Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Orquestrar conversas, gerar fidelidade e construir relações personalizadas

Caroline Bittencourt de Caroline Bittencourt
7 de abril de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Orquestrar conversas, gerar fidelidade e construir relações personalizadas

Quem atua no varejo e no franchising sabe da importância de estabelecer uma conexão real e profunda com os consumidores, evitando uma relação meramente transacional. Esse modelo de pensar as relações com quem consome é o que ajuda a construir fidelidade à marca. Nada de novo no front.

A novidade é que, nos últimos anos, a criação de comunidades e programas de fidelidade passou a ser cada vez mais entendida e explorada como uma poderosa ferramenta para as empresas conseguirem estreitar as relações com o consumidor.

Um exemplo de plataforma de varejo voltada para a comunidade é a americana Poshmark, que conecta os interessados em vender e comprar moda de segunda mão. Ao criar uma comunidade na qual os usuários podem compartilhar suas ideias e paixões pela moda, a Poshmark aumentou sua base de usuários para mais de 70 milhões, além de incentivar a economia circular em um setor que é reconhecido como um dos mais poluentes do planeta. Mas esse é apenas um dos vários exemplos que traduzem o sucesso da estratégia.

Desse exemplo sai o primeiro norte para quem deseja criar uma comunidade para seu negócio: reunir as pessoas em torno de interesses compartilhados ou paixões relacionadas à marca ou produtos. A marca tem o papel de orquestrar, ou seja, incentivar o processo, promover novas conversas e garantir o envolvimento entre os membros da comunidade.

E, por ser responsável por promover as conversas, oferecer conteúdo exclusivo é um dos pontos-chave! Para isso, uma estratégia interessante tem sido a parceria com influenciadores ou usuários avançados dentro da comunidade que podem ajudar a promover e aumentar o conhecimento da marca. E nunca é demais lembrar sobre a importância da transparência e autenticidade na comunicação com o consumidor, ou, no caso, com a comunidade. Só assim se constrói confiança e credibilidade.

Um grande aliado das comunidades são os programas de fidelidade que, ao oferecerem descontos e recompensas aos seus membros, acabam incentivando ainda mais a participação e o engajamento com a marca.

Os programas de fidelidade são outra maneira eficaz de os varejistas e franqueadores incentivarem a recorrência de compra e o aumento do LTV dos clientes; já faz algum tempo que as marcas entenderam que o custo de adquirir não pode ser maior do que o investimento que o cliente faz na marca ao longo do tempo. Por isso fidelizar é tão importante e, por que não, crucial para a sobrevivência do negócio.

A grande virada que os programas de fidelidade trazem para as marcas é a possibilidade de criarem relacionamentos mais personalizados. Assim, cada consumidor, de forma individual, sente que algo está sendo construído especialmente para ele. Isso tudo embasado em dados e análises que são agregados pela tecnologia, garantindo um entendimento completo da jornada de compra. Oferecer recompensas e benefícios personalizados acaba sendo mais um dos geradores de novas conversas para as comunidades.

Exemplos interessantes existem nos mais diversos mercados. Um deles é o programa Beauty Insider da Sephora, que oferece recomendações personalizadas, aulas de beleza gratuitas e eventos exclusivos. Já o programa de recompensas da Starbucks usa elementos de gamificação para incentivar os clientes a ganhar estrelas e desbloquear recompensas.

As comunidades ajudam as marcas a entenderem e atenderem melhor seus clientes, reunindo feedback e percepções bebendo direto da fonte. E a estratégia traz um valor adicional. A criação de comunidades também permite abrir novos espaços para as marcas mostrarem seus valores e compromissos que assumem com a sociedade. Para quem estiver disposto a trazer o consumidor para a conversa, ou melhor, participar das conversas do consumidor, a hora é agora.

Caroline Bittencourt é diretora de Relacionamento e Experiência do Grupo Bittencourt.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Páscoa 2023: Lacta, Nestlé e Cacau Show estão entre marcas mais citadas nas redes sociais

Próxima Postagem

Carter’s chega à marca de 50 lojas abertas no Brasil em três anos

Caroline Bittencourt

Caroline Bittencourt

Diretora de relacionamento e experiência do Grupo Bittencourt, Caroline tem mais de 15 anos de atuação em marketing, pesquisa e conteúdo. É especiasta em criação de conteúdo - inbound marketing, papers, artigos e relações com a imprensa -, análise de dados estratégicos, avaliação e construção de cenários macro e microeconômicos, análise de tendências e comportamento de consumo. Atua, ainda, em pesquisa de mercado, preparação, aplicação e análise de resultados.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Carter's chega à marca de 50 lojas abertas no Brasil em três anos

Carter's chega à marca de 50 lojas abertas no Brasil em três anos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.