Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A digitalização e o futuro do pagamento no Brasil

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
6 de agosto de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
A digitalização e o futuro do pagamento no Brasil

Efetuar um pagamento é um ato cada vez mais cômodo para consumidores no mundo inteiro. Do dinheiro, evoluímos para os cartões de débito e crédito, e agora novos métodos digitais estão ganhando força. Em novembro de 2020 vimos por aqui o lançamento do Pix, e nas últimas semanas se tornou possível transferir quantias por apps de mensagens instantâneas. Quando somamos às novidades a popularização das carteiras digitais e de pagamentos sem contato via NFC ou QR Code, só uma conclusão é possível: o mercado de pagamentos brasileiro está em intensa transformação.

Para um exercício de comparação e até mesmo previsão de um futuro próximo, podemos olhar para mercados onde esses novos formatos já estão mais estabelecidos. Na China, talvez a principal precursora desse movimento, 86,4% dos usuários de internet também já utilizaram a rede para realizar pagamentos em 2020. Se trouxermos essa proporção para a base de brasileiros com internet, teríamos um público potencial de 115 milhões de pessoas.

Ainda falando do mercado chinês, o número total de transações via dispositivos móveis realizadas em 2020 foi superior a 123 bilhões, movimentando 432 trilhões de yuan (cerca de US$ 66 trilhões). No Brasil, o número de transações superou 52,9 bilhões em 2020. É claro que os países estão em estágios bem diferentes de digitalização, mas os números mostram que esse movimento não é uma tendência, mas já uma realidade.

Por aqui a digitalização também já impulsionava o varejo, mas o setor foi fortemente modificado pela pandemia. Nos últimos meses muitos consumidores que só recorriam às compras online quando não havia outra opção se tornaram adeptos do e-commerce, enquanto outros incorporaram a praticidade do delivery às suas vidas – seja para pedir comida, seja para realizar as compras da semana.

Foi nesse período de transformações das demandas do consumidor e das estruturas das empresas que o sistema regulatório também fez a sua parte. Vimos movimentos positivos de instituições bancárias e do próprio Banco Central, idealizador da implementação do Pix e do Open Banking no País.

Com um ecossistema inteiro engajado em inovação, o mercado ganhou transparência e o varejo foi capaz de prover um consumo ágil para seus novos e antigos clientes. Como resultado, o consumidor de hoje se afeiçoou a essa experiência prática na palma da mão. Segundo o Relatório de Varejo 2021, da Adyen, 90% dos brasileiros dizem que não comprarão de marcas que ofereçam uma experiência ruim, online ou offline.

E, por falar em conveniência, os canais de venda desenvolvidos para aplicativos de mensagem e redes sociais também ganharam mais espaço. Se antes o comércio conversacional era principalmente focado em solucionar dúvidas e agilizar o atendimento ao cliente, agora é possível realizar uma compra completa pela plataforma, do primeiro contato do vendedor até a conclusão do pagamento – tudo em um mesmo ambiente.

Isso é especialmente importante quando consideramos o papel estratégico do pagamento no varejo. Afinal, a conclusão do pagamento é o veredito final sobre a eficácia do trabalho das equipes de venda e marketing. Ao garantir o mínimo de fricção, a tecnologia entrega uma boa experiência e ajuda a fidelizar clientes. Com uma plataforma pronta para unificar todos os novos canais de venda, o varejista consegue visualizar e entender o comportamento do consumidor em cada lugar e preparar ofertas e fluxos que façam sentido. Além disso, ganha-se também com facilidade operacional, uma vez que os relatórios e a reconciliação ficam concentrados em um único sistema.

Porém, como em todo o ambiente de forte inovação, o desenvolvimento de novas tecnologias não pode deixar de lado o aspecto da segurança. No caso específico de pagamentos, novidades costumam chamar a atenção de fraudadores, o que pode impactar negativamente a experiência de todos os atores envolvidos em uma transação. E como costuma-se dizer que a primeira impressão é a que fica, é importante que todos esses pontos sejam levados em conta ainda durante o desenvolvimento de novas tecnologias.

Vale lembrar que hoje a segurança não se limita às informações de cartões de crédito e débito, protegidas globalmente pelo PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento). A adaptação dos processos internos para regulações nacionais como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é um exemplo de como esse desafio se tornou ainda mais complexo.

Construir toda essa estrutura dentro de casa pode ser extremamente desafiador. Por isso, contar com um parceiro de confiança que entregue tecnologia de ponta pode ser o caminho mais rápido para empresas que não queiram ficar de fora da construção do novo varejo brasileiro.

Adriana Mesquita é líder Comercial e de Parcerias da Adyen.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Loungerie amplia integração entre e-commerce e lojas físicas

Próxima Postagem

Fintech Stone abre vagas de emprego na cidade de São Paulo

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Fintech Stone abre vagas de emprego na cidade de São Paulo

Fintech Stone abre vagas de emprego na cidade de São Paulo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.