Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Franchising e os negócios nada óbvios

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
6 de outubro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
franchising

Empresários da indústria e do varejo, vocês estão acompanhando a evolução do franchising e o quanto ele tem potencializado o crescimento de negócios tradicionais? No passado, as franquias estavam associadas a fast-foods, lojas de vestuário, escolas de idiomas e serviços de beleza. Isso não representa mais a realidade desse universo.

O franchising avançou para além dos setores convencionais, permitindo que as empresas identifiquem oportunidades de escalar em mercados nada óbvios. Em razão de sua flexibilidade e aplicabilidade em modelos de negócios de qualquer segmento e porte, do mais tradicional ao mais disruptivo, a tendência é que esse modelo de expansão de negócios continue evoluindo.

Com vantagens conhecidas no mundo dos negócios, o franchising é o canal que responde mais prontamente às demandas de um mercado em rápida evolução. Frente a isso, o franchising ganha um espaço relevante nas estratégias de expansão de grandes players do mercado.

O avanço exponencial das tecnologias vem transformando o comportamento de consumo e a forma como as pessoas se relacionam em todos os cantos do mundo. As experiências são compartilhadas em tempo real, e quanto mais próximo as empresas estiverem de seus clientes, mais rapidamente vão se adaptar para atendê-los melhor. O desafio é diário e a necessidade de se reinventar também. O franchising permite essa proximidade e flexibilidade nos modelos de negócio.

Franquias sustentáveis

Os consumidores atuais buscam experiências personalizadas, produtos sustentáveis e conveniência digital. O franchising tem a capacidade de se adaptar a essas demandas, desenvolvendo modelos ou formatos de negócios dentro da mesma marca ou indústria para atender nichos específicos de mercado e diferentes perfis de clientes.

Um exemplo disso é o boom das franquias sustentáveis. A BCorp EcoStore, da Nova Zelândia, produz louças e produtos de limpeza com pegada ecológica: com certificações de qualidade, ambiental, cruelty free e redução de carbono, além de colecionar prêmios de sustentabilidade e de liderança em negócios sustentáveis.

Os consumidores da EcoStore são incentivados a praticar o reuso das embalagens (garrafas recicláveis feitas de cana de açúcar) nos supermercados, onde foram instalados pontos estratégicos de recarga da EcoStore, reduzindo o desperdício de plástico. E a empresa ainda arrecada fundos para escolas, equipes esportivas e grupos comunitários.

O resultado disso? Satisfação e fidelização de clientes conscientes, o que gera aumento de lucros e possibilita a expansão dos negócios. Isso já acontece na Austrália, China, Singapura, Coreia do Sul, Malásia, Taiwan e Japão.

As indústrias vêm se beneficiando e ganhando força de marca com o franchising, saindo do lugar comum e da pressão de intermediários para um atendimento mais próximo e personalizado de seu público-alvo. Elas oferecem, ainda, um ambiente customizado de experiências e relacionamento do cliente com a marca.

O limite para o uso do franchising está na essência do conceito: usar o know-how para gerar renda e mudar a vida de empreendedores, sustentados pelo propósito de atender o que o consumidor deseja, gerar resultado para os dois lados e criar uma parceria e de interdependência.

Dá para perceber que o poder do franchising gera condições para que a empresa crie barreiras para a concorrência de forma mais rápida e segura. Dessa forma, a marca pode sair do lugar comum e entrar em novos mercados, evoluir o portfólio de serviços e produtos e criar novos formatos de negócios para esses novos mix, passando a atender públicos que até então não atendia. Sair do óbvio e do lugar comum.

Nunca o mercado presenciou tantos novos formatos de negócios. Cada dia uma nova disrupção nesse campo surge, e acreditamos que ainda tem muito por vir. O que vai ditar o ritmo disso é o quanto o consumidor e a população buscam por mais conveniência, sustentabilidade, experiência, propósito e qualidade de vida.

O mundo digital está criando novas necessidades e ofertas, tanto físicas quanto digitais, reforçando a força do franchising para o desenvolvimento dos negócios e, consequentemente, para o aumento da riqueza, da redução da pobreza e da melhoria de vida da população.

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Quando iremos para uma nova fase?

Próxima Postagem

NBA Store eleva ao máximo a experiência do consumidor

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
NBA Store eleva ao máximo a experiência do consumidor

NBA Store eleva ao máximo a experiência do consumidor

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.