Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Omnicanalidade, ponto de experiência e o futuro das vendas do varejo

Carolina Cândido de Carolina Cândido
7 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Omnicanalidade, ponto de experiência e o futuro das vendas do varejo

Em dezembro de 2022, a eMarketer da Insider Intelligence apresentou o gráfico abaixo com a previsão do crescimento das vendas do varejo em comparação com as vendas por meio de e-commerce também deste setor no mundo.

Neste gráfico, ressalto dois aspectos centrais que chamam a atenção:

  1. A redução gradual das taxas de crescimento das vendas do varejo como um todo (exceto no período de instabilidade gerado pela pandemia) e estabilidade nas vendas via e-commerce pós-2022.
  2. O ponto de inflexão projetado para pós-2022, onde as taxas de crescimento de vendas do varejo via e-commerce reduzem de forma significativa.

Referente ao primeiro aspecto, o ponto de atenção refere-se ao fato de que as vendas projetadas para o varejo como um todo apresentam tendência de redução. Exceto pelos anos ainda afetados pela pandemia, de 2020 a 2022, as projeções mostram que a série termina com crescimento apenas de 3,4% das vendas do varejo como um todo. Isso me motiva a questionar qual estratégia os players do setor varejista utilizarão para superar a baixa projeção de crescimento do setor, que se relaciona a diversas incertezas observadas nos impulsionadores da demanda no mundo.

Quanto ao segundo aspecto, saliento a redução do chamado boom do e-commerce. Por mais que as taxas de crescimento das vendas do varejo via e-commerce tenham projeção de se manterem mais elevadas do que a do varejo total, o crescimento exponencial observado pré-pandemia não se mantém pós-2022, o que desafia os varejistas a fazer e-commerce com eficiência e estratégia. As projeções sinalizam na direção de um ambiente de concorrência mais acirrada que exige um comportamento mais inteligente também nas vendas online.

Os dados de crescimento das vendas do varejo via e-commerce pré-pandemia junto ao que se observou do comportamento do consumidor – que de avesso à compra online passou a ter preferência por esta – faz questionar qual será o futuro do varejo totalmente presencial, ou seja, dos pontos de vendas. As taxas de crescimento pós-pandemia nos auxiliam a responder esta pergunta.

Os dados sugerem que a estratégia mais rentável para um varejista é aquela que combina diversos canais não só de vendas, mas de experiência, ou seja, a estratégia omnichannel. Apostar só no e-commerce, ou na diversificação para o e-commerce, não parece ser uma estratégia sustentável. A omnicanalidade, com a utilização de múltiplos canais de modo síncrono e integrados, potencializa a experiência do usuário e permite à empresa varejista adequar-se aos diferentes perfis de usuário e ter a melhor performance em momentos de projeções conservadoras.

Ainda se tratando de omnicanalidade, o ponto de vendas assume novo papel e deixa de ser um lugar de encontro entra oferta e demanda, pois a demanda encontra a oferta por meio de múltiplos canais.  Ele se torna um ponto de experiências, com o objetivo de encantar o cliente. A venda pode ser realizada por meio do canal que o cliente achar mais conveniente e representa também outra parte importante de sua jornada.

A Gouvêa Ecossystem desenvolveu um framework que apresenta este ponto de experiência omnichannel – omniPDX. Ele compreende e integra-se totalmente à jornada do cliente. Em primeiro lugar, é totalmente customer centric, colocando sempre a bússola do mercado de consumo no consumidor e buscando gerar insights para estratégias direcionadas a ele.

Para tal, fortalece o propósito de cada varejista, posicionando-o frente a este cliente. É partindo deste propósito que a operação é pensada, nas frentes direcionais de produto, eficiência e tecnologia. Concomitante a uma operação eficiente, o relacionamento é potencializado visando gerar conexões emocionais e engajar clientes.

Bem desenvolvidos, os assets garantem operação eficiente e relacionamento motivante e engajador. A implantação do omniPDX exige soluções robustas que visam relacionar as competências da empresa em resolver as demandas de sua empresa tratando-se de omnicanalidade, serviços e ecossistema.

Neste cenário, o mundo real e digital se integram para garantir conveniência, promover experiências e gerar dados, que permitam à empresa colocar-se em um ciclo virtuoso de melhorias contínuas e ser cada vez mais customer centric, uma vez que o consumidor contemporâneo muda seus hábitos em uma velocidade acelerada.

A opção estratégica mais inteligente no contexto presente é a que permite reduzir barreiras, integrar canais, potencializar experiências, aumentar a presença e encantar o cliente, independentemente da modalidade escolhida para realização de vendas.

Carolina Cândido é consultora na Gouvêa Consulting.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

A transformação digital sem código

Próxima Postagem

Usando Inteligência Artificial para tomar as melhores decisões nos negócios

Carolina Cândido

Carolina Cândido

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Usando Inteligência Artificial para tomar melhores decisões nos negócios

Usando Inteligência Artificial para tomar as melhores decisões nos negócios

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile