Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Ponto de Virada

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
6 de dezembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Finalmente estamos próximos do ponto de virada que indica o efetivo crescimento da nossa economia após o profundo fundo do poço provocado pela maior crise da nossa história.

O gráfico abaixo mostra um comparativo entre as cinco últimas recessões que enfrentamos, apontando a profundidade de cada uma delas e o tempo que foi necessário para que a economia brasileira voltasse ao seu patamar pré-crise. Fica evidente que a crise de 2014-2016 não só foi a mais profunda como também está sendo (de longe) a mais lenta para nos recuperarmos, passados mais de 31 meses do vale da crise, nossa economia ainda não conseguiu se recuperar plenamente – mas estamos quase lá.

A recente crise foi diferente das anteriores, a lentidão na recuperação se deu, pois os seus fundamentos são internos e estruturais: descontrole fiscal e o aumento do endividamento do país (consequência da baixa capacidade de geração de caixa).

Mas as recentes mudanças como a aprovação da Emenda do Teto de Gastos, a Reforma da Previdência, controle inflacionário (e consequente redução dos juros) impõe uma nova realidade e pilares mais sólidos para o crescimento do país, que passa a reagir e flerta com o ponto de virada.

A expressiva queda do varejo no período era natural e esperada com o cenário de forte aumento do desemprego, inflação descontrolada, perda real da renda das famílias e baixíssima confiança do consumidor. Com a melhoria dos pilares do consumo (Emprego, Renda, Crédito e Confiança), o setor passou a apresentar boa recuperação e já supera o setor de Serviços e da Indústria na contribuição para a recuperação do PIB.

O novo cenário de juros baixos, recuperação do emprego (ainda que em patamar alto) e melhoria na confiança (mesmo que abaixo da nosso média histórica) propicia um cenário de recuperação principalmente do varejo relacionado ao binômio crédito/confiança, que por sinal foi o segmento de varejo que mais sofreu durante a crise.

Não podemos nos iludir com o tamanho do desafio que ainda precisa ser superado, ainda temos um longo caminho a trilhar na lenta recuperação do emprego (gráfico abaixo) e dessa vez também não navegaremos com o vento a favor, uma vez que todos os sinais indicam uma desaceleração na economia mundial nos próximos anos.

Apesar dos desafios, a melhoria dos pilares do consumo indica que teremos à nossa frente um futuro próspero no setor do varejo, e que venha a virada!

NOTA: Os dados que apresento nesse artigo foram compilados pelo DEPEC do Bradesco e fica aqui o profundo agradecimento pela disponibilização das análises. https://www.economiaemdia.com.br/.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Medidas de governança têm que ser colocadas em prática para mudar a imagem do esporte brasileiro

Próxima Postagem

Fãs de e-sports têm alto poder de influência na compra de eletrônicos

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Fãs de e-sports têm alto poder de influência na compra de eletrônicos

Fãs de e-sports têm alto poder de influência na compra de eletrônicos

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile