Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A geração workaholic chegou ao fim e as lideranças precisam entrar no debate

Rodrigo Maia dos Santos de Rodrigo Maia dos Santos
7 de fevereiro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
A geração workaholic chegou ao fim e as lideranças precisam entrar no debate

A forma como as diferentes gerações lidam com o trabalho já virou tema de artigos em revistas especializadas, discussões acaloradas na internet e embates dentro dos escritórios. De um lado, os maiores de 25 anos que acusam a geração Z de ser pouco engajada; do outro, os novos colaboradores enxergam em seus pares pessoas viciadas em trabalho.

O fato é que o mercado tem se transformado e um dos indicativos é o crescente debate sobre a redução da jornada de trabalho, especialmente entre os colaboradores do varejo.

Há alguns meses, um jovem, então balconista de uma rede de farmácias, publicou em suas redes a indignação em trabalhar na escala 6×1. De acordo com ele, o único dia de folga era a oportunidade de cuidar da saúde, questões pessoais e, no meio disso tudo, tentar abrir espaço para um momento de lazer. Horas depois, o vídeo viralizou e deu início ao movimento VAT – Vida Além do Trabalho.

O movimento tem como ponto principal a redução da jornada de trabalho para 4×3, ou seja, quatro dias de trabalho e três de folga, com o intuito de priorizar o bem-estar do colaborador. A prática, que já vem sendo testada ao redor do mundo pelo programa piloto 4WeekDays, apresentou resultados diversos, a depender do país e das condições com que o programa foi implantado e respeitado.

Para os líderes, essa demanda por uma jornada de trabalho mais equilibrada representa um desafio importante, especialmente ao lidar com uma equipe composta por diferentes gerações. Compreender as motivações e expectativas de cada grupo etário é crucial para promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Promover a comunicação aberta e o respeito às diferenças geracionais é essencial para criar uma cultura organizacional inclusiva. Além disso, facilitar o mentoring entre gerações pode ajudar a promover a troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para o desenvolvimento profissional de todos os colaboradores.

Nesse sentido, os líderes devem buscar estratégias flexíveis e adaptáveis que levem em consideração as necessidades individuais de cada geração, ao mesmo tempo em que promovem o respeito mútuo e a colaboração entre os membros da equipe. Ao adotar uma abordagem consciente e inclusiva para lidar com as diferenças geracionais no trabalho, eles podem contribuir para o bem-estar e o sucesso de toda a equipe.

Rodrigo Maia dos Santos é CEO da Gonow1.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Nosso Camarote fecha com time de mais de 20 marcas para carnaval na Sapucaí

Próxima Postagem

Mercado de games movimenta R$ 13 bi no Brasil e oferece possibilidades para diversas marcas

Rodrigo Maia dos Santos

Rodrigo Maia dos Santos

Rodrigo Maia dos Santos é CEO da plataforma educacional Gonow1. Tem experiência de 23 anos em jornalismo, com passagens como editor-chefe por TV Record, TV Bandeirantes e CNN Brasil, além de agências como DM9, Rapp e DPZ&T. É formado em Jornalismo, Radialismo e Letras, mestre e doutor em Língua Portuguesa, com pós-doutorado em Comunicação e Linguística. Palestrou em universidades como Columbia, Berkeley, Princeton e Harvard.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Mercado de games movimenta R$ 13 bi no Brasil e oferece possibilidades para diversas marcas

Mercado de games movimenta R$ 13 bi no Brasil e oferece possibilidades para diversas marcas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile