Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Chega de mimimi! Vamos à prática?

Redação de Redação
6 de novembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Jean Paul Rebetez*

Caros,
Nessas horas onde os desafios são muitos e as oportunidades raras, devemos não jogar palavras ao vento e fazer acontecer!

Crise, crise e mais crise! Cansei desse mimimimi!

Vamos olhar para dentro das nossas organizações e fazer o que tem que ser feito!

Os fatores externos não podemos controlar e não está em nossas mãos, mas, aqueles fatores que temos controle, devem ser abordados direta e eficazmente.

Frases sem efeito, como “reduzir despesas e aumentar faturamento” dizem pouco sozinhas.

Onde? O que priorizar? Como aumentar faturamento? É que são elas!

Bem, o que posso então sugerir sobre o que deve ser priorizado pela empresa? Vamos lá, sempre entendendo que “fácil” nada será, são seis sugestões de saída:

1- Diminuir cobertura de estoque ao menor nível e que não impacte as vendas, mesmo sabendo que para isso algumas vendas serão perdidas, mas, no final, a estratégia valerá a pena para manter a liquidez da empresa, girar produtos antigos, abrir possibilidades para novos itens e melhorar arrumação das lojas. Tenha certeza, se diminuirmos o estoque em 10% ou 15% dificilmente reduziremos as vendas! Um ótimo caminho para isso, além de promover o estoque antigo, é diminuir a variedade do sortimento que carrega. Melhor apostar na profundidade dos itens de melhor venda;

2- Preservar as margens dos itens de bom giro e, eventualmente, buscar no próprio sortimento, produtos que possam receber uma remarcação (aumento de preço) para ganhos adicionais de margem compensando itens que necessariamente faremos remarcações (diminuição de preço);

3- Resolver falhas de abastecimento, problema crônico no varejo. Reduzir ao máximo as rupturas, para tanto revisar o sortimento no detalhe entendendo seu comportamento nos meses anteriores, comparando-os com o planejado, classificar seus fornecedores conforme sua relevância para o negócio;

4- Entender o que o cliente deseja. A aproximação do time comercial, produto e marketing é fundamental para o sucesso da empresa, sinergia total para essa tríade. Eles devem entender o que o cliente procura no momento.

5- Renegociar os alugueis imediatamente. Agora é a hora! Os shoppings estão com vacância, especialmente os menos maduros; os proprietários de rua amedrontados em perder seus inquilinos; é a primeira vez na década que os imóveis sentem queda. É a hora para baixar essa conta em no mínimo 30%! Ampliar a operação neste momento só se o negócio tem demanda e a oferta de taxa de ocupação for muito compensadora. Se não, não arriscar;

6- Matriz ABC: Rever o quadro de pessoas! Essa talvez seja uma das ações mais difíceis para muitos, mas é a hora propícia para eliminar o desempenho da “C” da curva ABC, dos quadros. Além do mais as agências recrutadoras e sites da internet estão com seus estoques repletos de ótimos profissionais disponíveis a um custo mais baixo do que nunca!

Gestão na crise, este o remédio! O resto é desculpa.

Mãos à obra!

*Jean Paul Rebetez (jean.rebetez@gsmd.com.br) é diretor de Consultoria da GS&AGR

Postagem anterior

Shopping Centers: as 4 dimensões

Próxima Postagem

Negócios que estão vendendo lenços na crise

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

E-commerce

Alibaba leva IA generativa em larga escala ao e-commerce no 11.11

3 de novembro de 2025
Kimberly-Clark quer expandir marcas após acordo com Suzano
Economia

Kimberly-Clark anuncia fusão com a Kenvue em operação avaliada em US$ 48,7 bilhões

3 de novembro de 2025
Economia

Feirão Limpa Nome oferece até 99% de desconto em dívidas

3 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura estreia novo conceito de loja que une experiência sensorial e tecnologia

3 de novembro de 2025
Artigos

BBBB é fator cada vez mais decisivo no Congresso

3 de novembro de 2025
Supermercados

Fort Atacadista reinaugura primeira loja da rede e amplia oferta de serviços

3 de novembro de 2025
Caravanas de Natal da Coca-Cola chegam a São Paulo nesta semana
ESG

Caravana de Natal da Solar Coca-Cola vai passar por 60 cidades em 16 Estados

3 de novembro de 2025
Economia

Em alta, “IPO reverso” transforma empresas na B3

2 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Negócios que estão vendendo lenços na crise

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile