Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

China assume o protagonismo do varejo mundial

Redação de Redação
7 de fevereiro de 2019
no Destaque do dia, Eventos, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 2 minutos

Marcos Gouvêa de Souza, sócio-diretor do Grupo GS& Gouvêa de Souza, abriu esta edição do Retail Trends – Pós NRF 2019, evento da GS&MD Conteúdo e Relacionamento que traz os conteúdos e tendências do NRF Retail’s Big Show, falando sobre o exemplo da China, que se tornou um gigante no varejo mundial.

“Nesta edição do NRF, pela primeira vez, os Estados Unidos admitiram o protagonismo da China no cenário do varejo mundial”, afirmou Gouvêa. Ele trouxe o exemplo da Luckin Coffee, uma rede de cafeterias que surgiu há apenas 13 meses e já se espalhou pelo país. A previsão é que ela chegue a 4 mil unidades até o final deste ano. Outros exemplos do gigantismo chinês são a Tencent, que surgiu há apenas 20 anos e já tem um valor de mercado 80% superior ao da rede Walmart, e a gigante Alibaba, que se espalha pelo mundo com seu e-commerce que vende de tudo.

“Os Estados Unidos ainda continuam o maior varejo do mundo, mas a disrupção que vem da China vai transformar o mercado global”, explicou Gouvêa.

A China está no caminho para se tornar a maior economia do mundo. “A previsão é que a virada aconteça em 2028. Indo mais para frente, em 2050, que está muito próximo, a economia chinesa deverá ser o dobro da americana. E não apenas a China, mas a Índia também deverá estar na frente dos Estados Unidos”, falou Eduardo Yamashita, COO do Grupo GS& Gouvêa de Souza.

Esta mudança já está acontecendo e as empresas americanas estão sofrendo na China. Um exemplo são as ações da Apple, que caíram mais de 20%. As vendas lá vão muito mal, pior do que qualquer cenário poderia prever.

“É um mercado agressivo, com uma concorrência brutal. A população é enorme e ávida por consumidor”, falou Yamashita.

A inovação é importantíssima e é nela que os chineses se destacam. Os modelos de negócio mudaram e verdadeiros ecossistemas surgiram na China, como a Tencent, Alibaba e muitos outros. Eles são organizações sem fronteiras, com negócios independentes e conectados, com uma coordenação central. “O Alibaba percebeu em 2010 que tinha um problema em seu ecossistema. Alguns vendedores não produziam na quantidade necessária. Isso acontecia porque não tinham dinheiro e não conseguia empréstimos nos bancos. Assim, resolveram usar a força de outros membros do ecossistema”, contou Yamashita. Com isso, criaram uma empresa para financiar as demais componentes do ecossistema.

“Os Estados Unidos acordaram para a China e nós devemos acordar também. Além disso, esse mundo tão volátil exige novos formatos de negócios. Este cenário está muito mais próximo do que podemos imaginar”, concluiu Eduardo.

* Imagem: Rodrigo Augusto

Postagem anterior

Propósito e pessoas são fundamentais para o novo varejo

Próxima Postagem

Conceito de Blended Retail é uma das pautas em evento pós-NRF 2019

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Conceito de Blended Retail é uma das pautas em evento pós-NRF 2019

Conceito de Blended Retail é uma das pautas em evento pós-NRF 2019

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.