Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A burocracia mata a inovação? Saiba o quanto a sua empresa é burocrática

Redação de Redação
7 de novembro de 2017
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Você saberia dizer o quanto a sua empresa é burocrática?

Não recente, mas ainda atual, a Harvard Business Review, HBR, criou um Índice BMI (Bureaucracy Mass Index) com o intuito de medir a resposta de mais de 7 mil entrevistados de um grupo de empresas participantes. Você pode buscar o índice da sua empresa e comparar respondendo a pesquisa aqui.

A burocracia surge com a necessidade de criar controles e maior gestão aos processos interno de empresas, tema bastante polêmico após a repercussão da Lava Jato. Com o aumento do Compliance nas empresas, a tendência é que a burocracia ganhe maior força, mas não podemos simplesmente trocar um mal pelo outro.

Por isso, embora a burocracia seja um mal necessário, muitas vezes, prejudica a capacidade das empresas inovarem e sobreviverem a grandes alterações tecnológicas. Afinal, não é novidade que o excesso de burocracia é um problema crônico em muitas empresas no mundo todo, mas alguns resultados da pesquisa da HBR me deixaram surpreso:

  • 28% do tempo das pessoas é desperdiçado em burocracias internas;
  • 2/3 das pessoas acreditam que o nível de burocracia está aumentando;
  • 40% das pessoas acreditam que uma redução de 1/3 do headcount das empresas não afetaria o valor entregue aos clientes;

Tendo isso em vista, o primeiro passo para resolver esse mal é reconhecer se a sua empresa é burocrática ou não.

Existem, segundo a HBR 7, categorias de burocracia:

  1. Inchaço – excesso de headcounts e níveis hierárquicos
  2. Fricção – excesso de trabalho que ocupa, mas não produz
  3. Insaluridade – muito tempo gasto em processos internos de comunicação e formalização
  4. Desempoderamento – pouca autonomia e capacidade de decisão
  5. Aversão ao risco – muitas barreiras e restrições internas
  6. Inércia – dificuldade de gerar mudanças e tomar decisões relevantes
  7. Política – muito foco dedicado a ganhar poder e influência

Fato é que, quanto maior a empresa, mais burocrática ela se torna. Exemplo claro é quando realizamos projetos em empresas grandes e com alto grau de burocracia, o tempo de projeto é muitas vezes consumido com questões burocráticas, políticas e reuniões sem fim. Os projetos sofrem com a dificuldade de criar validações e decisões à medida que há muitas pessoas e cargos que precisam estar alinhados.

E quando não basta reconhecer que somos burocráticos?

A questão fundamental de toda grande empresa é que não basta reconhecer que a empresa é burocrática, é preciso determinar o quanto isso representa em valor (R$). A HBR estima que esse custo representa mais de 9 TRILHÕES DE DÓLARES no mundo. O desafio de calcular o custo burocrático da empresa é real, no entanto você pode fazer uma estimativa também:

  • Calcule os valores das horas trabalhadas em reuniões não produtivas;
  • Calcule os custos com projetos sem resultados;
  • Calcule os custos com cargos e pessoas necessárias apenas para gestão de processos não produtivos;
  • Calcule custo com projeto que buscam atualização versos o custo de projetos que buscam inovação.

Não se engane! Quando envolvemos valores e custos que podem ser cortados com melhorias de eficiência, qualquer empresa pode ser convencida e motivada a mudar.

Mesmo que não dependa de você é possível mudar essa onda burocrática com pequenas ações no dia a dia.

Na comunicação interna. Reduza a quantidade de e-mails não produtivos (e-mails de agradecimento, conteúdos extensos, sem endereçamento e ações necessárias).

Na tomada de decisão. Envolva outras pessoas e áreas somente quando necessário, não arraste muita gente para reuniões se elas não terão papel decisório. Informe as pessoas sobre resultados e andamento em reuniões paralelas.

Nos processos internos. É importante seguir regras, procedimentos e formalizações, porém é importante também ponderar se a burocracia dos processos é necessária dada a importância do resultado.

Postagem anterior

Sonae Sierra Brasil investe R$ 7,4 milhões em atrações de Natal para seus 10 shopping

Próxima Postagem

Black Friday prevê arrecadação recorde de R$ 2,2 bi em 2017

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

NRF Retail's Big Show

O novo papel da loja físca como centro de experiência e conveniência será destaque na NRF

31 de outubro de 2025
Artigos

Money 20/20: o futuro do dinheiro é invisível e centrado no usuário

31 de outubro de 2025
NRF Retail's Big Show

Inteligência Artificial e cenário global devem dominar debates da NRF 2026

31 de outubro de 2025
Economia

Bancos iniciam mutirão de renegociação de dívidas no sábado, em cenário de inadimplência em alta

31 de outubro de 2025
Foodservice

Conheça os bastidores da produção do Frango Assado na Cozinha Central da IMC

31 de outubro de 2025
Artigos

Por que o valor da confiança será o grande diferencial para as marcas em 2026?

31 de outubro de 2025
Foodservice

Fogo de Chão aposta em estrutura premium para confraternizações de fim de ano

31 de outubro de 2025
Muito além do chocolate: tudo sobre a jornada da Cacau Show em licenciamento, entretenimento e hotelaria
Varejo

Com 100 mil revendedores ativos, Cacau Show acelera expansão do modelo porta a porta

31 de outubro de 2025
Próxima Postagem
Black Friday prevê arrecadação recorde de R$ 2,2 bi em 2017

Black Friday prevê arrecadação recorde de R$ 2,2 bi em 2017

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile