Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Todos os dias, até o último dia: caminhos para a cultura da excelência

Rodrigo Maia dos Santos de Rodrigo Maia dos Santos
7 de março de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A maioria das pessoas quer ser excelente na vida pessoal e na vida profissional. Excelentes pais, filhos, amigos e irmãos. Excelentes empresários, engenheiros, jornalistas, programadores e influenciadores. Porém, o caminho para a excelência é trabalhoso e infinito. E muitos ficam pelo caminho ao perceber que não há linha de chegada.

E as perguntas são inevitáveis: você quer mesmo ser excelente? Quer de verdade?

O filósofo e escritor estadunidense Will Durant foi direto ao ponto: “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.”

Aristóteles afirma que o ponto-chave para a excelência é a repetição: todos os dias, até o último dia. Para o filósofo da Grécia antiga, a excelência é um processo de constância que não tem fim. É contínuo, eterno; é hábito.

A palavra excelência deriva do latim excellentia, do verbo excellere, com sentido de ficar em um lugar mais elevado, superior.

Para Aristóteles, se você parar de buscar excelência, deixa de ser excelente. A demanda é de empenho diário e exige disciplina, entrega, persistência e comprometimento com uma pessoa importantíssima na sua vida: você mesmo.

Com esse cenário, algumas pessoas podem se cobrar e perguntar: mas eu não posso falhar? Claro que pode. É outro item inevitável e fundamental. A falha faz parte do processo de busca pela excelência. É a falha que vai, por exemplo, guiar suas próximas ações. O ponto é que, mesmo com as falhas, o seu caminho segue constante, com o prazer de viver seus objetivos e sonhos “todos os dias, até o último dia.”

Viver intensamente essa jornada vai fazer a diferença. Buscar a excelência, portanto, não pode ser um fardo ou algo pesado que te deixa frustrado pelo desafio cotidiano. É neste ponto que a filosofia te traz um nível de consciência importante sobre a realidade. O desejo de ser melhor, dentro da realidade das adversidades da vida, é nossa válvula motriz.

Mas vamos sair da filosofia e caminhar para uma parte prática. Como consigo criar o hábito da excelência em mim e nos times que trabalham comigo?

  • Seja humilde e procure estar com pessoas humildes. Neste caso, humildade está no contexto de “saber aprender com os próprios erros”. Estamos falando de ser faminto pelo conhecimento e determinado para alcançar os objetivos. Errar, aprender e evoluir.
  • Coloque a prática do repensamento em seus hábitos. Isso mesmo. Não existe apenas uma resposta certa. Muitos empresários acabaram “matando” suas promissoras empresas ao se fechar nas próprias verdades. Ter a mentalidade de que só existe um caminho, um direcionamento, uma resposta é um grande erro. Recalcular a rota faz parte. Repensar suas verdades, também.
  • Persista com inteligência. Lembre-se de que você é o único representante do seu sonho nesta vida. Ninguém vai fazer por você. Seja o protagonista de sua vida. Mude quando for preciso, ajuste a rota e seja humilde.

Mas será que tudo isso é papo de coach?

As pessoas têm a tendência de estereotipar conteúdos sobre comportamento humano, sobretudo em relação ao autoconhecimento. Infelizmente, a internet deu voz a pessoas que leram meia dúzia de páginas e já querem se intitular como mentores. E a propagação de achismos se tornou uma verdadeira avalanche nas redes.

Ao mesmo tempo, a internet democratizou o acesso a conteúdos de alta qualidade. Faça suas análises e pesquise bem. A busca pela excelência pode te levar a outro patamar, desde que você coloque os pés no chão e viva a realidade.

O consumo de dopamina barata só estimula você a querer cada vez mais o que acaba rápido. A lógica é óbvia: acaba rápido para você querer mais e mais. É um vício que não te faz evoluir. Ao contrário, deixa você estacionado na mediocridade.

A decisão segue sendo sua. Você pode consumir dopamina barata, você achar que isso é papo de coach ou pode entender as provocações e seguir um caminho de prazer, desenvolvimento, aprendizado e excelência.

O convite está feito. Vamos fazer parte da busca pela excelência real?

Eu te pergunto, novamente: você quer mesmo ser excelente? Quer de verdade?

Então, vamos juntos todos os dias, até o último dia.

Rodrigo Maia dos Santos é CEO da Gonow1.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Com retail media, ‘vitrines vivas’ transformam varejo estático

Próxima Postagem

Lula diz que espera aprovação de PL dos apps de transporte e volta a citar iFood

Rodrigo Maia dos Santos

Rodrigo Maia dos Santos

Rodrigo Maia dos Santos é CEO da plataforma educacional Gonow1. Tem experiência de 23 anos em jornalismo, com passagens como editor-chefe por TV Record, TV Bandeirantes e CNN Brasil, além de agências como DM9, Rapp e DPZ&T. É formado em Jornalismo, Radialismo e Letras, mestre e doutor em Língua Portuguesa, com pós-doutorado em Comunicação e Linguística. Palestrou em universidades como Columbia, Berkeley, Princeton e Harvard.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
JLula diz que espera aprovação de PL dos apps de transporte e volta a citar iFood

Lula diz que espera aprovação de PL dos apps de transporte e volta a citar iFood

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.