Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

China assume o protagonismo do varejo mundial

Redação de Redação
7 de fevereiro de 2019
no Destaque do dia, Eventos, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 2 minutos

Marcos Gouvêa de Souza, sócio-diretor do Grupo GS& Gouvêa de Souza, abriu esta edição do Retail Trends – Pós NRF 2019, evento da GS&MD Conteúdo e Relacionamento que traz os conteúdos e tendências do NRF Retail’s Big Show, falando sobre o exemplo da China, que se tornou um gigante no varejo mundial.

“Nesta edição do NRF, pela primeira vez, os Estados Unidos admitiram o protagonismo da China no cenário do varejo mundial”, afirmou Gouvêa. Ele trouxe o exemplo da Luckin Coffee, uma rede de cafeterias que surgiu há apenas 13 meses e já se espalhou pelo país. A previsão é que ela chegue a 4 mil unidades até o final deste ano. Outros exemplos do gigantismo chinês são a Tencent, que surgiu há apenas 20 anos e já tem um valor de mercado 80% superior ao da rede Walmart, e a gigante Alibaba, que se espalha pelo mundo com seu e-commerce que vende de tudo.

“Os Estados Unidos ainda continuam o maior varejo do mundo, mas a disrupção que vem da China vai transformar o mercado global”, explicou Gouvêa.

A China está no caminho para se tornar a maior economia do mundo. “A previsão é que a virada aconteça em 2028. Indo mais para frente, em 2050, que está muito próximo, a economia chinesa deverá ser o dobro da americana. E não apenas a China, mas a Índia também deverá estar na frente dos Estados Unidos”, falou Eduardo Yamashita, COO do Grupo GS& Gouvêa de Souza.

Esta mudança já está acontecendo e as empresas americanas estão sofrendo na China. Um exemplo são as ações da Apple, que caíram mais de 20%. As vendas lá vão muito mal, pior do que qualquer cenário poderia prever.

“É um mercado agressivo, com uma concorrência brutal. A população é enorme e ávida por consumidor”, falou Yamashita.

A inovação é importantíssima e é nela que os chineses se destacam. Os modelos de negócio mudaram e verdadeiros ecossistemas surgiram na China, como a Tencent, Alibaba e muitos outros. Eles são organizações sem fronteiras, com negócios independentes e conectados, com uma coordenação central. “O Alibaba percebeu em 2010 que tinha um problema em seu ecossistema. Alguns vendedores não produziam na quantidade necessária. Isso acontecia porque não tinham dinheiro e não conseguia empréstimos nos bancos. Assim, resolveram usar a força de outros membros do ecossistema”, contou Yamashita. Com isso, criaram uma empresa para financiar as demais componentes do ecossistema.

“Os Estados Unidos acordaram para a China e nós devemos acordar também. Além disso, esse mundo tão volátil exige novos formatos de negócios. Este cenário está muito mais próximo do que podemos imaginar”, concluiu Eduardo.

* Imagem: Rodrigo Augusto

Postagem anterior

Propósito e pessoas são fundamentais para o novo varejo

Próxima Postagem

Conceito de Blended Retail é uma das pautas em evento pós-NRF 2019

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos
Economia

Justiça decreta falência da Oi após quase 10 anos em recuperação judicial

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Conceito de Blended Retail é uma das pautas em evento pós-NRF 2019

Conceito de Blended Retail é uma das pautas em evento pós-NRF 2019

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile