Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Compreender a Maturidade Tecnológica como diferencial competitivo e potencial para aceleração digital

Carlos Carvalho de Carlos Carvalho
7 de junho de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Compreender a maturidade tecnologia como diferencial competitivo e potencial para aceleração digital

Com o avanço acelerado da tecnologia, o conceito de Maturidade Tecnológica vem ganhando cada vez mais relevância e destaque dentro das empresas, pois emerge como crucial para impulsionar a aceleração digital e garantir a competitividade no mercado, além de permitir eficiência e suficiência na operação, processos e segurança.

Durante o último final de semana aconteceu o Connection Foodservice, com destaque em temas como a adoção e utilização de tecnologias nas empresas, foco nas tendências que ofereçam inovação e digitalização em suas operações, estratégias e processos de negócios.

Está cada vez mais clara a importância do entendimento sobre a maturidade tecnológica para que as empresas estejam preparadas e consigam se adaptar, aproveitando plenamente as oportunidades oferecidas pelo ambiente digital.

Para evoluirmos, é necessário fazer uma avaliação detalhada do estado atual da estratégia, infraestrutura tecnológica, sistemas, processos e cultura digitais. Também é preciso trabalhar no desenvolvimento e na atualização das estratégias em TI, para nos certificarmos de que estejam alinhadas aos objetivos e necessidades da organização, definindo uma visão clara dos recursos tecnológicos necessários para alcançar os principais objetivos.

Etapas fundamentais, como estabelecer uma estrutura de governança em TI eficaz e implementar soluções para coletar, processar e analisar informações relevantes para o negócio, requerem a avaliação da infraestrutura e das soluções de software da empresa, além de analisar se elas são capazez de suportar a elasticidade das demandas atuais e futuras.

Ao tratarmos da automação, será necessário conhecer e identificar todos os processos manuais que poderão ser automatizados, compreendendo a implementação de BPM, RPA ou criando sistemas mais simples de fluxo de trabalho, capazes de automatizar tarefas rotineiras, aumentar a eficiência e reduzir erros.

Outro ponto importante, ao analisarmos a maturidade tecnológica, está voltado para a segurança da informação, que exige o acompanhamento de tendências que possam garantir a proteção dos dados e sistemas da empresa, por meio de medidas de segurança adequadas, como o firewall, a criptografia, a autenticação multifator, a LGPD, as políticas de segurança e o treinamento para conscientização dos funcionários.

Neste último ponto, relacionado ao fator humano, que vem sendo foco dos cibercriminosos, é preciso conscientizar os departamentos ligados às pessoas para desenvolver e capacitar os funcionários com as competências digitais adequadas; num mesmo nível de importância. A TI precisa identificar as habilidades e os conhecimentos necessários para trabalhar plenamente com todas as tecnologias disponíveis no mercado, buscando internamente o crescimento e a evolução profissional para otimizar o potencial interno e valorizar sua estrutura.

Por fim, mas não menos importante, um projeto que consiga trabalhar a maturidade tecnológica de maneira completa e 360° exigirá a criação de uma cultura de inovação, além do investimento em pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias emergentes que possam impulsionar a competitividade da empresa num longo prazo.

Para que isso aconteça de maneira contínua, a busca por melhoria com o monitoramento, estabelecendo indicadores de desempenho e métricas para medir a eficácia das iniciativas de maturidade tecnológica, serão fundamentais para mensurar resultados e indicar ajustes com base nos dados obtidos.

A cada dia, temos uma necessidade ainda maior em desenvolvermos nossa maturidade tecnológica, de maneira sólida e com base para a aceleração digital. Porém, precisamos pensar amplamente e a longo prazo, incluindo diversos pontos exigidos na transformação digital, que vão de cultura e processos ao fator humano.

Mais do que interpretarmos como investimento obrigatório, precisamos encarar a maturidade tecnológica como um potencial para transformar estruturas, estratégicas e processos, com foco em inovação para impulsionar os negócios, gerar valor e obter vantagens significativas.

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Vendas de gift cards do segmento de foodservice crescem 117% no último ano

Próxima Postagem

Melissa anuncia pop up store na Galeries Lafayette em Paris

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de TI, atuando em empresas nacionais e multinacionais, nas verticais de indústria, varejo, finanças, saúde, consultorias e serviços. ​

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Melissa anuncia pop up store na Galeries Lafayette em Paris

Melissa anuncia pop up store na Galeries Lafayette em Paris

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.