção das pessoas.

A Al Rhila, como é chamada a bola desenvolvida pela Adidas em parceria com a tecnologia da empresa Kinexon, tem um sensor de toque e movimento que fornece informações precisas aos árbitros de vídeo (VAR). Os dados captados pelo sensor são combinados com o rastreamento dos jogadores, que é feito a partir das câmeras do campo, a fim de evitar erros durante o Mundial. Esse sensor é alimentado por uma bateria recarregável, o que explica a imagem que viralizou.

As novidades não se limitam aos campos de futebol. O Catar é um país quente e suas temperaturas podem chegar até 41º C. Pensando no bem-estar dos visitantes, os estádios foram construídos com uma tecnologia avançada de resfriamento. Um centro de energia foi instalado perto dos estádios para levar água fresca aos canos instalados em diversos pontos da arena. Assim, no momento em que a água é distribuída, o ar gelado é empurrado ao campo e à arquibancada, o que proporciona um clima agradável aos jogadores e torcedores.

Além de ser a Copa do Mundo mais tecnológica da história, as inovações também prometem entregar o Mundial mais sustentável já visto. Em entrevista à Agência de Notícias Brasil Árabe (Anba), o diretor de Relações com Parceiros e Sustentabilidade do Comitê Supremo de Entrega e Legado da Copa do Catar, Jassim Al Jaidah, falou sobre as ações que o país adotou para garantir a sustentabilidade do evento, entre elas estão a disseminação do descarte correto do lixo e a conquista da certificação GSAS (Global Sustainability Assessment System). Al Jaidah explicou que a estratégia adotada pelo país foi baseada em cinco eixos principais: econômico, ambiental, humanitário, social e governamental.

Com isso, além da grande presença da transformação digital na Copa, também podemos observar a influência das iniciativas de ESG (Ambiental, Social e Governança). A necessidade de digitalização, assim como as de ações focadas em governança, na sociedade e no meio ambiente, não está limitada às grandes empresas.

Todos os negócios precisam acompanhar e se adaptar às inovações do mercado. A Copa do Mundo de 2022 nos mostrou isso. Não é só futebol.

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Montana Grill expande operação com abertura de unidades em Goiás e Minas Gerais

Próxima Postagem

Com conceito de supermercado e restaurante, Dom’s Kitchen abre 2ᵃ unidade em Chicago

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de TI, atuando em empresas nacionais e multinacionais, nas verticais de indústria, varejo, finanças, saúde, consultorias e serviços. ​

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Dom's Kitchen & Market

Com conceito de supermercado e restaurante, Dom's Kitchen abre 2ᵃ unidade em Chicago

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.