Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que falta para o Dia de Doar ser o novo Outubro Rosa?

Roberta Faria de Roberta Faria
6 de novembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Desde que conheci a iniciativa do Dia de Doar, apostei que este seria um movimento grande, com potencial para seguir os passos do Outubro Rosa: uma data que inspira a criação de campanhas independentes por parte de organizações e empresas, o que inclui ativações pop como iluminação de monumentos e produtos especiais na cor rosa, com adaptação livre e de amplo conhecimento da população.

Para quem não conhece, o Dia de Doar é inspirado no movimento mundial #GivingTuesday, que nos convida a refletir sobre o impacto positivo da doação, seja de tempo, recursos ou habilidades, contribuindo para uma sociedade mais solidária e justa. O evento ocorre todos os anos na terça-feira após o Dia de Ação de Graças, ou, mais fácil de entender, logo após a Black Friday. Em 2024, será no dia 3 de dezembro.

Passados 11 anos desde a primeira edição no Brasil, a data foi reconhecida no calendário de 51 municípios brasileiros, com campanhas comunitárias que mobilizam cidades e até estados inteiros. Inúmeras ONGs abraçam a ocasião e produzem materiais personalizados para alavancar suas doações. A campanha #DiaDeDoar conta com o apoio de influenciadores e celebridades do calibre de Ivete Sangalo e Tiago Leifert.

São feitos incríveis, que merecem ser celebrados. Ainda assim, sinto que o potencial do Dia de Doar não foi plenamente alcançado, e o principal fator para isso é a falta de engajamento de grandes marcas com a data. Espremido entre a Black Friday e o Natal, nem sempre ele encontra terreno fértil para entrar no calendário de ativações do ano. Num País em que a cultura de doação ainda encontra muitas barreiras, também é ativamente preterido pela falta de familiaridade com o papo de impacto social. 

É preciso apostar na generosidade como forma de transformar nossa sociedade — e isso requer a ação de todos, mas principalmente daqueles que acessam uma grande audiência e dispõem de bolsos polpudos para ações de marketing e comunicação. 

Para quem já está pensando no planejamento de 2025, deixo o convite para incluir o Dia de Doar em seu radar. Aposte em um movimento consolidado e se engaje em conversas mais do que necessárias sobre o poder da sociedade civil em construir o país em que queremos viver.

Roberta Faria é CEO da MOL Impacto.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Obramax anuncia abertura de 3 novas lojas e planeja alcançar 30 unidades até 2026

Próxima Postagem

Shein reduz prazo de entregas em até 5 dias com novo centro de desembaraço aduaneiro

Roberta Faria

Roberta Faria

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Comissão e autoridades da UE instam Shein a respeitar leis de proteção do consumidor

Shein reduz prazo de entregas em até 5 dias com novo centro de desembaraço aduaneiro

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.