Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mercado de vizinhança: a conveniência que veio para ficar

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
6 de outubro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Conveniência, autoatendimento e outras tendências do varejo na prática

Há alguns anos, fazer compras de mercado era significado de ir a grandes lojas, cheias e exigindo um tempo longo. Com a mudança de hábitos de consumo, cada vez mais convenientes, as pessoas passaram a dar preferência por compras menores, mais rápidas e mas mais frequentes. É nesse cenário que entra o mercado de vizinhança, ou os mercadinhos de bairro, como eram chamados antigamente. Eles são minimercados, padarias, bombonieres e lojas de autoatendimento em condomínios, com uma gama selecionada de produtos para atender ao consumidor de forma cômoda.

Neste cenário, a pandemia teve um papel de acelerar essa tendência, que essencialmente é uma modernização das antigas mercearias de bairro, popularizando e consolidando esse tipo de comércio como opções reais para o dia a dia das pessoas. Segundo a Allis, uma empresa de Field Marketing, houve um crescimento de 20% na busca dos consumidores pelo comércio perto de casa. Com a aceleração da jornada de consumo, o cliente de agora considera a comodidade e a rapidez como pontos fundamentais na hora de escolher onde comprar.

Conveniência para além dos postos

Até um tempo atrás, a questão da conveniência era diretamente atrelada aos postos de combustível, com as tradicionais lojas que ofereciam um mix de lanchonete e produtos rápidos em um espaço pequeno do estabelecimento. Com a alteração do comportamento do consumidor, a conveniência se emancipou dos postos, ganhou os bairros e, agora, é buscada em diversas frentes do varejo.

Com as medidas restritivas no início da pandemia, uma parte da população passou a buscar por locais mais próximos de casa, evitando grandes centros para comprar. Segundo o Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo), uma pesquisa com 100 varejistas de pequeno porte na capital São Paulo revelou que 46% tiveram aumento de vendas com a pandemia, e 63% de crescimento das vendas à distância. O segredo pode estar na integração com diferentes canais: 79% dessas lojas investiram em redes sociais e 28% criaram pontos logísticos destinados a vendas não presenciais.

Digital como sinônimo de crescimento

Essas estratégias de otimização estão diretamente ligadas à digitalização, que já provou ser algo que impulsiona o negócio de modo positivo. Um estudo da consultoria BCG revelou que 33% das empresas brasileiras já maduras digitalmente tiveram mais de 10% de aumento na receita desde o início da pandemia; enquanto, para as atrasadas no âmbito digital, somente 15% conseguiram ultrapassar os 10% de crescimento. Como o mercado de vizinhança já traz para si o conceito de ser ágil e cômodo para o cliente, não investir em tecnologia pode até mesmo afastar consumidores em potencial.

Como uma saída para sanar possíveis gargalos, o mercado tem olhado atentamente para sistemas de gestão completos, voltados especificamente para mercados de proximidade. É uma forma de implementar operação facilitada, totens de autoatendimento, cadastro de produtos, controle de estoques e serviço de delivery, por meio de uma única solução. Para a experiência dos clientes, alguns sistemas até mesmo criam programas de fidelidade, descontos e promoções.

Com a gestão endereçada, o varejista deve também ficar atento às estratégias de crescimento. Entender a clientela, oferecendo um mix de produtos coerente é crucial para o cliente enxergar valor e não buscar por um hipermercado para encontrar o produto necessário. Uma pesquisa da GFK Brasil revelou que 37,9% dos pequenos estabelecimentos fizeram mudanças no mix de produtos nas lojas em 2020, de olho justamente no que os clientes mais buscavam.

A tendência que ganhou força na pandemia pode se estabilizar de vez, desde que as estratégias corretas sejam colocadas em prática, mesmo que pouco a pouco. O varejista do mercado de vizinhança que oferecer uma jornada de consumo ágil, simples, personalizada, qualificada e digital para o cliente conseguirá observar mais lucratividade.

E aproveitar os momentos de picos de vendas do varejo é uma estratégia importante. Uma pesquisa da Offerwise encomendada pelo Facebook mostrou que para a próxima Black Friday, 50% dos brasileiros irão dar preferência a comércios locais, e 43% pagariam um valor a mais por uma forma mais fácil de fazer compras durante a data. A data será uma chance de provar que a conveniência ganhou relevância o suficiente para manter pequenos negócios de bairro no páreo da competição também.

Samuel Carvalho é gerente de Mercado de Proximidade da Linx
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Tip Top, rede de franquias de moda infantil, aposta em lojas de rua e reformula marca

Próxima Postagem

Cacau Show vai lançar plataforma de viagens online, a Chocotour

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Cacau Show vai lançar plataforma de viagens online, a Chocotour

Cacau Show vai lançar plataforma de viagens online, a Chocotour

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.