Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Privacidade e segurança da informação na era da Internet de Todas as Coisas

Christiane Borges de Christiane Borges
7 de abril de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

A privacidade e a segurança da informação são sempre grandes desafios. A Internet das Coisas (IoT) é o termo que define os diversos dispositivos físicos (as “coisas”) conectados à internet com a possibilidade de interagir e trocar dados com outros dispositivos também conectados à internet.

A conectividade vai dos dispositivos tradicionais, como computadores, smartphones e tablets, para uma ampla gama de dispositivos e coisas cotidianas conectadas, como televisores, geladeiras e até cafeteiras. Com o aumento da demanda por conforto e praticidade, muitas “coisas” podem ser projetadas com tecnologia digital para se conectar à internet.

Tudo que está conectado à internet está vulnerável. Uma grande ilusão por parte dos consumidores é pensar que não correm riscos pois os equipamentos estão seguros em casa ou mesmo que seus dados não são importantes. Os dados dos usuários são o maior bem do futuro! Mas, além disso, os atacantes estão interessados em quantidade de equipamentos, independentemente de quais são. Nos últimos anos, os maiores ataques cibernéticos foram disparados através de vulnerabilidades encontradas em dispositivos eletroeletrônicos. Dispositivos vulneráveis conectados à internet podem ser sequestrados com facilidade e transformados em uma grande botnet para ser utilizada em ataques de negação de serviço distribuído (DDoS).

Por isso, ao comprar qualquer tipo de dispositivo conectado à internet, os consumidores devem pesquisar cuidadosamente e avaliar estes dispositivos, como funcionam, se implementam ou não configurações de segurança e privacidade. Tudo isso antes de levá-los para suas casas e se exporem a um risco que poderia ser evitado. Deve-se considerar se existe uma política de atualização de software e firmware e como é o histórico de tratamento de vulnerabilidades. Outro ponto importante é assumir que dispositivos conectados podem ser vulneráveis, logo, desabilitar serviços desnecessários, alterar sempre senhas padrão e manter esses dispositivos sempre atualizados.

Em 2017, a Mozilla Foundation criou um guia sobre privacidade e segurança de brinquedos, aparelhos e produtos domésticos inteligentes conectados chamado “Privacidade não incluída”, com o objetivo de auxiliar consumidores, pais e responsáveis antes de comprar um determinado produto.

O crescimento e utilização da tecnologia é inevitável. Mas o sofrimento é opcional! Então, formar o criticismo com relação à segurança de dados se torna cada vez mais necessário, para que a Internet das Coisas não se torne a Internet das Armadilhas.

Christiane Borges é palestrante e Campuseire desde 2012.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Mercado Livre dobra operação e abre 7,2 mil vagas no Brasil em 2021

Próxima Postagem

Campus Party “omnichannel” será realizada entre os dias 22 e 24 de julho

Christiane Borges

Christiane Borges

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Campus Party

Campus Party "omnichannel" será realizada entre os dias 22 e 24 de julho

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.