Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Concentração e informalidade

Redação de Redação
6 de julho de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

O cenário atual parece convergir para uma expansão do índice de concentração no mercado varejista, conjugado com o aumento da informalidade como resultado do quadro recessivo que vive e viverá a economia do País e o acirramento competitivo no mercado. 

Leia também:

– Credenciamento para LATAM Retail Show dá 10% de desconto em “Study Tours”

– LATAM Retail Show traz economista especializada em negócio sustentável

Com exceção dos setores de supermercados, e-commerce e eletrodomésticos, onde o nível de concentração está nos patamares dos países mais maduros, ou seja, onde os cinco maiores operadores representam mais do que 40% das vendas totais do setor, todas as demais áreas de varejo têm níveis de concentração bastante inferiores a esse percentual.

Isso é verdadeiro para a maiorias dos demais setores, como o de lojas de material de construção, farmácias e drogarias, vestuário e calçados, varejo de food service, artigos esportivos e brinquedos, em boa parte porque o processo de consolidação de mercado está em evolução e existe um número muito grande de pequenas redes e lojas independentes.

Em alguns desses casos o nível atual de concentração é dos mais baixos, com os cinco maiores do setor participando com menos de 10% do mercado total, usualmente, onde a pulverização do mercado é muito grande como é o caso no varejo de foodservice.

No cenário atual, uma série de fatores conspira para acelerar o processo de consolidação e, consequentemente, o aumento do nível de concentração, por conta das melhores condições competitivas das redes mais estruturadas, pela maior capacidade de investimento na melhoria de seu desempenho, acesso ao crédito para suas próprias operações e repasse para consumidores, melhores práticas de gestão e acesso à tecnologia que pode racionalizar custos, maiores recursos financeiros para enfrentar o cenário mais adverso, maior atenção em recursos humanos e, principalmente, na negociação de melhores condições junto aos fornecedores de produtos e serviços.

O quadro difícil e competitivo, com retração de demanda e aumento de custos de infraestrutura e tributários,  precipita uma queda de braços entre varejistas e seus fornecedores de produtos e serviços em busca de compensações que, no momento atual, não se consegue com aumento de volume de vendas por conta de um consumidor mais arredio e retraído. Nessa briga, quem pode mais chora menos, já dizia o dito popular. Na verdade, quem pode mais impõe mais e tenta transferir os benefícios para seus consumidores ou recompõe margens. E isso significa que os grandes ficam maiores e aumentam sua participação de mercado, fazendo crescer a concentração.

Interessante notar que esse aumento de concentração tem seu lado saudável, pois só é viável para quem usa esses recursos, preço, crédito, condições e promoções, para oferecer mais ao consumidor final.

De outro lado, dado o aperto competitivo, para muitos pequenos e médios o caminho da sobrevivência passa pela informalidade, especialmente na área tributária, fiscal e trabalhista.

É verdade que nesse caso, o País tem vivido uma transformação estrutural das mais importantes com alguns movimentos relevantes como a ampliação da legislação do Simples, a inclusão do MEI, ou Micro Empreendedor Individual, que recém atingiu a marca de 5 milhões de cadastrados, e também um amplo programa de monitoramento de práticas comerciais “heterodoxas”, através do uso de um arsenal tecnológico dos mais abrangentes pelos governos no sentido de buscar ampliar sua arrecadação.

Apesar de tudo isso, períodos como o atual, acabam precipitando um aumento da informalidade como recurso extremo para alguns da busca da sobrevivência para seus negócios, mesmo que seja apenas por um período.

Porém, como haverá um aumento de participação das empresas formais e estruturadas no conjunto dos negócios do País, a participação relativa da informalidade no total dos negócios tenderá a ser menor, o que, no extremo, é um resultado positivo quando se considera uma visão mais ampla.

O mercado que vai emergir desse ciclo recessivo será um mercado mais concentrado na maioria dos setores e relativamente mais formal, porém com o eventual desaparecimento de algumas empresas, e até marcas, que podem não suportar a pressão que o Brasil vive.

Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

LATAM Retail Show lançará “Loja do Futuro”

Próxima Postagem

Portal Revista Exame: "Menos produtos e mais soluções"

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Portal Revista Exame: "Menos produtos e mais soluções"

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile