Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Inovação é necessidade para se manter no mercado

Redação de Redação
7 de fevereiro de 2019
no Destaque do dia, Inovação, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 2 minutos
[the_ad id="169690"]

Alexandre van Beeck, sócio-diretor da GS&Consult, trouxe uma retrospectiva do que foi visto nas últimas edições do NRF Retail’s Big Show, durante sua apresentação no Retail Trends, em São Paulo. Em 2016 se dizia que as lojas físicas acabariam, deixando todos atônitos. Em 2017, o assunto foram os millenials com seus novos hábitos de consumo. Mas, desde 2018, veio a ideia de que o varejo precisa se transformar, necessita de inovação.

[the_ad id="138406"]

“Estamos realmente vivendo um Novo Varejo, que tem como foco o consumidor, a transformação digital e das lojas físicas, além da obsessão por dados e a eficiência operacional”, disse van Beeck.

“Os modelos tradicionais de negocio estão derretendo. No topo estão empresas como a Amazon e o Alibaba. Negócios tradicionais como Sears e Toys r’Us tendem a desaparecer”, resumiu o executivo.

A chinesa JD.Com é um exemplo de eficiência operacional, com uma logística impressionante, realizando entregas pelos mais diferentes meios, como drones. Outro exemplo é a Amazon, que com a Amazon Go transformou os supermercados. Quando a gigante comprou a rede de alimentos orgânicos Whole Foods, as ações da Kroger despencaram, forçando a companhia a agir para não ficar para trás. Ela se uniu a outras empresas, para trazer algumas expertises que não possuía. Firmou parceria com a Microsoft, para levar tecnologia. Este case traz algumas lições: “O varejo físico não será mais o mesmo, ficará aliado ao digital. É necessário levar exatamente o que o consumidor procura”, afirmou van Beeck.

O executivo trouxe outros casos, como o Blackberry, que dominava o mercado de smartphones, mas não permitia a realização de compras online e foi perdendo espaço progressivamente.

“O novo varejo não é somente o omnichannel. É algo muito mais amplo. Coloca o consumidor no centro de verdade. É eficiência operacional, é o uso de dados. É muito mais”, resumiu van Beeck.

Já Cristina Souza, diretora-executiva da GS&Libbra, falou sobre “A inovação dentro das empresas é como uma onda. Ou você entra nela ou é engolido”, resumiu.

As empresas precisam colocar o consumidor no centro. “Não apenas falar que ele é o rei, mas oferecer o que ele realmente deseja”, disse Cristina.

“Inovação não é sobre tecnologia. É sobre promover uma transformação no mundo”. A referência de frase dita por Antônio Carlos Pipponzi, presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e da Raia Drogasil, resume que inovar vai muito além da tecnologia. “No NRF ouvi muitas pessoas falando que foram para o evento em busca de tecnologia, que ela iria transformar seus negócios. Esta frase é uma quebra de paradigma”, contou a executiva.

Ela trouxe vários exemplos, como o da Nordstrom, que oferece serviços como engraxate para os clientes e a Dyson, que inseriu um robô na loja. Ele inseriu eficiência operacional para a empresa, mas também experiência para os consumidores, que interagem com o simpático funcionário eletrônico.

“Algumas lições que podemos tirar são a importância de reduzir custos, reforçar a experiência oferecida para o cliente. Em longo prazo, a segurança de dados é superimportante e tem que ser trabalhada. A customização é cada vez mais um desejo do consumidor e temos que nos acostumar com isso. O smartphone também. Embora nós achemos que já fazemos de tudo com ele, ainda temos muito potencial para explorar” afirmou Cristina.

* Imagem: Rodrigo Augusto

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Para economista-chefe da XP Investimentos, reformas são essenciais para retomada do crescimento

Próxima Postagem

Walter Longo traz os principais aprendizados do NRF Retail’s Big Show 2019

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Walter Longo traz os principais aprendizados do NRF Retail’s Big Show 2019

Walter Longo traz os principais aprendizados do NRF Retail’s Big Show 2019

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.