Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Todos os dias, até o último dia: caminhos para a cultura da excelência

Rodrigo Maia dos Santos de Rodrigo Maia dos Santos
7 de março de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A maioria das pessoas quer ser excelente na vida pessoal e na vida profissional. Excelentes pais, filhos, amigos e irmãos. Excelentes empresários, engenheiros, jornalistas, programadores e influenciadores. Porém, o caminho para a excelência é trabalhoso e infinito. E muitos ficam pelo caminho ao perceber que não há linha de chegada.

E as perguntas são inevitáveis: você quer mesmo ser excelente? Quer de verdade?

O filósofo e escritor estadunidense Will Durant foi direto ao ponto: “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.”

Aristóteles afirma que o ponto-chave para a excelência é a repetição: todos os dias, até o último dia. Para o filósofo da Grécia antiga, a excelência é um processo de constância que não tem fim. É contínuo, eterno; é hábito.

A palavra excelência deriva do latim excellentia, do verbo excellere, com sentido de ficar em um lugar mais elevado, superior.

Para Aristóteles, se você parar de buscar excelência, deixa de ser excelente. A demanda é de empenho diário e exige disciplina, entrega, persistência e comprometimento com uma pessoa importantíssima na sua vida: você mesmo.

Com esse cenário, algumas pessoas podem se cobrar e perguntar: mas eu não posso falhar? Claro que pode. É outro item inevitável e fundamental. A falha faz parte do processo de busca pela excelência. É a falha que vai, por exemplo, guiar suas próximas ações. O ponto é que, mesmo com as falhas, o seu caminho segue constante, com o prazer de viver seus objetivos e sonhos “todos os dias, até o último dia.”

Viver intensamente essa jornada vai fazer a diferença. Buscar a excelência, portanto, não pode ser um fardo ou algo pesado que te deixa frustrado pelo desafio cotidiano. É neste ponto que a filosofia te traz um nível de consciência importante sobre a realidade. O desejo de ser melhor, dentro da realidade das adversidades da vida, é nossa válvula motriz.

Mas vamos sair da filosofia e caminhar para uma parte prática. Como consigo criar o hábito da excelência em mim e nos times que trabalham comigo?

  • Seja humilde e procure estar com pessoas humildes. Neste caso, humildade está no contexto de “saber aprender com os próprios erros”. Estamos falando de ser faminto pelo conhecimento e determinado para alcançar os objetivos. Errar, aprender e evoluir.
  • Coloque a prática do repensamento em seus hábitos. Isso mesmo. Não existe apenas uma resposta certa. Muitos empresários acabaram “matando” suas promissoras empresas ao se fechar nas próprias verdades. Ter a mentalidade de que só existe um caminho, um direcionamento, uma resposta é um grande erro. Recalcular a rota faz parte. Repensar suas verdades, também.
  • Persista com inteligência. Lembre-se de que você é o único representante do seu sonho nesta vida. Ninguém vai fazer por você. Seja o protagonista de sua vida. Mude quando for preciso, ajuste a rota e seja humilde.

Mas será que tudo isso é papo de coach?

As pessoas têm a tendência de estereotipar conteúdos sobre comportamento humano, sobretudo em relação ao autoconhecimento. Infelizmente, a internet deu voz a pessoas que leram meia dúzia de páginas e já querem se intitular como mentores. E a propagação de achismos se tornou uma verdadeira avalanche nas redes.

Ao mesmo tempo, a internet democratizou o acesso a conteúdos de alta qualidade. Faça suas análises e pesquise bem. A busca pela excelência pode te levar a outro patamar, desde que você coloque os pés no chão e viva a realidade.

O consumo de dopamina barata só estimula você a querer cada vez mais o que acaba rápido. A lógica é óbvia: acaba rápido para você querer mais e mais. É um vício que não te faz evoluir. Ao contrário, deixa você estacionado na mediocridade.

A decisão segue sendo sua. Você pode consumir dopamina barata, você achar que isso é papo de coach ou pode entender as provocações e seguir um caminho de prazer, desenvolvimento, aprendizado e excelência.

O convite está feito. Vamos fazer parte da busca pela excelência real?

Eu te pergunto, novamente: você quer mesmo ser excelente? Quer de verdade?

Então, vamos juntos todos os dias, até o último dia.

Rodrigo Maia dos Santos é CEO da Gonow1.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Com retail media, ‘vitrines vivas’ transformam varejo estático

Próxima Postagem

Lula diz que espera aprovação de PL dos apps de transporte e volta a citar iFood

Rodrigo Maia dos Santos

Rodrigo Maia dos Santos

Rodrigo Maia dos Santos é CEO da plataforma educacional Gonow1. Tem experiência de 23 anos em jornalismo, com passagens como editor-chefe por TV Record, TV Bandeirantes e CNN Brasil, além de agências como DM9, Rapp e DPZ&T. É formado em Jornalismo, Radialismo e Letras, mestre e doutor em Língua Portuguesa, com pós-doutorado em Comunicação e Linguística. Palestrou em universidades como Columbia, Berkeley, Princeton e Harvard.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
JLula diz que espera aprovação de PL dos apps de transporte e volta a citar iFood

Lula diz que espera aprovação de PL dos apps de transporte e volta a citar iFood

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile