Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A Sociedade 5.1 que emerge pós-pandemia

Momentum nº 929

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
6 de setembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
A Sociedade 5.1 que emerge pós-pandemia

O Latam Retail Show deste ano, de 14 a 16 de setembro, tem como macrotema a Sociedade 5.0, aquela que evoluiu nos seus comportamentos, valores e atitudes impactada pela crescente presença da tecnologia e do digital em nossas vidas.

Mas talvez devêssemos já pensar na Sociedade 5.1, aquela que combina os elementos presentes na 5.0 com as novas perspectivas geradas pelo impacto da pandemia com a crescente preocupação e valorização de temas ligados a saúde, bem-estar, conveniência, desequilíbrios econômicos e demandas sociais e de sustentabilidade.

O conceito da Sociedade 5.0 foi desenvolvido no Japão em 2016 e adotado pelo Keidanren, a poderosa entidade agregadora do pensamento empresarial naquele país e que tem papel fundamental no repensar estratégico das prioridades para o desenvolvimento sustentável por lá.

Na história da evolução da sociedade, migramos do primeiro estágio, o da caça, Hunting, para sucessivamente a Agrária, a Industrial, a da Informação e a 5.0, da Imaginação. Nesse processo, essa sociedade seria aquela na qual criatividade e imaginação estariam a serviço da geração de mais valor para uma população cada vez mais diversa.

O tema será apresentado logo na abertura do evento por Yoko Ishikura, que foi empossada neste 1º de setembro como head da Agência Digital do Japão, órgão criado para coordenar os esforços de atualização tecnológica e digital do país, numa visão claramente ambiciosa em termos de avaliação do que é feito e o que poderia ser feito nos temas digitais e de tecnologia.

Nos debates que envolvem as discussões sobre a Sociedade 5.0 no Japão e de forma mais abrangente no mundo, estão em pauta os grandes temas globais, como o envelhecimento da população, as mudanças nas relações e locais de trabalho, a emergência da consciência ambiental, a criação de valores e propósitos e outros mais abrangentes, como a mudança do peso e influência geopolítica entre países e regiões e a tendência de valorização do aqui e agora precipitada por algumas economias.

Todos esses temas de significativa relevância têm estado presentes nas discussões dos mais importantes fórum globais, mas no Japão transformaram-se em pauta da recém implantada Agência Digital, porque se entende que muitas das respostas para os desafios do presente e do futuro podem e devem ser buscadas com apoio, pesquisa e soluções geradas pela tecnologia e o digital.

Mais relevante ainda, e exemplo para nosso contexto, é o fato de que essa proposta foi abraçada pelo Keidanren, a Federação de Negócios do Japão, entidade que iniciou suas atividades na reconstrução do país logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e que reúne as mais importantes lideranças dos setores empresariais.

A recente pandemia de covid-19 e suas variantes aceleraram alguns dos movimentos em evolução, especialmente aqueles ligados à proteção do que é local, às novas alternativas de trabalho remoto, ao sentimento de vulnerabilidade, que desperta o senso de urgência no trato de soluções, e ao foco no aqui e agora, que valoriza a conveniência, além da crescente consciência das atividades empresariais incorporarem causa e propósito em suas propostas estratégicas. Isso tudo justificaria pensarmos na Sociedade 5.1, natural evolução das propostas da 5.0.

Em termos mais amplos, muito há por discutir, debater e agir.

No plano mais básico do mercado, do consumo e do varejo, seus impactos já são sensíveis e estão sendo incorporados por estratégias e ações, incluindo diversificação de canais, maior proximidade e monitoramento contínuo do comportamento dos consumidores, desintermediação nos processos de distribuição, com o repensar das categorias de produtos e das propostas das marcas, e a integração de atividades, muitas vezes na forma de Ecossistemas de Negócios, visando maior eficiência e produtividade em toda as cadeias.

Inclui também tudo que tem sido implementado na rastreabilidade da origem dos alimentos, com uso até de blockchain, como fazem Carrefour, Auchan, Aldi e outros; no aumento da oferta de produtos naturais e orgânicos – inclusive por redes especializadas, como Whole Foods e Natural da Terra, esta aqui no Brasil; nas soluções integradas visando melhoria da eficiência e produtividade na cadeia logística, que têm como exemplo Mercado Livre, Magalu, Via e Americanas; além de muitas outras frentes envolvendo os conceitos contidos na sigla ESG, que se tornaram elemento importante para avaliação da maturidade das organizações e fator de aumento do valuation das empresas.

Para entender a perspectiva global das transformações que têm ocorrido e avaliar seus impactos diretos e indiretos no varejo, no consumo e nas organizações empresariais que atuam nesse setor, com essa consideração amplificada pelos conceitos da Sociedade 5.1, temos que abrir o foco para muito além do dia a dia dos negócios e dedicarmos tempo e atenção para, sistemática e analiticamente, considerarmos tudo isso na recriação de uma nova visão estratégica sobre o volátil futuro emergente.

Durante o Latam Retail Show 2021, ocorrerá ampla discussão sobre as transformações que a realidade global e local vivenciam por conta das mudanças geradas na Sociedade 5.0 e sua evolução 5.1 no varejo e no consumo pós-pandemia e seus impactos nos negócios e no mercado. Serão 220 palestrantes em 82 horas de conteúdo, 5 palcos simultâneos e mais 3 pesquisas inéditas e exclusivas para apoiar a revisão de conceitos e estratégias das empresas, dos profissionais e empresários ligados a esses setores.

Uma imperdível imersão na realidade do presente e na visão do futuro.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Shoppings de São Paulo apostam em serviço de delivery de itens de vestuário

Próxima Postagem

Com marketplace, Giuliana Flores quer diversificar opções de presentes

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Com marketplace, Giuliana Flores quer diversificar opções de presentes

Com marketplace, Giuliana Flores quer diversificar opções de presentes

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.