Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Pode estar no final mais um ciclo de exuberância do varejo norte-americano?

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
7 de janeiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

Começo do ano é tempo de balanço e previsões. E sempre é importante olhar o que acontece no consumo dos Estados Unidos, ainda o maior mercado varejista mundial, porém cada vez mais desafiado pelo crescimento da China.

O atual ciclo de expansão do consumo e do varejo nos Estados Unidos começou no início desta década, após a recessão que marcou o período 2007-2010, e que se alastrou para muitas outras economias.

No período, o desemprego por lá caiu de 9,6% em 2010 para 4,4% estimados para 2018, número que se aproxima do chamado desemprego estrutural.

A expansão da economia norte americana, medida pelo crescimento do PIB no ano passado deverá ficar próxima a 3%, com significativa ampliação sobre o ano anterior quando esteve próxima a 2%.

O desempenho é muito significativo para uma economia madura como a norte-americana, que deverá alcançar um PIB de US$ 19,8 trilhões em 2018, mas é importante lembrar que em mercados como China e Índia esses indicadores de crescimento deverão ser mais do que o dobro do que o que se observa nos Estados Unidos.

No mercado norte-americano os setores de varejo foram fortemente influenciados pela recuperação e crescimento do consumo e a expansão dos diversos canais e formatos de varejo é o melhor sinalizador dessa evolução, especialmente nos últimos anos.

O varejo como um todo por lá, excluindo foodservice, cresceu 3,4% na média aritmética no período de 2010-2017 e a estimativa é que tenha crescido exuberantes 5,8% em 2018, segundo os dados do Bureau de Censo daquele país.

Isso não impediu que um número sem precedentes de lojas fossem fechadas e uma significativa redução de espaço no varejo ocorresse nos últimos anos, pelo crescimento do varejo “não loja”, especialmente pelo e-commerce.

Com isso esse crescimento tem comportamentos setoriais distintos nas diversas categorias.

A maior expansão é sem dúvida, exatamente do varejo não loja, que é puxado pelo canal de vendas pela internet, o mais exuberante de todos, e mais outros canais de vendas diretas que, na média 2010-2017 teve expansão de 8,91 e a previsão para 2018 é 10,2%, repetindo crescimento superior a 10% dos últimos quatro anos.

Para o canal lojas o maior crescimento em 2018 deverá ser para o setor de moda e acessórios, com expansão prevista superior a 4,6%, depois de ter uma expansão média de 3,0% entre 2011-2017.

Outro setor com forte crescimento em 2018 é farmácias e drugstores com expansão superior a 4% em 2018, tendo crescido 3,21% no período 2010-2017. Junto com o de lojas de produtos para saúde e cuidados pessoais que deverá crescer 3,9% em 2018, tendo a média anterior sido de 3,60%.

Fica comprovado o quanto a combinação de medicamentos, saúde, bem estar e cuidados pessoais têm, sistematicamente, apresentado consistente crescimento estrutural acima da média do setor por conta do envelhecimento da população e da maior preocupação e atenção com esses temas.

As lojas de material para construção e acabamento também acompanharam a expansão recente do setor imobiliário nos EUA e deverão ter crescimento de quase 4% em 2018, seguido de perto pelas lojas de móveis e artigos para o lar com crescimento de 3,9 %.

Outro segmento que teve comportamento coerente com os novos hábitos da população com forte crescimento no ano passado foi o das lojas do tipo clubes de atacado, como Costco, quase equivalentes ao nossos Atacarejos, junto com os Supercenters, que apresentaram expansão superior a 3,8%, quando a média do período de 2011-2017 foi de 3,34%, confirmando a tendencia de maior expansão do varejo de valor em parte representado por esses formatos de lojas.

As lojas de departamentos de descontos como Target, K Mart e outras, perderam mercado no período, pelo desgaste do modelo de negócio e pela concorrência direta de outros formatos e canais, e deverão ter crescimento próximo a zero em 2018, um pouco melhor do que a média de 2011-2017 quando o crescimento foi negativo em 3% no período.

Da mesma forma, outro segmento que vem perdendo mercado continua a ser o das lojas de departamentos tradicionais que deverão ter crescimento negativo próximo a 1% em 2018, quando tiveram média negativa de 2,9% no período de 2011 a 2017.

Para as lojas de alimentos e bebidas, incluindo supermercados, lojas de conveniência e outras, o crescimento neste ano passado deverá ser próximo a 3,4% e na média de 2011 a 2017 foi de 3,1%. Sempre lembrando que esse setor tem sofrido a concorrência mais direta das drugstores que ampliaram sua oferta dessas categorias em suas lojas e o varejo não loja e o food service já que ambos têm tido importante expansão pela mudança de hábitos envolvida nessas categorias.

O fim próximo desse ciclo de exuberância ?

Um ciclo tão longo de forte crescimento como o experimentado pela economia norte-americana como foi o atual já desperta fortes preocupações em diferentes segmentos globais, não sendo poucos os que preveem uma reversão próxima desse quadro pelo esgotamento dos elementos que proporcionaram essa expansão.

Acrescente-se a esses temores os desafios enfrentados pelos Estados Unidos pelo crescimento da China, as crescentes dificuldades econômicas dos países europeus, a forte expansão das economias emergentes, especialmente na Ásia, todos esses elementos contribuindo para tornar o cenário futuro um pouco mais sombrio.

Para não falarmos sobre os próprios conflitos políticos internos, envolvendo o presidente e suas relações com o Congresso, que culminaram com o atual “shutdown”com inúmeros órgãos públicos impedidos de atuar e um clima de dúvidas e incertezas que chegam até mesmo a considerar a perspectiva, improvável, de um impeachment do presidente Trump.

Como bem sabemos, deve ser muito difícil e complexo viver uma realidade tão díspar como essa.

NOTA: É com esse cenário que estaremos participando com uma delegação de mais de 230 dirigentes e executivos dos setores de varejo e consumo do Brasil da próxima NRF em Nova Iorque no período de 12 a 16 de janeiro pesquisando e avaliando os cenários e seus impactos em outros mercados.

E no período de fevereiro a março estaremos mostrando o que de mais importante pode ser apreendido num circuito de dez eventos em diversas capitais no Retail Trends – O melhor do pós NRF.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Empresas facilitam troca de produtos para fidelizar clientes

Próxima Postagem

Geração Z valoriza experiência e redes sociais para fazer compras

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Geração Z valoriza experiência e redes sociais para fazer compras

Geração Z valoriza experiência e redes sociais para fazer compras

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.