Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mudar e aprender: como dosar?

Redação de Redação
7 de junho de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Rodrigo Anunciato*

Muitas empresas ainda acreditam que “a ordem é a melhor forma de garantir o progresso”. Entretanto, essa crença pode criar, de maneira bastante paradoxal, certa incapacidade das organizações se adaptarem às circunstâncias de mudança.

Aos poucos, as empresas entendem que o melhor remédio para a crise é a auto-reinvenção: para permaneceram competitivas em um ambiente caracterizado por instabilidades, elas precisam mudar a si próprias, a todo o momento, a qualquer custo.

Estrategicamente, as empresas sabem disso – tanto é que muitas visões e valores corporativos estendem a bandeira da inovação como DNA da marca! Entretanto, existe uma grande dificuldade na apropriação desse princípio na prática gerencial – na prática, o que é mudar constantemente? Para onde mudar? E, mais importante, como fazer a mudança?

Em estudos sobre aprendizagem organizacional, alguns autores afirmam que, para mudar continuamente, as empresas precisam aprender continuamente.

A aprendizagem seria, portanto, o mecanismo pelo qual a empresa pode superar obstáculos e promover a mudança organizacional. Existe aqui uma relação muito forte entre aprender e mudar, sendo que para muitos autores esses dois termos são sinônimos.

Mas, antes de falar da aprendizagem organizacional, é preciso entender como funciona o processo de aprendizagem individual.

Qualquer aprendizado individual é, por natureza, um processo de tensão e conflito, que ocorre por meio da interação do indivíduo com o ambiente, gerando uma permanente revisão de conceitos.

Há vários trabalhos acadêmicos que estudam como o processo de aprendizagem se desenvolve no ser humano no ambiente empresarial.

Assim, a partir de diferentes estudos, foram criados formatos específicos para trabalhar adultos e fazê-los aprender. Um dos trabalhos mais conhecidos propõe o ciclo quadrifásico da aprendizagem vivencial (os famosos experienciar, refletir, pensar e agir), no qual o adulto aprende por um processo teórico-prático, cíclico e contínuo.

A aprendizagem em nível organizacional, por sua vez, já foi entendida como uma simples soma da aprendizagem individual, mas hoje traz um significado maior que essa simples coletividade.

Mesmo dependente do indivíduo, a aprendizagem organizacional é dimensionada pelos intelectuais como o compartilhamento entre as pessoas na empresa.

A palavra-chave, portanto, é socialização! O sistema de aprendizagem organizacional estaria associado à aprendizagem compartilhada por todos os membros da organização. Para gerar o fluxo principal desse processo, considera-se que os indivíduos são agentes para as organizações de aprendizagem. Dessa forma, ela poderia acontecer em ambientes em que os indivíduos conscientemente interagem uns com os outros.

Mas como criar esse ambiente em que a aprendizagem individual estimula a aprendizagem organizacional?

Não há receita do que fazer e não fazer, mas ambientes de aprendizagem costumam promover a comunicação sem limites, abrindo espaços para o compartilhamento de informações entre diferentes níveis organizacionais e abusando de novas tecnologias para estimular a interação entre seus colaboradores.

Políticas, rotinas e processos internos, altamente desburocratizados, também incentivam a construção da aprendizagem nas empresas, e os sistemas de incentivos encorajam os membros da organização a utilizar sua rede social para aprender continuamente.

A aprendizagem individual no contexto organizacional está influenciada, dessa forma, pela própria organização, e tem consequências para ela mesma, pois o indivíduo aprende a contribuir para a aprendizagem organizacional socializando esse aprendizado.

Nessa mesma lógica, a mudança do comportamento organizacional reflete o resultado do processo da aprendizagem organizacional.

Sendo assim, a organização, criada a partir de seu capital humano, muda a partir das pessoas que a compõem e dos aprendizados que elas trazem e compartilham com os outros membros do ambiente organizacional.

Pense nisso!

*Rodrigo Anunciato (rodrigo.anunciato@gsmd.com.br) é gerente de Soluções e Projetos da GS&MD – Gouvêa de Souza

Postagem anterior

Experiências 5.0 – Parte 1

Próxima Postagem

Quem são e o que fazem os brasileiros no mall?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Quem são e o que fazem os brasileiros no mall?

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.