Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A hora e a vez do Orçamento Base Zero: nunca o OBZ foi tão necessário

Natalino Franciscato de Natalino Franciscato
7 de julho de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Orçamento Base Zero 2

Um ano diferente para todo o planeta. Nunca tanta coisa mudou em tão pouco tempo.

Em termos de orçamento, o que foi planejado nas empresas e nos governos foi por água abaixo diante de uma pandemia imprevisível e sem precedentes na história moderna.

O que mais ouvimos nos dias de hoje é que: “no novo normal algumas práticas serão diferentes”, “precisamos nos reinventar”, “o mundo não será o mesmo depois da pandemia” e coisas assim.

Pois bem, diante do choque de realidade quanto à gravidade da conjuntura que vivemos, pensar de forma diferente o próximo orçamento deve ser encarado como um ato de sobrevivência. Muita coragem será necessária nesta atividade.

O que precisa mudar no próximo orçamento das empresas?

O orçamento de 2021 terá características bem diferentes dos anos anteriores e exigirá soluções inovadoras. A pandemia acelerou decisões que não foram tomadas em dez anos.

O momento é de um questionamento radical das despesas, empurrando as empresas para um momento de revisão generalizada de todos os seus gastos. Porém, ao contrário do que possa parecer, isto é bom. Esta mudança na forma de avaliar despesas pode gerar benefícios e salvar quem se mantinha refém da inércia dos gastos ineficientes.

A clássica forma de orçar com a base histórica nas mãos, olhando pelo “retrovisor” e perpetuando a ineficiência dos gastos, precisará dar lugar a outra solução mais criativa. E ela existe.

Romper com o modelo orçamentário baseado nos gastos históricos, recheado daquelas famosas “gordurinhas orçamentárias”, nunca fez tanto sentido. Projetar os números como se as empresas estivessem sendo fundadas hoje virou uma necessidade, dado o desafio de sobrevivência imposto pelo cenário atual.

Não é tarefa de uma pessoa. Engajamento é mandatório.

Diferente dos exercícios onde poucos gestores elaboram o orçamento do departamento, a ordem é dividir a discussão com vários gestores.

A prática do “sempre fizemos assim” precisa ser substituída pelo debate coletivo, bem coordenado com um time de representantes de varia áreas, desafiados a construir um novo racional das despesas para todo plano de contas, como se fosse a primeira vez.

Enquanto o planejamento estratégico vem de cima para baixo, definido pela direção, o OBZ precisa ser gerado de baixo para cima, com a participação de todos os departamentos e em sintonia com as diretrizes estratégicas.

O envolvimento de mais pessoas questionando as despesas é um dos pilares do Orçamento Base Zero porém, isto leva mais tempo, gera mais debates e a construção tende a ser mais lenta do que nos orçamentos com base histórica.

Endereçar desde já o tema orçamentário do próximo ano permite estudar com calma todas particularidades do momento conturbado que vivemos.

O que o Orçamento Base Zero realmente significa?

Esqueça o que passou. Interessa provar que as despesas são inquestionáveis para a sobrevivência da empresa. O OBZ vai usar desta estratégia como base para toda a reconstrução orçamentária.

Podemos repensar os gastos mínimos de cada área. Esta reconstrução ocorre de forma colaborativa, envolvendo equipes multidisciplinares e de diferentes níveis hierárquicos. Como consequência desta dinâmica, cria-se um sentimento de compromisso e responsabilidade sobre a futura execução do orçamento.

Trabalhar o orçamento com a técnica do OBZ vai tirar as empresas da zona de conforto, estimulando a criatividade coletiva e possibilitando o exercício de simulações de novos cenários de gastos até a adoção da melhor solução.

A gestão financeira deve ser uma obsessão nos tempos atuais, assim como a eficiência em custos. A aplicação do OBZ significa um atalho neste caminho.

O que um o OBZ pode fazer pela sua empresa?

  • Uma metodologia que permite romper o ciclo vicioso de ineficiência dos orçamentos com base histórica, mobilizar equipes em torno de ideias criativas e eliminando desperdícios durante a execução orçamentária.
  • A metodologia permite reavaliar despesas de forma inteligente e aumenta a eficiência dos recursos financeiros aplicados.
  • OBZ é o segredo que as empresas precisam descobrir em tempos de pandemia, para virar o jogo dos custos e conseguir driblar a crise.

NOTA: A GS&Consult apoia a evolução das relações de consumo e desenvolveu uma metodologia para aplicar as técnicas do orçamento base zero. Através da discussão coletiva do plano de contas, rompendo com a base histórica de gastos, é possível repensar as despesas de uma forma criativa, reduzindo custos e aumentando o comprometimento das equipes durante a gestão orçamentária. Saiba mais em: www.gseconsult.com.br.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Vendas no varejo da zona do euro têm recuperação recorde

Próxima Postagem

China avança no comércio eletrônico e já supera a Amazon

Natalino Franciscato

Natalino Franciscato

Natalino Franciscato é gerente de Projetos da Gouvêa Consulting. É engenheiro pós-graduado em Administração Industrial e consultor sênior com mais de 30 anos de experiência em cargos de liderança. Atuou como executivo em operadores logísticos de grande porte e gestor na indústria eletroeletrônica. Como consultor, desenvolveu projetos de otimização operacional e administrativa para a indústria e varejo, projeto e construção de Centros de Distribuição, revisão da cadeia de abastecimento, redução de custos aplicando metodologia OBZ, estudos de Tempos e Movimentos para aumento de produtividade, terceirização e internalização de atividades.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
China avança no comércio eletrônico e já supera a Amazon

China avança no comércio eletrônico e já supera a Amazon

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile